Arch Linux bloqueia Pamac no AUR

Uma atualização recente para o Pamac adicionou o recurso de sugestões de pesquisas, que, devido a um erro de implementação, faz um número gigantesco de requisições à interface Web do AUR.

Para não comprometer a disponibilidade do serviço, a equipe do Arch recorreu ao bloqueio de todas as requisições feitas por essa ferramenta. Se você consegue acessar o AUR web, mas não pelo Manjaro, é esse o motivo.

Até a equipe do Manjaro corrigir o bug e o Arch disponibilizar novamente o serviço para a loja, o uso de outros AUR helpers (Octopi, ou de terminal como yay, paru… mesmo git clone && makepkg) é necessário.

8 curtidas

@Rodrigo_Chile

1 curtida

Vou ver como está isso no Reborn mais tarde, agora tô no Manjaro e está normal, acessando os pacotes AUR

Testei agora o Pamac CLI, e não recebi nenhum aviso estranho.

No Arch, nunca mais consegui instalar o Pamac, e acabei instalando o yay.

2 curtidas

Nem compilando com yay -S pamac-all ou yay -S pamac-aur?

1 curtida

Estranho. Eu instalei o Pamac a dois dias atrás no Arch pelo yay :sweat_smile:
yay -S pamac-aur

1 curtida

E acho que seguindo as instruções na página do AUR e editando o arquivo de compilação, dá pra habilitar flatpaks e snaps (não lembro se instalar os plugins tbm funciona)

Taí, é uma ideia interessante.

1 curtida

Aí já complica meu segundo neurônio…

Yes… depois de instalar yay:wink:

Ok, funcionou:

$ pacman -Q --foreign
aha 0.5.1-1
google-chrome 94.0.4606.81-1
google-earth-pro 7.3.4.8248-1
kim4 0.9.8-2
libpamac-aur 11.1.0-2
pamac-aur 10.2.1-2
yay-git 11.0.1.r0.g52efaeb-1

(fiquei meia hora procurando esse comando pacman -Q --foreign ou pacman -Q -m, que eu sabia que já tinha descoberto mas não lembrava exatamente como era)

Bom, agora vou fazer assim:

Nas semanas pares:

$ yay -Sua

… e nas semanas ímpares:

$ pamac update --force-refresh

EDIT - A propósito… o pamac-aur (CLI) parece estar funcionando bem.

1 curtida

Sobre flatplaks e snaps (caso queira usar) e caso vc não consiga habilitar pelas configs do Pamac, veja se estes pacotes estão disponíveis:

1 curtida

Ainda estou engatinhando, só AUR (CLI), por enquanto, no Arch.

No Manjaro, acho que tenho o Pamac completo (GUI), mas também só uso o AUR (no CLI) por enquanto.

Enfim, agora tenho 3 pacotes para instalar / atualizar um total de 7 pacotes do AUR (inclusive eles 3), no Arch.

Em resumo:

No Manjaro, usei o Pamac-GUI para “ver” as possibilidades – e descobrir como fazer as mesmas coisas pelos arquivos de configuração.

No Arch, instalei só o pamac-aur (CLI) e já fui direto aos arquivos de configuração para alterar o que queria, conforme aprendi no Manjaro.

1 curtida

Ah, pensei que já tivesse o yay instalado :sweat_smile:
Bom e simples install guide: How to Install Yay AUR Helper in Arch Linux and Manjaro

1 curtida

Acabei de instalar o pamac no arch
Pacotes do AUR utilizados:
Pamac-Aur
Libpamac-Aur (editar o PKGBUILD para ativar suporte ao snap e flatpak)
Snapd
Snapd-glib(ambos pacotes do snap)

1 curtida

Sim, na falta do Pamac, acabei instalando Yay.

Agora, que usei o Yay para instalar o Pamac, já posso alternar… numa semana uso Pamac, na outra uso Yay.

EDIT - Lembrei do tempo em que o Muon Discover não conseguia descobrir o Synaptic… Aí, eu usava o Muon Discover para instalar o Muon Package Manager, que conseguia encontrar o Synaptic.

3 curtidas