Arch Linux: 64bit UEFI versus 64bit BIOS

Salve, forummates :wink:

Tenho dois laptops, um 64bit UEFI e outro 64bit BIOS. Este é para testes.
Como instalar o Arch Linux 64bit no meu computador BIOS 64bit.
Tenho tido dificuldade em instalar corretamente. Instalo, mas no reboot sempre gera-se erros. E ao navegar no sistema, encontro o path /boot/efi/… e NÃO deveria haver este path, pois no particionamento, seja pelo cfdisk ou pelo gparted (do zen-installer) eu não configuro o sistema como sendo gpt, mas msdos. Onde estou errando?

Cptos

Nunca instalei o arch, mas queria adicionar algumas notas:

• Se o seu computador está com opção de boot “legacy” você não precisa instalar os pacotes efibootmgr, efivar ou efitools. (talvez um desses pacotes está criando a pasta /boot/efi)
  • Não é o particionamento do disco que indica se o boot será UEFI ou legacy, é a opção do firwmare da placa mãe. Alguns firmwares podem dar boot UEFI em partições MSDOS, mesmo não sendo o padrão. Também alguns particionadores podem usar duas tabelas de partição: GPT + MSDOS.
  • Poderia descrever melhor esse erro que acontece, pois eu não entendi se funcionou ou não a instalação!
2 Curtidas

Também não entendo se ele consegue entrar no sistema instalado, mas dá erro e não prossegue para a interface gráfica, ou se Boot está pulando/não reconhecendo o HD e caindo para o pendrive.

Pelo que eu entendi vc quer instalar um uefi em legacy? se for isso não vai conseguir pelo particionamento GPT do pendrive, teria que alterar na BIOS, desabilitar security boot e mudar de UEFI para leagacy, seu pendrive não pode estar particionado em GPT.

Hello, @Deleterium.

Obg por me responder.

O computador é BIOS-MBR-64bit. Não tem esta opção Legacy, pois ele não suporta UEFI. Ele é simplesmente BIOS-MBR, mas de 64bit. Capisci ;?

O erro é Minimal BASH-like line editing is supported. For bla bla bla. e surge o prompt do grub>.

Mas deixa estar, pois definitivamente desisti de instalar o Arch. Decidi testar o EndeavourOS no meu computador mbr-bios 64bit. Instalei-o, como sistema 64bit, que era exatamente o que eu queria e tá rodando no Lelelê da Bahia :wink: Tem uma equipa sana-bugs empenhada em corrigi-los, há uma comunidade bem disposta em ajudar os newcomers como eu e vamos indo e vamos vendo no que dá.

Obrigado e cptos.

Nope :wink:

Tenho um laptop BIOS-MBR de 64bit. Não consigo instalar o Arch nele como um sistema 64bit, apenas 32bit. Pensei que o erro era meu, mas não é, pois após abundantes e fatigantes pesquisas, descobri, no próprio forum do Arch, que o sistema target=amd64-bios não é suportado, apenas target=i386 e target=amd64-efi.

Mas já resolvi o problema, instalei o Endeavour que reconheceu o meu computador supracitado como sendo 64bit, como eu queria :wink:

Obg e cptos.

Aconteceu que o grub foi instalado na MBR do seu hd, mas não conseguiu achar o /boot para carregar mais módulos e a configuração do menu.

Que bom que conseguiu resolver, mesmo sendo de outra forma.

1 Curtida