Aquela ferramenta pra instalar várias interfaces juntas! Qualé mesmo?

Sabe aquela situação que vc fica googlando termos e frases a rodo pra tentar encontrar algo em especial que não lembra o nome?

Então… tô assim rs. Tem uma ferramenta que permite vc instalar mais de uma interface gráfica sem fazer aquela lambança de apps duplicados… e acabar quebrando um pacote na hora de desinstalar alguma. Eu vi isso à pouco tempo atrás, mas agora não encontro nem com a ajuda do melhor algorítimo do mundo kkk

Bom, alguém sabe o nome e/ou saiba um link ensinando como usar?

2 Curtidas

Você se refere ao Tasksel?

Task selector = Seletor de tarefas.

Se você instalar também o Synaptic, ele (Synaptic) apresenta essa opção entre os itens do seu Menu.

Caso contrário, pode rodar pelo Terminal:

# tasksel

Tenho visto o Tasksel em distros baseadas no Debian, porém a funcionalidade dele depende dos pacotes disponíveis em cada distro. ─ Nas que se baseiam diretamente no Debian, as “tarefas” disponíveis são simples e diretas (Xfce, MATE, KDE etc.), ─ ao passo que no Ubuntu e “derivados” existem subdivisões relacionadas aos seus “sabores” (exemplos: Kubuntu-Live, Kubuntu-Desktop), e essas subdivisões variam conforme o “sabor”, o que às vezes pode ficar confuso sobre o significado de cada uma.

No entanto, pelo apt / Synaptic, podem-se encontrar vários meta-pacotes que seguem a “lógica” original do Debian (DEs, em vez de “sabores”), porém com variações adicionais. ─ Por exemplo: ─ kde-full, kde-plasma-desktop, kde-standard…

Tive de desembaraçar essa meada ao instalar o KDE no Mint 20, mas confesso que ainda fiquei longe de “entender tudo” sobre isso.

Para começar, pesquise “Tasksel Debian” e “Tasksel Ubuntu”.

3 Curtidas

Mano do céu… no mesmo instante que eu bati o olho em “tasksel” no google, apareceu notificação da sua mensagem kkk

Ainda assim, sua resposta foi de grande ajuda pq eu não havia me atentado à essa bananada de diferenças entre Debian based e Ubuntu flavors. Faz todo sentido o q vc disse!

Vou dar um estudada aqui em como o tasksel se comporta com distros Debian e Ubuntu separadamente e se eu tiver alguma conclusão útil, retorno aqui pra compartilhar.

Abração!!!

2 Curtidas

Hummm… parece que se vc está usando uma distro Ubuntu, só aparecerão as flavors oficiais do próprio Ubuntu…

E se eu quiser instalar a Phanteon por exemplo? Não dá? Nem se eu inserir no /usr/share/tasksel/descs um arquivo xxxx-task.desc contendo caminho para outras distros? Se sim, eu consigo encontrar por aí essa variação do .desc?

1 Curtida

Por acaso, encontrei essa dica do Edivaldo Brito ─ e bem atual, pois tem menos de 10 dias:

Não posso garantir, pois nunca fiz isso… Só uso KDE.

1 Curtida

Opa, legal!

Queria ver se é possível instalar via tasksel, mas pesquisando não achei nenhuma indicação de que isso seria possível…

Mesmo assim valeu a dica do repositório oficial pro Pantheon.

Se souberem de alguma dica pra instalar/desinstalar interfaces gráficas diferentes sem causar confusão de apps e outros pacotes duplicados, iria adorar! Gosto de provar como se comporta flavors diferentes dentro de uma mesma distro, mas numa brincadeira dessas, posso acabar “sujando” o linux deixando resíduos, quebrando pacotes e comprometendo a eficiência da distro.

Dá pra instalar uma mini.iso por exemplo e depois inserir uma interface qualquer, mas nunca soube se dá pra fazer o contrário… seria uma saída se desse pra instalar por completo uma flavor favorita e colocar por cima outras interfaces de forma minimal pra que entre só o básico pra rodar… não sei se me fiz por entender hehehe.

1 Curtida