Aproveitamento do hardware

Boa tarde a todos,

Sou usuário de Linux desde a versão 16 (Petra do Linux mint), já havia tentado utilizar o Ubuntu 12.04, mas desisti e retornei um tempo depois nessa versão do Mint. Daí pra frente resolvi adotar a distro como principal e vim nessa caminhada. Utilizava o Linux em um notebook Dell, i5 3ª geração, com 8Gb de Ram, placa de vídeo AMD 2Gb, SSD 128Gb e um HD de 750 Mb. Tudo tranquilo, ajustei meus costumes, aprendi a contornar as diferenças, nunca fui muito de ficar otimizando, mudando tudo, inserindo isso ou aquilo, por isso, não tenho muitas experiências como “quebra de sistemas”, Kernel panic e outros problemas que vejo aos montes nos fóruns da vida. Nessa caminhada testei boa parte das distros relacionadas para usuário final.

Utilizei meu notebook descrito acima até o final de novembro de 2019, quando resolvi abrir mão dele, como distro principal, estava com Mint 18.03, testei o Ubuntu 19.04, Fedora 31, Kde Neon 5.16, Zorin 15, mas já não estava mais tão responsivo, principalmente nas que distros que utilizam o ambiente Gnome. Foi aí que resolvi pegar outra máquina, mais “parruda”, que atendesse o Ubuntu 20.04 pelo menos. Hoje estou com um Dell i5 9ª geração, com 16 Gb de Ram, placa de vídeo Nvidea MX150 2Gb, SSD M2 256 e 1TB de HD.