Apresente sua rede doméstica

Abri esse tópico para quem quiser apresentar a sua rede doméstica.

6 curtidas

Edited:
:wave:t2:

Conforme combinado, segue simples imagens:


Os pontos que tornam esta estrutura segura, eficiênte com bom desempenho.

1 - Centralização e Dimensionamento (Não sobra nem falta cabos de rede, dispositivos wireless tem a mesa distância final em qualquer um dos pontos cardeais);
2 - Refrigeração (este é um corredor, local de casa com maior corrente de ar);
4 - Rede de Dados separada da Rede Elétrica (Todos os equipamentos cabeados seguem está lógica);
5 - Configurações no Modem (Tx Power low, canal 6, portas DHCP limitadas, etc).

Edited/

Tudo começou quando assinamos banda larga.
Era apenas o monden ISP Arris.
Um belo dia eu estava jogando TM2 Stadium e começou a disconect toda hora.
Liguei na ISP e tinha estourado a franquia, faltavam 4 dias para acabar o mês.
Eu fui e comprei 1 roteador com Bandwidth Control, um tipo de QoS da TP Link wr1043nd.
Fiz uns cálculos de quantos ips tinham em casa (33 ips) então configurei o bandwidth control de acordo.
Passaram a senha para milhões de pessoas e tornou a dar dc desta vez no Ace Online.

Mudei a senha e comprei + 3 roteadores, 1 deles com processador dual core e memoria ram.
Tudo TPlink para ficar estruturado, menos o moden ISP que é o Arris.
Fiz o seguinte ISP > Router dual core (Esse agia como um pfSense e o wifi desativado)

A - Router WiFi quarto dos meus pais com senha para eles;
B - Router WiFi quarto minha irmã com senha para ela;
C- Router WiFi meu irmão com senha para ele;

Claro para não dar confltos e perdas de pacotes confusões, canais foram configurados de acordo 1 6 e 11, Tx power level low nos 3 ( evitar mais ainda conflito de packs e ainda não vai para a lua o sinal) wireless 2.4g mode N only nos 3 com greenfield ativado, 20/40mhz largura do canal e intervalo entre disparos de 400ns já o wireless 5g (só 1 que tem o próprio Arris) Tx power level low, channel 44, AC only, 20/40/80mhz de largura de banda e tempo de disparo 400ns.

Com o Router “pfSense” eu monitorava tudo, sabia oque estavam ascessando, tinha o domínio da estrutura. Gateway configurado para ele enxergar e mexer em todos mas os routers nao podiam se enxergar… 33 IPs certinhos no DHCP server, só o meu smartphone e laptop tinham acessos ao todos os routers via web, era reservado para 2 macs só estes tinham permissão de acesso, mesmo que invadam da rua não acessariam, aliás, não tinha nem porta ip livre. Bandwidth e QoS configurados de acordo para não faltar franquia.

Depois que perdi as condições de manter isso eu desfiz de tudo(gastava muita energia elétrica), mas foi muito legal enquanto durou, ninguém em casa hasn’t clue do que estava acontecendo :joy: e também não travava a rede, só quando o ISP caia.

Bons tempos, hoje estou só com o moden ISP que centralizei no lugar certo da casa, onde ele é mais eficiente e gasta menos energia elétrica por inumeros fatores, distância dos celulares e ele, corrente de ar plena refrigerando ele, e as configurações N Only, Greenmode, AC Only, tudo isso ajuda na eficiência e economia de energia elétrica. Edited: Centralizado o Moden ISP os cabos de rede foram dimensionados corretamente, sem sobra e nem falta… Nada na rede de internet está cruzando com a rede elétrica, por exemplo, um cabo de rede passando por cima de um cabo de energia da fonte. Isso tudo deixa a rede estável, “enxuta” eficiênte e economica :smile: Edited/

Nostálgia e obrigado por criar um Tópico destes @daniloancilotto para eu poder relembrar destes detalhes.

Amanhã edito esta mensagem com umas fotos de como construí a estrutura atual, a antiga não tem como mais eu mostrar…

:pray:t2:

2 curtidas

Wifi do vizinho, o roteador dele é um da vivo que tem frquências de 2.4 e 5Ghz

3 curtidas

Roteador da operadora + tp-link wr740n com ddwrt servindo de ponto de acesso com as 4 portas kkkkk

3 curtidas