Apresentação do Ubuntu Unity

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Eu sou o líder da equipe de design do projeto e como prometido no post anterior, eu voltaria aqui novamente para retornar os feedbacks que vocês deixaram, além também de apresentar o projeto com maior clareza e simplicidade para que todo mundo possa entender o que ele é, seus objetivos e outras coisas legais que vocês podem acabar gostando, então vamos lá.

O projeto Ubuntu Unity é um projeto sendo executado e realizado pela comunidade Ubuntu, no intuito de manter o ambiente de desktop Unity vivo. O Unity é uma interface gráfica originalmente desenvolvida pela Canonical voltada inicialmente para netbooks e adotada como interface gráfica padrão do Ubuntu da versão 11.04 até a versão 17.04, onde após essa versão foi substituído pelo GNOME Shell. Junto com a mudança, ele junto do Unity 8 e o Ubuntu Touch deixaram de serem mantidos pela empresa.

Apesar disso que aconteceu, a comunidade Ubuntu passou a suportar ambos os 3, com o Unity 8 (atual Lomiri) e o Ubuntu Touch passando para a UBPorts, que atualmente os mantêm. O Unity 7 ficou sob o controle direto da comunidade Ubuntu, no entanto várias foram as tentativas da comunidade em trazer o Unity de volta na forma como se encontra atualmente, um candidato a sabor oficial e membro da família Ubuntu. Apesar de tudo, fico honrado em dizer que, depois de 4 anos esse sonho antigo está se tornando realidade.

Além do status de sabor oficial e membro da família Ubuntu, os objetivos do Ubuntu Unity são:

• Construir uma comunidade receptiva e saudável para todos os usuários e membros tanto da comunidade Ubuntu como também de usuários vindos de outras distros.

• Ajudar a melhorar o Ubuntu.

• Promover o uso do Linux e do Ubuntu (incluso principalmente os sabores oficiais e remixes) no desktop em geral.

Qual a versão utilizada pelo Ubuntu Unity?

A versão utilizada pelo projeto é a 7.5, a mesma que se encontra atualmente nos repositórios do Ubuntu.

Qual será o destino do Unity?

O Unity ganhará uma nova versão em breve, o Unity X, que está sendo desenvolvido do zero pelo líder do projeto Rudra Saraswat. A próxima versão já possui site, que pode ser acessado aqui.

Faz muito tempo que o projeto atual está ativo?

O projeto atual está ativo desde 7 de maio do ano passado, de lá pra cá muita coisa aconteceu. Apesar disso, continuamos sendo apaixonados pelo que estamos fazendo e queremos possibilitar que mais pessoas saibam que existe uma alternativa pela qual eles possam confiar e se sentirem seguros.

Como vocês têm lidado com as críticas negativas?

Lidar com críticas de fato nunca será fácil, entretanto procuramos escutar o que os usuários dizem que possa ser melhorado, para que possamos entregar o melhor resultado.

Existe alguma preocupação pela qual vocês estão tendo um maior foco?

Poderia dizer que sim mas, não seria exatamente uma preocupação enorme. Atualmente caminhamos para a próxima versão do Ubuntu focados em corrigir bugs e fornecer um novo tema completo do Yaru feito especialmente para o UU.

Existe alguma previsão de lançamento da próxima versão do Unity?

Por enquanto nesse momento não. Estamos fazendo as coisas de forma tranquila e harmônica para que a comunidade possa acompanhar o que está sendo feito e garantir que tudo o que está sendo produzido, possa ser lançado no seu devido tempo.

Sou membro da comunidade e percebi que existe uma ligação com a UBPorts. Poderia me explicar isso?

Atualmente além do UU, contribuo para a UBPorts com papéis de parede para o Ubuntu Touch e mais recentemente para o Lomiri. O uso da Yumi nos posts e artes do UU foi liberado pela UBPorts.

Percebo que o fórum possui alguns problemas, o que vocês dizem sobre isso?

Reconhecemos que o fórum não é perfeito e possui problemas, entretanto estamos vendo formas de como ele pode ser melhorado.

Onde você produz todas as artes do projeto?

Tudo o que é relacionado ao projeto (papéis de parede, mascotes, etc) eu faço em meu smartphone Android utilizando aplicativos mobile.

Quem é Ulysses?

Ulysses é o mascote do Ubuntu Unity que desenvolvi, ele fala português e espanhol (e um pouquinho de inglês). É um coala que gosta de estar sempre com os amigos fazendo coisas novas e ajudando a espalhar a esperança e a positividade no mundo. É o melhor amigo da Yumi.

Qual dos lançamentos marcou para o projeto até agora?

Acredito fortemente ter sido a V4 de agosto do Ubuntu 20.04.1 LTS. Por meio dessa versão, conseguimos a estabilidade que procurávamos desde o início do projeto em maio do ano passado.

Se você pudesse pedir algo agora, o que você pediria?

Sem sombra de dúvida eu pediria um novo vídeo completo em português apresentando a nova versão do sistema (que chegará agora em abril) para que novos usuários possam ver o que estamos fazendo, o que melhoramos e o que precisamos fazer para melhorar mais ainda.

Nós estamos em cinco lugares atualmente. O primeiro deles é o fórum do site do projeto, onde vocês podem criar uma conta e deixar sua dúvida, sugestão, elogio ou um feedback:

Fórum do Site do Ubuntu Unity

O segundo, o mais conhecido por boa parte da comunidade é o grupo do Telegram:

Grupo do Ubuntu Unity no Telegram

Para os usuários e membros da comunidade iberófona (português e espanhol), temos o grupo do Sonrisa:

Grupo do Telegram PT e ES - Sonrisa

O terceiro lugar é o Discord, segundo lugar preferido da comunidade:

Servidor do Ubuntu Unity no Discord

O quarto lugar em que estamos é o site do Discourse, voltado para desenvolvedores e membros do Ubuntu mas, que pode ser acompanhado por todo mundo:

Ubuntu Unity no Ubuntu Discourse

O quinto lugar em que estamos é o IRC via Freenode:

IRC Freenode do Ubuntu Unity

Para você ficar antenado nos lançamentos, também estamos no Twitter para que possamos ficar próximos de vocês e ajudar na divulgação do projeto para mais usuários.

A conta principal do projeto é:

Siga o Ubuntu Unity no Twitter

Temos também o Ubuntu Unity LA, primeira conta dentro do projeto (depois da oficial), voltada para os falantes de português e espanhol:

Siga o Ubuntu Unity LA no Twitter

Eu gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui novamente para poder apresentar o projeto sem ter medo ou receio de acontecer algo ruim e que estamos bem, e se vocês não estiverem bem, eu espero que melhorem logo e nunca deixem de acreditar em dias melhores e no mais importante, esperança :four_leaf_clover:.

Irei deixar disponível para vocês, este link pelo qual vocês se quiserem, possam baixar esse papel de parede que fiz acima e traduzi para outros idiomas.

Obrigado por ler até o final e se quiserem se juntar a comunidade UU, serão todos bem-vindos. :checkered_flag:

16 Curtidas

Mano pelo amor de Deus onde eu baixo essa versão do Ubuntu-Unity e qual a versão baixar ? parece um sonho.

Eu diria mas que bela apresentação de um sistema tendo uma apresentação visual amigavel.

Olá @agata_moura!

O sistema pode ser baixado neste link aqui que irei deixar logo abaixo:

Link de download do Ubuntu Unity

Em relação a versão do sistema a ser baixada, temos uma LTS, uma versão normal (lançamento semestral) e um Beta que foi gerado recentemente que se encontra na semana de testes (que é uma versão normal semestral e será a próxima versão do sistema a ser lançada).

Se você preferir estabilidade a longo prazo com atualizações de segurança, recomendo fortemente a versão LTS.

Se você preferir o mais atual do Ubuntu e por atualizações mais recentes, recomendo a versão normal semestral.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre, irei deixar aqui o link de um vídeo do canal que explica a diferença entre essas versões, para possibilitar que você possa escolher a versão ideal para baixar e usar:

Diferenças entre versões LTS e Rolling Release

Quaisquer dúvidas adicionais, você pode deixar aqui mesmo ou no grupo do Telegram do Sonrisa.

1 Curtida

Muito obrigado pelo feedback @deyvidd!

Essa apresentação do sistema foi feita especialmente para o fórum, de modo que vocês pudessem tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais do que estamos fazendo. :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Algo incrível que pode acontecer é quando essa Flavour se tornar oficial.

1 Curtida

qual o instalador?estão seguindo o ubiquity pra se manter fiel ao ubuntu ou trocaram, tendo em vista que a propria canonical está insatisfeita com o atual?

Olá @vma .

O instalador atual utilizado pelo projeto é o Ubiquity. Em relação ao novo instalador, ele se encontra em fase de testes, conforme foi divulgado.

1 Curtida

pensa com carinho em botar o calamares, com um passo opcional de já selecionar alguns programas pra baixar durante a instalação (a documentação do arcolinux pode te ajudar nesse sentido)
o lubuntu não usa mais o ubiquity e nem por isso deixou de ser flavor oficial, não deve ser um impedimento pra vocês

1 Curtida

Obrigado pelo feedback, irei repassá-lo a equipe para que ele seja analisado.

Olá @vma.

Eu conversei com a equipe e bem, a utilização do Calamares não ficaria bem para o projeto pelo fato de ambos serem escritos e feitos em códigos diferentes (Calamares é escrito em QT e o Unity é escrito em GTK) em termos de integração, coesão visual, entre outros fatores.

Tomando por base isso, iremos continuar utilizando o Ubiquity como instalador principal, da mesma forma como ele é utilizado por outros flavors membros oficiais da família e remixes que possuem uma interface GTK e usam o Ubiquity pelos mesmos motivos citados acima.

Apesar disso, agradecemos seu feedback.

1 Curtida

Realizei uma pesquisa com meus seguidores no Insta e cheguei aos interessantes resultados:

Mas aqui temos uma informação engraçada, que parece contraditória

Estranho numa primeira impressão? Parece q sim, afinal muitos gostavam, mas muitos não querem o retorno?

Podemos interpretar assim: embora uma galera gostasse, mas outra não se interesse pelo retorno, significa q outros DEs hj são “”“melhores”"" (par extra de aspas é justamente para reforçar q o termo ‘melhores’ não minimiza as qualidades do Unity), ou atendem questões que o Unity, do jeito q está hj, não atende.

Logo, se vc @allan_ch tirar um tempinho para descobrir o q não agrada ou deixa a desejar os antigos fã logo que a versão 21.04 final sair, poderá entregar uma valiosa fonte de informações para o pessoal q cuida do desenvolvimento.

Olá @Daigo.

Irei repassar os resultados das enquetes a equipe.

Em relação a ela, os resultados são semelhantes a uma enquete feita pelo Ubuntu recentemente:

Apesar disso, tanto eu como a equipe sabemos que precisamos melhorar em muitas coisas, justamente por isso trabalhamos com o feedback constante da comunidade nas redes sociais em que estamos presentes para ter certeza de que o que estamos fazendo, está em sintonia com o que a comunidade decide.

Apesar desses resultados, eu, a equipe e a comunidade UU acreditamos que podemos reverter essa situação atual aos poucos, inclusive irei fazer um novo post em breve sobre isso.

Obrigado pelo feedback.

Cara, o Ubuntu MATE consegue simular o Unity 7 bem próximo do que era, não seria uma boa trabalhar em cima disso produzindo melhorias visuais (tipo temas pro rofi, grid de apps mais organizado etc…) que manter o Unity 7, parece menos trabalho

O KDE Plasma, você consegue customiza-lo pra ficar igual a o Unity também.

@anon80491281 e @Natanael.755 o objetivo não é pegar outros DEs e deixá-los com a cara do Unity, mas continuar e aperfeiçoar o original.

@allan_ch fuja do Sempre Update.

Olá @Natanael.755.

Recentemente a equipe do Ubuntu MATE havia anunciado a remoção do layout Munity da instalação padrão do sistema, onde foi declarado que ele deixaria de ser suportado oficialmente pelo projeto por conta dos problemas de manutenção dos componentes que funcionam bem no Unity mas, eram problemáticos no Ubuntu MATE em si:

Depois de todos os feedbacks recebidos pela comunidade, eles estão construindo um novo Munity baseado no Plank mas, deixando de fora alguns componentes que formam parte e funcionam bem no Unity (como o Menu Global).

Para todos os efeitos, essa mudança está acontecendo lá porque a equipe do Ubuntu MATE reconhece que os recursos que eles não estão conseguindo manter, está sendo bem suportado pelo nosso projeto e permite que eles se foquem na missão principal de fornecer o MATE da forma como ele é para os usuários.

Para concluir, estamos fazendo tudo isso porque gostamos disso, independentemente do nível de trabalho exigido.

Nem o Kubuntu, que aliás eu diria que é a flavour oficial mais popular.

Conforme foi citado na apresentação, o Unity 7 será mantido até que a próxima versão esteja pronta.

Pedimos a todos que tenham paciência, para que possamos entregar as coisas no seu devido tempo e sem erros.

2 Curtidas

Eu sei, ele mesmo falou no topico:

só disse que da pra deixar o KDE Plasma igual o Unity.