Apps Elementary OS no Linux Mint?

Olá a todos,

recentemente substitui o Elementary OS pelo Linux Mint, estou gostando bastante da experiência, porém sinto falta de alguns aplicativos da Central de Aplicativos do Elementary. Particularmente, um que faz bastante falta é o “Webpin” (GitHub - artemanufrij/webpin: An elementary OS app). Será que existe algum jeito de instalar esse programa no Mint?

Att.

2 curtidas

Bom, acredito que não tenha como, porém tem jeito de substituir a função utilizando o google chrome. Ele possui uma função de criar atalhos para sites para a área de trabalho e de la pode colocar até nos seus menus de aplicativos.
Para fazer isso só abrir o site que vc quer, clicar nos 3 pontinhos em abaixo do fechar no canto superior direito. de lá clicar em mais ferramentas e depois em criar atalho. Dai é só colocar o nome que vc quiser e vai salvar o atalho na área de trabalho.
Caso vc queira que o site abra sem a interface de navegador, ficando mais parecido como um programa. Clique na aba apps perto do botão voltar, lá vai ter seus atalhos e apps chrome, dai é só clicar com o botão direito no app e habilitar como o “abrir como janela”

2 curtidas

Já tentou instalar usando o tutorial disponível no próprio link do GitHub postado por você?

Install from Github.

# As first you need elementary SDK
sudo apt install elementary-sdk

# Install dependencies
sudo apt install libwebkit2gtk-4.0-dev

# Clone repository and change directory
git clone https://github.com/artemanufrij/webpin.git
cd webpin

# Compile, install and start Melody on your system
meson build --prefix=/usr
cd build
sudo ninja install
com.github.artemanufrij.webpin

Usava só o Firefox, mas acabei instalando o Chrome só pra ter esse recurso. Uma pena o firefox não ter recurso similar…

De qualquer forma, sua dica atingiu o fim a que se destina o Webpin.

:slight_smile:

Sou iniciante no linux e esse tutorial parece grego… :cry:

EDIT: Meu medo, também, é fazer esses procedimentos e, se der errado, não conseguir reverter o processo.

Talvez nesse link te ajude a não ter que sair do firefox (Crie um atalho para um site na área de trabalho | Ajuda do Firefox)

1 curtida

Esse esquema do Firefox quebra o galho, mas o Chrome acaba fazendo essa função bem melhor, pois o atalho já fica indexado no menu de aplicativos e abre como janela independente e não aba. Mas valeu a dica.

1 curtida

Pena que ocorreu essa migração, mas espero que vc aproveite bem kk

Anota tudo que fizer, porque daí, mesmo que você não saiba reverter, pode pedir ajuda usando isso como referência.

Vou empacotar esse Webpin pro RaDiX, achei bacana a ideia.

2 curtidas

Acabei de empacotar o Webpin no RaDiX e foi de boa, tá rodando tranquilo.

Desculpe minha ignorância, mas esse empacotamento (".deb") dá para executar no Linux Mint? Se sim, teria como disponibilizar o pacote? Ou indicar como que eu faço pra fazer igual?

Infelizmente, os pacotes que eu faço, só são compatíveis com o RaDiX.

Mas você pode seguir os passos indicados no Github do Webpin, não tem segredo.

Costumo usar os atalhos do Chrome, também.
Mas existe um projeto do time do Peppermint OS, que chama-se ICE.
Ele faz exatamente isso que você quer.
Segue o link para o “.deb”:

ice_5.3.0_all.deb

Existe também um projeto russo, chamado Firework
Ele cria webpins com possibilidades de notificações também.

3 curtidas

O ICE usa outros navegadores como base, o Webpin tem um renderizador HTML embutido.

Não conhecia o Firework, vou sacar.

Qual versão do ubuntu você usa como base? Tentei instalar o elementary-sdk aqui e ele não está disponível nos repositórios. Uso KDE Neon.

Atualmente, 19.10 (20 caracteres).

Deve ser isso então, O Neon usa o 18.04.3. Testei o elementary esses dias esse app me chamou muito a atenção.

Ele tem alguns bugs graves, se apertar o 0, ele fecha a janela.

Instalei o ppa do elementary daí consegui instalar. Mas a integração não ficou muito boa no KDE, mas faz parte, também seria pedir demais.