Amigos, ajudem! Uso Fedora há uns 4 anos. Estava no Fedora 40 e tudo estava funcionando bem. Há duas semans fiz um clean install do Fedora 42 (formatei tudo e instalei do zero). Vinha usando normalmente nessas duas últimas semanas. Ontem à noite fiz um dnf update e desliguei. Tenho o hábito de fazer isso quase que diariamente antes de desligar o computador, sempre fiz assim.
Mas hoje, quando fui tentar usar o computador, vi que vários apps do Gnome não estão abrindo corretamente. Vejam na imagem abaixo que o terminal não abre, o editor de texto não abre, a calculadora não abre, a gnome software não abre… A imagem não mostra, mas o gerenciador de arquivos também não abre, e a tela de settings também não abre. Mas o Google Chrome abre normalmente, o LibreOffice abre normalmente, e o leitor de PDF (Evince) abre normalmente, etc.
Tentei fazer um dnf history rollback, mas ele não conseguiu reverter todos os pacotes para as versões anteriores, daí o problema continuou. Alguém já teve esse problema antes? Alguém sabe o que eu posso tentar?
Já tentou abrir via terminal para ver se apresenta algum erro?
Ja descobri o problema. É um bug relacionado com a nova versão do Mesa (renderização vulcan em aplicativos Gtk4): 2370693 – GTK4 apps glitch with mesa 25.0.7
Consegui resolver fazendo isto:
sudo dnf downgrade mesa\*
Outra opção é mandar o GTK não usar vulcan: Certain apps not showing correctly after last update - #20 de anotheruser - Fedora Discussion
2 curtidas
seria bom você tambem instalar um outro ambiente desktop (xfce ou cinnamon) nesta máquina, para em caso de eventual problema você não ficar na mão
Eu tive um problems parecido no Ubuntu. Apps so abriiam no Xorg. Tenta abrir o programa pelo terminal e ver se a mensagem de erro é útil
Pelo jeito o bug já foi corrigido no Fedora 42. Vou testar amanhã.
Fonte: Making sure you're not a bot!
Fiz o update hoje e confirmo que o bug já foi corrigido no Fedora 42. A versão 25.0.7-2 do pacote de drivers Mesa resolveu o problema que eu tive com a versão 25.0.7.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.