Apps de Banco, Documentos digitais e nfc. Usar ou não usar?

Será que realmente é seguro?

podemos confiar em guarda nossos dados no celular. O que podemos fazer para aumentar a segurança?

Sim é seguro! Garantido por milhares de engenheiros de softwares q trabalham nesses apps de bancos e etc. Agr é 100% seguro? Nada é 100% seguro.

2 curtidas

Parte da resposta passa pelo q vc anda instalando e de onde isso foi baixado.
Povo acha 1 app interessante fora da Play Store e instala sem ter ideia de quem criou. Logo o aparelho passa a ser monitorado e pode até mesmo ser invadido.

5 curtidas

Eu considero os apps de banco trojans bem invasivos, basta ler a própria licença do warsaw(e um exemplo) pra começar a discordar do básico. Mas se e necessário usar fazer oq

1 curtida

Eu acho que com apps de bancos ele quis dizer apps mesmo, disponíveis pra Android e iOS. Warsaw não é bem um app e sim uma especie de serviço/daemon que sim é muito invasivo para os sistemas de desktop. E por isso q hj ao meu ver é mais pratico simplesmente realizar operações bancarias pelos aplicativos mobile q serão bem mais seguros que o acesso no Desktop além de n prejudicar o desempenho do smartphone, afinal são somente aplicativos.

3 curtidas

o meu questionamento é pq hoje se faz tudo pelo smartphone, movimentação bancaria e pagamentos. Mas ataques a android vem crescendo a cada segundo fora que muitos usam apps mod idem aos Whatsapp GB e Spotfy mod e nós sabemos que pra instalar esses apps precisamos desativar a segurança e liberar a instalação de terceiros fora da playstore, sendo que mesmo a playstore não é sinônimo de segurança pois é recorrente a descoberta de apps espiões que consegue burlar a segurança da Google.

Recentemente um app de edição de foto certificado que estava na própria playstore, foi descoberto que ele era capaz de roubar dados do usuário do celular mesmo o celular tendo todas as configurações de segurança habilitada de fabrica.

ao meu ver nem a Google playstore é segura. ja que muitos dos apps que roubam dados do usuário estão ali disponíveis de forma oficial pelo google.

outra questão importante é em relação a perda e roubo do celular. pois ultimamente existe muitos modos de burlar senha de bloqueio do celular. E a partir do momento que terceiros tem em posse o seu celular cheio de apps de banco, eles podem fazer oq quizerem com suas contas bancárias.

1 curtida

Há aqui uma confusão de conceitos. Este tipo de aplicativo, mecanismo e funções do smartphone são sim muito seguros. E, se você não os usasse, e tentasse implementar algo por conta própria, provavelmente não seria tão seguro quanto. Entretanto, segurança não tem absolutamente nada a ver com privacidade. A maioria destes softwares são seguros (com uma margem de erro, já que foi feito por humanos), mas não são nem um pouco privativos. Você pode, na maioria dos casos, contar com o fato de que, se você tiver o mínimo de prudência no uso de computadores, os seus dados estarão seguros contra hackers, criminosos e a quem mais interessar. Mas não pode contar com o fato de seus dados não estarem sendo analisados para oferecer coisas como publicidade direcionada.

Vamos combinar, nada feito por humanos é perfeito. Tudo o que criamos está suscetível a falhas. Mas, no que tange à privacidade, cabe a ti confiar ou não em como estes dados estão sendo manipulados. Sempre lembrando que, nas eras atuais, privacidade ≠ praticidade.

6 curtidas

Se você se importa com isso, não deve usar senhas simples como padrões em um campo de 3x3 ou um pin de 6 dígitos. A senha do meu celular, por exemplo, possui 57 caracteres (é a mesma chave mestre do Bitwarden). Para não ter que digitá-la toda vez (até porque isto seria extremamente contraproducente), existe o leitor de digitais. Quanto à criptografia, se o invasor não souber a minha senha, o processo de quebra da criptografia dos dados armazenados no dispositivo seriam tão extensos que se tornariam inviáveis. A título de comparação, se o bootloader do seu dispositivo estiver bloqueado, a chave para desbloqueá-lo está armazenada em uma chave com 2^256 caracteres. Sim.

1 curtida

Independente do que vc fizer para ter segurança, não vai ajudar muito, pois todos os seus dados estão nos bancos de dados do governo (rg digital, cnh digital, crlv digital, registros de saúde, pix …)

E está mais que comprovado que a segurança dos sistemas do governo são pífias. (só ver os ataques recentes de grupos hackers aos sistemas do governo)

Então relaxa e aproveite as facilidades dos serviços digitais, porque independente do que vc fizer daqui pra frente para ter segurança, seus dados já estão disponíveis da deepweb

1 curtida

eu refarias suas perguntas:

a) “será que VOCÊ tem um comportamento realmente seguro com seu telefone?”

b) “VOCÊ pode confiar em SI MESMO para guardar SEUS dados no celular”?

c) “o que VOCÊ pode fazer para aumentar a SUA segurança”?

sacou?

a responsabilidade por sua segurança é inteiramente SUA. obviamente há procedimentos que aumentam sua segurança e deve pesquisar. mas se não tiver cuidado, não tem android que dê jeito.

boa sorte.

Documento digital eu prefiro passar bem longe. Do governo eu quero tudo o mais analógico possível. Não quero facilitar nada pra eles e sei que são maiores vazadores de dados sob todas as circunstancias e são piores na proteção pois a natureza da instituição é a ineficiência. Agora, app de banco não tem como ficar sem. Claro seu celular precisa ser seguro. O ideal é ter um dispositivo separado só pra isso mas nem sempre isso é possível. Então usa mas não instalando joguinho coisas desnecessárias para não comprometer a segurança. NFC no celular eu acho legal tem muitas aplicações. No cartão de crédito eu acho uma péssima ideia. Esse negócio não pede senha.

1 curtida