Appimage no Fedora Silverblue

2 curtidas

na verdade minha experiência com appimage’s sempre foi assim, alguns rodam perfeito, outros não abrem…

2 curtidas

Como uma das pessoas que contribuem com o desenvolvimento do AppImage com código eu posso explicar alguns dos problemas:

logo se demorar um pouco mais em casos de HD’s, o usuário não sabe exatamente se o programa está abrindo ou se ouve um erro.

Isso não é causado pelo AppImage mas do programa dentro do AppImage rodando sobre wayland (quando o programa já carregou, já que você está no Wayland até que que uma janela apareça o programa não pode mudar o cursor) ou do sistema já que ele indica que o aplicativo (ou algum processo) está ocupando o processador. Então, se o processamento (abertura do programa) demorar e o sistema fizer uma boa integração, o cursor muda

Integração:

Não foi criado nenhum atalho no menu do GNOME, e apenas com o BelenaEtcher não é mostrado o ícone na dock:

Sim, essa é uma das limitações “by design” do AppImage, tem uma série de motivos pra isso ser assim (apesar de eu discordar…) em todo caso, você pode ter uma integração similar aos DMG do Mac OS X, para informações sobre como proceder, acesse esse artigo aqui mesmo do Diolinux Plus, esse tipo de integração seria o equivalente a instalar o pacote flatpak ou o snapd porém opcional

Sobre o LibreOffice não abrir, tentei via terminal, não tive sucesso e não procurei saber o motivo do erro:

Aparentemente ele não consegue encontrar o JRE, no entanto mesmo sem a JRE eu consegui abrir no Arch e no Ubuntu 18.04, poderia testar a versão stable?

mesmo depois de fechar os appimage’s, a dock ficou bugada mostrando os ícones dos mesmos, porém sem poder abri-los por alí. Tive que reiniciar a sessão.

Essa falha até onde eu testei só afeta o GNOME e via Wayland, então imagino eu que o bug esteja no GNOME Shell na parte de gerenciamento da WindowList, porque esse ícone deveria sair quando a janela sair da lista (não necessariamente que o processo tenha terminado), não existe nada que possa ser feito do lado AppImage, mas no Mutter e o GNOME Shell provavelmente sim


Por fim algo sobre isso, não é uma falha mas acho interessante:

Inclusive existe um sistema focado em Appimage’s, mostrado neste artigo do Diolinux, onde provavelmente a experiência deve ser flawless.

Não existe sistema “flawless” com as novas formas de empacotamento assim como o Endless OS e Fedora Silver Blue enfrentam problemas com Flatpaks o Nitrux provavelmente deve enfrentar problemas com AppImages com as mesmas proporções, no entanto qualquer sistema que forneça esses pacotes e essas bibliotecas teoricamente não deve ter problemas para executar AppImages

1 curtida