Após desligamento abrupto, a bateria fica sempre em 0% e não carrega!

Olá, todos bem? Espero que sim!

Desde ontem quando abruptamente o laptop desligou, mesmo com carga na bateria, quando estava jogando, a bateria fica sempre em 0%, não carrega e caso eu desplugue a fonte, ele desliga. Alguém teria alguma informação sobre como resolver isto?

Na ocasião estava testando o Linux Mint via Live CD, e fui testar para ver se rodava o game. Já resetei a bateria pelo orificio na parte traseira do laptop, como vi em tutoriais do YouTube, mas não resolveu!

1 curtida

Isso provavelmente é uma falha no hardware, agora há que investigar se na fonte, na bateria ou nos circuitos de alimentação.
Baterias tem vida útil, estima quantos ciclos (de carregamento e descarregamento) a tua bateria tem.

4 curtidas

Não sei ao certo como interpretar, mas deixo uma print que tirei com agora há pouco com as informações da bateria.

1 curtida

A tua bateria está bem degradada. As células de íons de lítio tem uma boa vida útil, mas mesmo assim uma hora dá problema, é praticamente a mesma coisa de bateria de celular, cada vez o 100% de carga é menor.
Segundo as tuas informações, a tua bateria seria capaz de segurar 12,5Wh quando o original dela era 36,7Wh. Por volta de 2/3 da tua bateria não funciona mais. Aí a fonte ao invés de carregar a bateria eficientemente fica tentando carregar células degradadas (que não conseguem segurar energia) e alimentando o restante do hardware. Nesse caso, é bom providenciares outra bateria. Mesmo assim, checa tua fonte para te certificares que não há problema nela também.
Aconteceu algum curto?

2 curtidas

Tipo a minha, já perdeu 13% da capacidade de fábrica, é normal com o passar do tempo e os ciclos de uso. A tua perdeu quase 66% da capacidade indicada.

2 curtidas

Então, não sei exatamente o que ocorreu! Eu estava testando o Linux Mint 21.2 via Live CD e decidi, por curiosidade, testar um simulador que tenho aqui instalado no HD! A bateria estava em 93% e de repente, enquanto carregava o simulador, o laptop apagou. Não sei se tem haver com temperatura!

Tentei ligar ele após apagar, tendo em vista que estava com 93% de bateria, mas não ligou. E aí eu pluguei a fonte e ele ligou. Mas desde então, depois dele iniciar e eu ver que estava com 0% de carga, ele não carregou mais!

Nunca haiva apresentado qualquer problema, nada parecido.

1 curtida

Tá tudo normal para uma bateria que acabou o tempo de vida. A partir de um determinado ponto o sistema eletrônico de carregamento nem chega a tentar carregar a bateria. Isso é um sistema de proteção pra ela não pegar fogo.

A vida estimada de baterias de lítio fica em torno de 1000 ciclos. O que quer dizer que se vc usar todo dia o notebook na bateria e deixar carregando a noite, em 3 anos de uso já é para ter acabado. Caso seu notebook seja novo, pode ser um problema de fabricação e vc pode acionar a garantia. Caso ainda seja recente a ponto de haver baterias sobressalentes sendo vendidas, vc deve providenciar a compra de outra. Caso seja bem antigo, então só um serviço especializado de recuperação de baterias (vão trocar as células) que custa caro, ou então deixar ele como um desktop que funciona apenas quando ligado na tomada.

Uma dica que alguns notebooks tem para aumentar a vida útil é desativar o carregamento rápido. A partir de um determinado ponto, o carregamento rápido vai danificando a bateria. Infelizmente é difícil achar notebooks que tenham essa configuração. Porém pode ficar aqui uma dica para o celulares: sempre que possível eu carrego na porta USB 2.0 do computador, que tem corrente limitada. O celular demora quase 8 horas para carregar, mas estou com ele desde 2017 e o status de bateria é “bom”. Não faz sentido fazer uma carga rápida com o super carregador se vc vai estar dormindo nesse período.

2 curtidas

Certo! Estava pensando em fazer justamente da forma que você disse, usar ele como um desktop, ligado na tomada! Como basicamente eu uso ele na minha mesa de estudo/trabalho, não fico levando direto para outros lugares, então não há problema em usar ele desta maneira.

Ele não é antigo mas também não é recém comprado. Ele é do fim de 2021.

Boa parte do tempo eu usei/uso ele ligado direto na fonte, sem ficar muito tempo somente na bateria!

Mas enfim, já que a questão é a bateria, e como disse, vou continuar usando ele normalmente, mas na forma de desktop, não vejo necessidade, ao menos agora, de trocar a bateria. Estou planejando um upgrade nele de SSD/Memória, e desta maneira, quando for fazer isto, troco a bateria!

Agradeço a ajuda, um abraço!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.