Após atualizar aplicativos no manjaro, a opção de iniciar o manjaro no grub desapareceu

Instalei o Manjaro KDE Plasma 20.0.3 para testar hoje, e após a instalação, atualizei todos os programas incluindo o grub, e quando reiniciei o sistema, no grub apenas apareceu o Windows e a BIOS, como posso solucionar esse problema?

Segue procedimento bem simples de solução:

1 Curtida

Vou tentar esse método!

Esse método não funcionou, porque meu manjaro não está aparecendo no grub

No inicio da matéria diz:

" Requisitos.
Você precisará de uma liveusb."

Será utilizado o grub do livecd para correção do grub instalado em seu sistema.

Eu possuo o live usb e fiz da mesma forma que foi indicado na matéria, ele detecta o grub. Pórem no grub não aparece o manjaro

Esse seria o método fácil, não aparecendo para você na inicialização, inicie pelo livecd a siga os passos descritos da etapa Terminal, para que corrija o grub na partição de inicialização.

1 Curtida

Acabei de descobrir que não tem solução, após atualizar os aplicativos, o sistema simplesmente morre, totalmente. Eu reinstalei e fiz o mesmo processo sem reiniciar. Abri o dolphin e todos os arquivos não existiam mais. Absolutamente nada

Esquisito. Ontem veio uma atualização monstro, 1,5 GiB, e no Manjaro Gnome correu tudo bem. Li no grupo que a galera mantém no Telegram que parece ser problemático no KDE, mas não tem mais detalhes ali. Seria legal reportar esse bug com o máximo de detalhes no Git do Manjaro. Sabe de algo mais, @swatquest?
Aí, ó:

Eu tenho uma print do erro que dá no Dolphin apenas

Se precisar de algo a mais eu instalo novamente, para tirar foto. Pra ajudar a concertar isso

É justamente após atualizar os pacotes do Manjaro

1 Curtida

Tenta com outra DE. Baixa um pendrive de XFCE, instala (acho que vc acabou de fazer uma instalação limpa, né?) e atualiza pra ver se o problema é com KDE mesmo. Digo pq o meu é Gnome e funcionou, não quebrou nada após atualizar

Veja se te ajuda.

https://manjariando.wordpress.com/2020/08/17/corrigindo-vulnerabilidade-no-grub/

1 Curtida

Fiz a atualização no meu Manjaro com KDE Plasma e correu tudo bem. Sem nem um problema. Vi no fórum do Manjaro que ocorreram alguns problemas, mas foram poucos, a maioria desses relacionados a drivers de vídeo das placas Nvidia.

Sempre acompanho o fórum quando saem as atualizações. E recomendo que todos o façam. :wink:
1 Curtida

sim, vou testar. obrigado pela indicação

1 Curtida

Eu instalei do zero e atualizei os pacotes, e estou com esse problema. É minha primeira vez usando Manjaro

1 Curtida

O problema são os arquivos que simplesmente somem tudo, e como não tem nenhum arquivo não é possível bootar depois de reiniciar ou ligar

Primeira coisa é ver se sumiu mesmo - pq pela imagem que vc postou, parece ser um problema num plugin do Dolphin em Qt. Com uma live, abra o Discos e monte a partição, aí abra (se for um live do XFCE, abre o Thunar) e veja se está tudo lá. Caso sim, é problema do KDE. Se não, pode ser teu HD indo pro saco. Aproveita que está em live e no Discos mesmo já veja a saúde do HD - tem uma opção de teste de saúde do HD, é fácil de achar, nas opções fala em SMART, é ali. Se der, já faz backup de tudo num HD externo ou em nuvem pelo live mesmo - pq reparticionar tudo pode ser uma boa, aí reinstala usando uma distro com GTK (XFCE, Gnome ou Cinnamon) e veja se o problema é com as bibliotecas Qt ou se é outra coisa

Talvez possa ser o HD, mas eu acho que o problema em si comigo é o KDE, fui testar o KDE Neon e o Manjaro KDE agora, e ambos tiveram problemas

Não li todo o tópico…

Mas pelo erro indica a falta do pacote kio
Não sei porque está removendo. O manjaro tem este problema, às vezes remove arquivos que não são para remover. Normalmente relacionado ao kernel. Com pacotes nunca vi.

Recomendo testar:
arcolinux - apesar de eu nunca ter usado, vejo alguns usuários usando e não tem problema. https://arcolinux.com/
endeavouros- já usei e achei muito bom, não tem muita modificação com Arch e pode usar se quiser o pamac instalado pelo aur. https://endeavouros.com/

vc pode ver com o comando

~ $ pacman -F file.so
extra/kio 5.73.0-1 (kf5)
usr/lib/qt/plugins/kf5/kio/file.so
extra/lirc 1:0.10.1-6
usr/lib/lirc/plugins/file.so

comando

sudo pacman -S kio

1 Curtida