Aplicativos leves para computadores limitados

Estou fazendo uma pesquisa para reviver alguns computadores antigos que tenho para doar para amigos, familiares e pessoas que precisem, porém, são computadores limitados de ram e processamento, sistemas não são o problema, mas sim os programas, quais programas podem substituir com certa eficácia programas como:Libreoffice, google chrome, discord sem pesar tanto para o computador?

Eu creio que pra poder te dar uma resposta mais prática, seria necessário saber qual a configuração dos tais computadores.

O AbiWord e o Ted (antigo, mas ainda há AppImages) são bem mais leves e podem substituir um uso básico do Word/Office, sendo comparável a um WordPad.

É necessário viver com um fato: browsers feitos para serem leves vão ter defeitos ao carregar sites modernos porque é impossível implementar boa parte dos padrões modernos da internet sem ser pesado.

Ouço falar bem do Pale Moon como um browser que faz um balanço razoável entre ser leve e funcional (e por um tempo foi o meu principal, até eu voltar para o Firefox devido a um site que eu preciso deixar de carregar).

Há também a opção de tentar tornar o Chrome/Chromium sobrevivível com bloqueadores de propaganda e opções para sacrificar a segurança em nome de diminuir o consumo de recursos (como --process-per-site), além do bom e velho “segure e ânsia de abrir guias”.

Se o tal parente/amigo depende absolutamente do Discord para se comunicar, o primeiro passo seria encorajá-los a usar a versão web direto do navegador – o app do Discord é basicamente um segundo Google Chrome e, na minha experiência, o fato de ele rodar o tempo todo sem reiniciar leva a um uso excessivo de memória.

Infelizmente parece que os aplicativos de mensagens populares são alérgicos a criar aplicativos leves para computador, e muitos deles nem autorizam criação clientes alternativos que poderiam preencher esse nicho.

2 curtidas

LibreOffice

Para edição de texto: Abiword
Para planilhas: Gnumeric
Para apresentações: Calligra Stage? Não é uma boa opção. Mas é o que há.

Google Chrome

Aí é difícil. Posso recomendar o Pale Moon para usuários básicos, mas ainda assim o navegador pode vir a ser um problema. Se você quiser se dar o trabalho de configurar, compilar e patchear, o Surf será de longe a solução mais leve com suporte à web moderna.

Discord

Usar clientes “não-oficiais” do discord é uma forma bem fácil de ter sua conta banida, então eu acho que o negócio é tentar usar ele direto do navegador mesmo.

-Boa sorte.

3 curtidas

Como são bastantes computadores e notebooks que estou para pegar e doar, fica difícil colocar todos aqui.

Um exemplo é o que dei para minha namorada: Atom 1.0 Ghz 4 gb de memória ram(upgrade que eu fiz) com ssd de 120 gb.
Nesse computador instalei o Xubuntu e capei alguns efeitos e programas que iniciam junto dele.

Os computadores são quase todos iguais ou superiores a este.

1 curtida

Só em já me ajudar a encontrar aplicativos já ajuda muito, obrigado.

Todos esses, fora o abiword eu não conhecia esses outros, muito obrigado.

Quais categorias de aplicativos, em específico, você precisa de alternativas?

O maior vilão das máquinas mais modestas e antigas atualmente são os navegadores de internet, porque as páginas estão cada vez mais pesadas em razão das funções multimídias e de WEB 2.0. A sugestão é abrir o mínimo de abas possíveis durante a navegação e evitar o uso intenso de multitarefas. Dentre os navegadores tradicionais, os mais leves são Opera e Yandex (ainda sim são pesados se comparados aos que citarei na sequência, mas, plenamente compatíveis com as tecnologias atuais, incluindo extensões). Falcon, Pale Moon, Otter, Seamonkey, Falcon e outros equivalentes são muitos mais leves, porém, podem apresentar problemas com algumas páginas atuais e alguns não tem suporte à extensões ou fazem um uso limitado das mesmas. Lembrando que, a decisão de fazer uso das extensões também influência na experiência, se por um lado as extensões são úteis, por outro acabam pesando no uso conforme a quantidade e o tipo da extensão.
Sobre os players multimídias, temos versões extremamente potentes, mas que, cobram seu preço, e versões mais simplórias, porém leves. Entre os players de vídeo tradicionais, VLC e SMPlayer se sobressaem em funções, sendo o SMPlayer mais leve que o VLC, mas, eu recomendaria algo mais leve como MPV ou Mplayer “puro”. Para players de áudio, entre os tradicionais temos Clementine, Rhythmbox, DeaDBeef, etc (que não são pesados) mas, eu recomendaria Audacious e QMMP que são leves sem perder a versatilidade.
Entre os processadores de texto, se quiser algo extremamente leve vá de Abiword, o problema são as limitações de uso (é muito simples) e a questão da compatibilidade com formatos proprietários (em especial com macros e caracteres especiais vindos do Windows e companhia). O Abiword se assemelha muito, a título de comparação ao WordPad, se quiser algo mais próximo ao MS-Word e que não pese muito no sistema, acho que a melhor opção seria o FreeOffice da Softmaker. Para planilhas, o caso do GNUmeric em relação ao Excel, é o o mesmo do Abiword em relação ao Word. Para slides, não há muitas opções, principalmente leves, ou se utiliza um serviço online como o do Google e similares ou um local como o do já mencionado FreeOffice.

1 curtida

Nesse caso, eu usaria como navegador o Chromium, ele não é o mais leve, mas é o que consome “menos” recursos, na minha opnião, dentre os navegadores mais atualizados.
Eu imagino que o WPS Office consiga ser executado. O VLC seria uma boa opção por ele ser tanto um player de vídeo quanto de áudio e parece ser bem leve.
Em relação a sistema operacional, eu sugeriria o Bodhi Linux, foi o que eu achei de mais leve em termos de sistema operacional Linux pra máquinas de baixo desempenho. Eu instalei ele em um netbook de um tio meu e ele conseguiu ser útil novamente.

1 curtida