Aplicativo para salvar máquina virtual no Windows para usar no Linux posteriormente

Saudações Pessoal,

Minha única experiência com máquina virtual até hoje se limitou ao Vmware Player no Windows mas vou precisar criar uma máquina virtual no Windows para usar por um tempo e posteriormente migra-la para algum aplicativo de virtualização no Linux.

Qual a melhor opção em termos de praticidade e desempenho ? Penso que seria melhor usar algum aplicativo para virtualização que tivesse versão tanto para Linux quanto para Windows.

2 curtidas

Tem o VirtualBox, o Bochs e o QEMU.

3 curtidas

Eu uso o VirtualBox e fiz essa transição sem problemas, usava em um host Windows e migrei para um host Linux, o única coisa que precisei fazer foi copiar o Virtual HD da VM.

No meu caso copiei só o arquivo com extensão “.vdi” do host Windows, aí no host Linux criei uma VM do zero, porém na hora de criar o Virtual HD selecionei o arquivo “.vdi” copiado.

Foram somente esses passos. :+1:

2 curtidas

O @daniloancilotto foi preciso. Isso aqui funciona sem problemas.

1 curtida

Obrigado pelo relato. Sabe informar se existe diferença no desempenho do vmware para o virtualbox ?

1 curtida

Sabe informar qual tem o melhor desempenho ?

Se não precisa de recursos muito específicos, eu ficaria com o VirtualBox mesmo. Porque ele é grátis, é multiplataforma e você só precisará copiar a pasta da máquina virtual (toda vez que você cria uma máquina virtual, ela vai para a pasta “VirtualBox VMs”) do win para usá-la no linux.

1 curtida

Sandro, não testei muito tempo o VMWare, mas na época que testei no Windows a performance era um pouco inferior ao VirtualBox, não sei como a performance está hoje em dia, mas fora isso eu prefiro o VirtualBox por ter suporte a mais sistemas operacionais, fico livre para mudar o host quando quiser.

Um recurso que uso bastante também no VirtualBox é a sua Api Web que me faz preferir ele ainda mais, fica fácil gerenciar as VMs em servidores sem DE, é só conectar a api a um app, o melhor que conheço é o phpVirtualBox (GitHub - phpvirtualbox/phpvirtualbox: A web interface to manage and access Virtualbox machines.) e fica gerenciável via web.

1 curtida

VirtualBox é mais prático e amigável, os dois outros softwares são mais complexos, mas, permitem simular especificidades dos sistemas até onde sei (podem por exemplo emular um processador, um tipo de disco virtual específico, etc).

1 curtida

se já usava o VMWare player no windows por que não continuar usando no Linux? não daria no mesmo?
já ouviu falar na iniciativa exportar maquinas virtuais?

1 curtida

Olá amigo. Existe uma maneira bem simples de exportar uma máquina virtual. Basta desligar a máquina e exportar para um arquivo .ova (Open Virtulization Format Archive). Existe uns tutoriais pelo Youtube. Caso queira um mais específico, gostei de um da Bóson Treinamentos.

Até mais.

2 curtidas

Tinha noção da possibilidade, abri esse tópico justamente pra confirmar. Já usei o vmware mas perguntei sobre o desempenho de outras soluções pq prefiro open source quando se tem o mesmo nível de eficiência.

Obrigado, parece simples, se eu não conseguir me virar sozinho, vou consultar o tutorial. Obrigado pela indicação do vídeo.

1 curtida

É só abrir o VirtualBox ir em “Arquivo” depois clicar na opção “Exportar Appliance” e selecionar a máquina virtual e o formato, caso queira mudar (o padrão é .ova, como disse o @anon76266952). Se quiser usar por atalho, é só usar “ctrl + e” e abrirá direto a aba para exportar a máquina virtual.

2 curtidas

Eu não gosto muito da exportação “.ova” porque demora muito para exportar e importar, prefiro copiar o “.vdi”.