Aplicativo não aparece para ser selecionado como padrão

Eu uso o Ubuntu 24.04 e alguns aplicativos que eu instalo não aparecem na lista para serem selecionados como app padrão.
Por exemplo o gnome-music, eu gostaria de usar ele como app padrão de musica mas ele simplesmente não aparece na listagem.
Existe uma forma de faze-lo constar na lista ou uma outra forma de alterar?

1 curtida

Primeiro vamos entender o porque:

Essa tela lista programas que o desenvolvedor do aplicativo diz “Olha eu quero que o programa possa ser usado como padrão”, caso o desenvolvedor opte por não dizer isso, ele não aparece, então não é um bug ou coisa parecida, é só o desenvolvedor (por qualquer motivo estranho que seja) dizendo: “Eu não quero que use como padrão”

Em teoria sim, no seu gestor de arquivos, vá até um arquivo do tipo que deseja abrir com o GNOME Music, clique com o botão direito (esquerdo se usar mouse para canhoto), “Abrir com outro aplicativo”, na janela que abrir clique em “Ver todos os aplicativos”, selecione o GNOME Music (nome provável Músicas) clique em selecionar

1 curtida

Eu também tentei fazer dessa forma, de abrir um arquivo, mas mesmo assim o gnome-music não aparece para ser listado como padrão, o GNOME MUSIC deveria aparecer né? Apps de terceiros aparecem e o da propria gnome não aparece.

Ele aparece no menu de apps? Porque em teoria esse do gestor de arquivos deveria listar todos os apps que aparecem no menu

Aparece normal!

Me refiro ao menu de apps mesmo, aperta “Super” e escreve “Música”

aparece em tudo, fixei na doc, aparece no menu de apps, só não aparece pra selecionar como padrão, mas relaxa, só fiquei curioso do pq não aparecer

Pior que agora eu também to curioso, nas Configurações é ok não aparecer o dev tem escolha, agora no Gestor de Arquivos é muito estranho

Pois é. Ali já aparecem todas as musicas e audios que eu tenho no pc. Mas que é estranho não aparecer para selecionar como padrão, isso é

Me manda um print do nautilus (gestor de arquivos) por gentileza na tela de escolher padrão (Navegar até o arquivo, selecionar o arquivo, clique direito no arquivo, abrir com)

Veja que os player de musica e videos aparecem ali de cara, como o gnome videos. Mas o musica não, corri a lista toda e não consta nela.

Em outros lá pro final da lista não aparece? Pior que localizar novos abre a busca pelo binario, instalou como? Ou já veio no sistema?

Instalei pela loja de aplicativos

Sei que parece óbvio que isso deveria funcionar, mas infelizmente o Gnome Music não implementa a capacidade de abrir arquivos arbitrários diretamente e nem mesmo de ser o tocador de música padrão do sistema. Por conta disso, nada que você tente fazer vai resolver essa questão, o problema não está no seu sistema e sim no fato do próprio aplicativo não suportar seu caso de uso (existe uma MR aberta para endereçar isso).

Essa é uma dentre as razões pelas quais as distros Linux mais populares substituem esse aplicativo por algo como o Rhythmbox por padrão.

O desenvolvimento do Gnome Music não vai muito bem e acho que esse problema não vai ser solucionado em breve, então sugiro que você dê uma olhadinha em um outro aplicativo para esse mesmo propósito: Amberol. Ele segue os princípios de design do GNOME, faz parte do GNOME Circle e é moderno, além de ter os recursos que você busca! :wink:

2 curtidas

Pra falar a verdade, o gnome music nem precisa ser o padrão, pq ele já capta os audios e musicas que constam na pasta Musicas, já fica tudo ali ao abrir o app. Mas é estranho um app próprio não ter essa opção, geralmente as marcas e desenvolvedores facilitam ao maximo para forçar o usuário a usar o app da marca.

Isso mesmo! Tecnicamente ele indexa os arquivos de áudio que existem no seu sistema através de um mecanismo chamado “tracker” e a partir disso constrói a biblioteca. Em decorrência disso nunca se deram o trabalho de implementar da outra forma, o que vai contra a expectativa de muitos usuários e acaba deteriorando a experiência na plataforma.

Concordo, em se tratar de integração ao restante do ecossistema a omissão desse recurso fica bastante discrepante. O pessoal do GNOME tenta manter a consistência da plataforma, mas há um bom tempo o foco principal deles se tornou o desenvolvimento do desktop em si e do ferramental em torno dele. Já para os apps voltados ao ecossistema, apoiam desenvolvedores terceiros através da iniciativa do GNOME Circle.