Aplicativo do MacOS chega ao Linux 🍎 🐧

Little Snitch chega ao Linux e amplia opçÔes de controle de rede no sistema

Uma das ferramentas de segurança mais conhecidas do macOS acaba de dar um passo importante rumo ao universo open source. O Little Snitch, tradicional firewall de aplicativos focado em privacidade, agora também estå disponível para Linux, ampliando as opçÔes de monitoramento e controle de conexÔes de rede nesse ecossistema.

Desenvolvido pela empresa austríaca Objective Development, o Little Snitch sempre se destacou por permitir que usuários visualizem e controlem, em tempo real, quais aplicativos estão tentando se conectar à internet. Diferente de firewalls tradicionais — que priorizam bloquear ameaças externas — a ferramenta foca no tráfego de saída, ajudando a identificar softwares que enviam dados sem o conhecimento do usuário. (Wikipedia)

Nova versĂŁo adaptada ao Linux

De acordo com a reportagem do site OMG! Ubuntu, a chegada ao Linux marca uma mudança significativa: a versão foi reescrita em Rust, linguagem moderna conhecida por segurança e desempenho. (OMG! Ubuntu)

Essa adaptação indica que o projeto não é apenas um port direto, mas uma implementação pensada especificamente para o ambiente Linux, respeitando suas particularidades e arquitetura.

Como funciona o Little Snitch

O funcionamento da ferramenta segue o mesmo princípio que a consagrou no macOS: sempre que um aplicativo tenta acessar a rede, o sistema exibe um alerta permitindo ao usuário decidir se a conexão deve ser liberada ou bloqueada — seja temporariamente ou de forma permanente. (Wikipedia)

Além disso, o usuårio pode criar regras detalhadas, como permitir conexÔes apenas para determinados domínios, portas ou protocolos, oferecendo um nível granular de controle.

ConcorrĂȘncia jĂĄ existente no Linux

Embora a novidade seja relevante, o conceito não é totalmente novo para usuårios Linux. Ferramentas como o OpenSnitch jå oferecem funcionalidades semelhantes, permitindo monitorar e bloquear conexÔes de saída com base em regras definidas pelo usuårio. (Blog do Edivaldo)

O OpenSnitch, inclusive, foi inspirado diretamente no Little Snitch e jå vinha ocupando esse espaço no ecossistema open source.

Impacto para usuĂĄrios Linux

A chegada do Little Snitch pode representar uma maior concorrĂȘncia e evolução nesse segmento de segurança. Com uma interface refinada e experiĂȘncia consolidada no macOS, a ferramenta pode atrair usuĂĄrios que buscam maior visibilidade sobre o comportamento de seus aplicativos.

AlĂ©m disso, o lançamento reforça uma tendĂȘncia crescente: o interesse de desenvolvedores comerciais no Linux como plataforma viĂĄvel para softwares avançados de desktop.

Com sua estreia no Linux, o Little Snitch amplia o leque de ferramentas de segurança disponíveis e reforça a importñncia do controle de tráfego de saída — um aspecto cada vez mais relevante em tempos de coleta de dados e telemetria.

Para usuĂĄrios preocupados com privacidade e transparĂȘncia, a novidade chega como mais uma opção poderosa para manter o controle sobre o que seus aplicativos fazem “por trĂĄs dos bastidores”.

Download do Little Snitch

4 curtidas

estava usando o Portmaster da safin.io,
vou testar esse Little Snitch
obrigado pela dica

2 curtidas

estou fazendo os testes, ele realmente faz o que promete, agora ver o consumo do processamento

tbm estou testando o OpenSnich, ele esta abrindo uma janela perguntando se quero permitir a conexao

prefiro assim, perguntando o que fazer em popup

3 curtidas

Boa dica, nĂŁo conhecia esse, vou testar aqui. Pesa demais no processador? Meu notebook dual core arrega fĂĄcil hehe

2 curtidas

Seria muito legal poder rodar os plugins de audio que eu tenho pra Mac no Linux. A versão Windows usa aquela porcaria de Electron e não funciona nada por wine. É um saco.

2 curtidas

fiz os testes, o que consome menos seria o OpenSnich, depois o indicado Little Snitch
aqui os prints:
sem nada

OpenSnich

Little Snitch

1 curtida

Bem legal!

App interessante. Fiz um teste num sandbox aqui. Só não curti a parte do core do app ser fechado. Em caso de comunicação de rede pode ser uma barreira.