Aplicativo Backups do Ubuntu. Dúvida sobre usabilidade

Olá pessoal,

resolvi tentar automatizar mais os backups ao invés de ficar copiando tudo manualmente.

Escolhi usar a solução do próprio Ubuntu.

Escolhi para fazer backup em uma pasta em um HD externo.

Sendo que esse HD externo não fica direto conectado. Só o conecto quando preciso de algum arquivo. Quando chegar a data agendada, o que o programa vai fazer? Vai me pedir para inserir o HD ou dar erro?

Obrigado.

Muito bem, o nome desta aplicação é Déjà Dup, sim ele esperará que conecte sua unidade externa. Portanto, quando não estiver conectado, o mesmo mostrará uma notificação dizendo que “o backup continuará quando o dispositivo for conectado”… Como pode conferir no seguinte issueReminder to plug the backup drive to do backups… (#289) Déjà Dup Backups · GitLab

Segue um tutorial detalhado desta ferramenta → Como fazer backups no Linux com o Déjà Dup

* Disclaimer sobre a edição da resposta…
A indicação do Timeshift foi de modo equivocada… :joy:

1 curtida

Não cheguei a experimentar.

Mas no caso, ele cria esse ponto de restauração com todos os meus arquivos? Se eu, por acaso, trocar de computador, posso ter o backup novamente no novo computador?

Obrigado.

Para que vc quer o que vem no Ubuntu é melhor, o que o @null sugeriu faz é da partição não é dos aquivos individuais.

1 curtida

O Timeshift é para snapshots. Ponto de estado do disco, é como o TimeMachine da Apple. O seu objetivo é congelar um ponto de restauração. Ele não copia arquivos de um lugar para outro. Ele lê uma fotografia do disco feita em um dado momento e reverte todo o conteúdo da partição para aquele momento.

Você quem fazer backup ou quer sincronizar o HD externo com o seu Linux?

1 curtida

Meu intuito é de apenas fazer backup dos meus arquivos.

Vi que o Backups (app) faz backup incremental, ou seja, diminui o espaço e é mais rápido. Mas ainda fico meio desconfiado em confiar unicamente nessas ferramentas.

Alguém já as usa e já precisou recuperar algum backup? Obrigado.

É muito boa