Escolhi para fazer backup em uma pasta em um HD externo.
Sendo que esse HD externo não fica direto conectado. Só o conecto quando preciso de algum arquivo. Quando chegar a data agendada, o que o programa vai fazer? Vai me pedir para inserir o HD ou dar erro?
Muito bem, o nome desta aplicação é Déjà Dup, sim ele esperará que conecte sua unidade externa. Portanto, quando não estiver conectado, o mesmo mostrará uma notificação dizendo que “o backup continuará quando o dispositivo for conectado”… Como pode conferir no seguinte issue → Reminder to plug the backup drive to do backups… (#289) Déjà Dup Backups · GitLab
Mas no caso, ele cria esse ponto de restauração com todos os meus arquivos? Se eu, por acaso, trocar de computador, posso ter o backup novamente no novo computador?
O Timeshift é para snapshots. Ponto de estado do disco, é como o TimeMachine da Apple. O seu objetivo é congelar um ponto de restauração. Ele não copia arquivos de um lugar para outro. Ele lê uma fotografia do disco feita em um dado momento e reverte todo o conteúdo da partição para aquele momento.
Você quem fazer backup ou quer sincronizar o HD externo com o seu Linux?
Meu intuito é de apenas fazer backup dos meus arquivos.
Vi que o Backups (app) faz backup incremental, ou seja, diminui o espaço e é mais rápido. Mas ainda fico meio desconfiado em confiar unicamente nessas ferramentas.
Alguém já as usa e já precisou recuperar algum backup? Obrigado.