Apenas compartilhando que consegui instalar gnu/linux no meu roteador

Eu instalei LEDE (linux embeded environment- ambiente linux embarcado), em um roteador antigo da tplink(tl-wr740n ver.4.20) que tava sobrando aqui.
O que ele resolve?
Basicamente eu consigo ver melhor que sites estão sendo acessados, em quais portas está sendo feito as comunicações, consultar rotas para isso, um pouco mais de privacidade e menos ads, tipo no jogo among us(android) não tem ads, aparentemente consigo um pouco mais de velocidade ao clicar num video do youtube( a resposta e inicio do video me parece mais rápida), sentimento de realmente estar no controle, sentimento que realmente o software está fazendo um melhor uso do hardware em relação ao que veio de fábrica…
Também tenho acesso via ssh, coisa fina entrar no roteador via terminal e se sentir em casa… ele também tem acesso via navegador que é onde tem uma boa interface, ainda não tenho conhecimento pra mexer nele todo, instalar outras coisas relacionados a privacidade, mas é uma boa entrada e poder brincar tendo outro roteador em funcionamento.

Usei esse tutorial que disponibiliza uma versão buildada bem lavadinha para funcionar num roteador que é bem de baixo custo : [UPDATE] LEDE 17.01.6 custom builds for TP-LINK WR841N(D) WR941N(D) WR743N(D) WR741N(D) WR740N(D) All Versions - Community Builds, Projects & Packages - OpenWrt Forum

Imagina a miséria que podemos fazer com um daqueles caros que já vem com hardware open source entrada pra HD e tudo mais, me refiro ao Linksys WRT3200ACM por exemplo…

8 curtidas

c sabia que o lede foi mesclado de novo ao projeto openwrt, né?
https://openwrt.org/
inclusive eu uso o openwrt no meu roteador também (um tplink wr740n v4.23)


tem tantos recursos que eu fico perdido até hoje
infelizmente, mesmo com tantos recursos já nativos, eu não consigo instalar outros por causa do pouco espaço interno do roteador :c
sem dns over https/tls, sem adblocker no roteador…