Eu instalei LEDE (linux embeded environment- ambiente linux embarcado), em um roteador antigo da tplink(tl-wr740n ver.4.20) que tava sobrando aqui.
O que ele resolve?
Basicamente eu consigo ver melhor que sites estão sendo acessados, em quais portas está sendo feito as comunicações, consultar rotas para isso, um pouco mais de privacidade e menos ads, tipo no jogo among us(android) não tem ads, aparentemente consigo um pouco mais de velocidade ao clicar num video do youtube( a resposta e inicio do video me parece mais rápida), sentimento de realmente estar no controle, sentimento que realmente o software está fazendo um melhor uso do hardware em relação ao que veio de fábrica…
Também tenho acesso via ssh, coisa fina entrar no roteador via terminal e se sentir em casa… ele também tem acesso via navegador que é onde tem uma boa interface, ainda não tenho conhecimento pra mexer nele todo, instalar outras coisas relacionados a privacidade, mas é uma boa entrada e poder brincar tendo outro roteador em funcionamento.
Usei esse tutorial que disponibiliza uma versão buildada bem lavadinha para funcionar num roteador que é bem de baixo custo : [UPDATE] LEDE 17.01.6 custom builds for TP-LINK WR841N(D) WR941N(D) WR743N(D) WR741N(D) WR740N(D) All Versions - Community Builds, Projects & Packages - OpenWrt Forum
Imagina a miséria que podemos fazer com um daqueles caros que já vem com hardware open source entrada pra HD e tudo mais, me refiro ao Linksys WRT3200ACM por exemplo…