Aparente incompatibilidade com o grub 2.12rc1

Estava querendo testar algumas distros lançadas recentemente como o Ubuntu 23.10 e a nova versão do Manjaro e quando vou entrar no modo live a tela fica preta, passo pelo grub normalmente, mas quando o sistema vai entrar no modo live a tela fica preta e nada aparece. Penso eu que seja problema com o grub, apesar de que consigo acessá-lo normalmente, pelo fato de que outras distros que tem grub 2.06 estão funcionando normalmente, hj mesmo testei em modo live o Fedora 39 beta e funcionou. Pode ser problema de hardware? Talvez, mas não percebi nada de anormal no uso do PC.

Meu hardware:

Meu Hardware:
Placa-mãe H61
i5 3470
8GB de RAM DDR3 1600MHz (2×4)
HD 500GB WD Blue

Versões betas ou RC são aqueles tipos de versões para serem reportadas aos desenvolvedores, pois assim eles conseguem verificar e revisar updates que possam ter afetados algumas coisas.

1 curtida

Já tive esse tipo de problema, um monte de vezes – e nunca encontrei nenhuma evidência de que o Grub fosse a causa – até porque, na maioria das vezes, era a mesma versão do Grub, que funcionava bem com outras distros.

(Estou falando de várias experiências, ao longo dos últimos 10 ou 15 anos).

Nunca descobri uma solução “universal” – ou seja… que resolvesse o problema em todas as distros / ISOs que tentei rodar em sessão Live.

Desconfio, muito, que o problema esteja entre o Display Manager (DM) – a chamada “Tela de Login” – e os pacotes “init” etc., encarregados de carregar o SO + DE.

… mas não posso “afirmar” – pois sempre que uma ISO não carregou o DE, eu simplesmente tratei de não tentar mais de 3 ou 4 vezes.

Obs.: - Isso já me aconteceu (várias vezes) com ISOs do KDE Neon – mas também com ISOs de várias outras distros, que simplesmente tratei de esquecer quais são.

Tenho a impressão de que o OpenMandriva era uma dessas – jamais consegui rodar uma sessão Live dele – mas não tenho certeza.

Esqueça o Grub. – Nada a ver.

2 curtidas

Entendo… curiosamente versões recentemente lançadas não estavam dando problemas no caso do Manjaro. Mas vou abrir issue lá. Vlw por responder

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.