Apaguei o python do meu Ubuntu e agora?

Após minha luta com o Dual boot, instalei e comecei a usar o Ubuntu. A coisa é que quando fui voltar a estudar programação, estava com muitas dificuldades de configurar o PyCharm no SO e acabei achando que tinha mexido demais. Resultado: decidi desinstalar o pycharm e o python3 para reinstala-los juntos e tentar configurações mais simples. Agora o Ubuntu não liga a interface gráfica.
Preciso reinstala-lo? Fiz muita ■■■■■? Tem algum jeito de sair dessa sem ter que refazer todo o processo do Dual-boot?

Talvez instalando o python pelo tty resolva, nunca fiquei sem python numa distro.

1 Curtida

Foi Erro de iniciante… Me estressei com o Pycharm achei que tinha mexido demais e fiz ■■■■■, mas vou tentar reinstalar pelo tty, nem lembro se já tentei isso…

  • Ctrl+Shift+F1
  • logar como root ou seu usuário e usar comandos SUDO
  • apt install python3
  • systemctl restart gdm/gdm3/sddm/lightdm/xdm

Fico tentando imaginar em qual local você obteu esta dica, mas sugiro que esqueça a ****** que você fez e até evite de postar este comando pois tem pessoas que infelizmente tendem a copiar e colar qualquer coisa em momento de desespero sem saber para que serve, se te serviu de lição guarde-a, pois você pode acabar prejudicando outra pessoa.

2 Curtidas

Nunca fui muito fã do PyCharm, ele era meio pesado pra minha máquina (deve ser por ser feito em Java kk) e tem uma interface com bastante informação, troquei pelo Visual Studio Code, o Atom também é muito bom.

Agradeço a todos pelas respostas, porém, acabei reinstalando o sistema e fiquei safe, não deu nenhum rolo com o grub e aprendi a lição. Também consegui configurar meu Pycharm para minhas tarefas. valeu pelo apoio anyway.

Por favor amigo, coloque a tag [RESOLVIDO] ou [FECHADO] no início do título.

1 Curtida

Passei pelo mesmo problema @Neurocoder kkk e no final, também tive que formatar a máquina.

Eu estava tentando usar o pip(gerenciador de pacotes do python) para configurar o cli da AWS. Por algum motivo não estava dando certo. Imaginei que fosse a versão do python e resolvi apagar também kkk

Obviamente, deu ruim! Alguns recursos do ubuntu necessitam do python.

Usar o “pip” é pedir pra começar a ter problemas, pois por ele você instala o pacote mas o gerenciador de pacotes não sabe que ele foi instalado.

Então numa proxima instalação ele poderá constar como dependência faltante, mesmo estando instalado.

Os priincipais pacotes devem ser instalados via gerenciador de pacotes, como por exemplo “apt install python-pycharm” em vez de usar o “sudo pip install pycharm”.

Quando precisei usar o pip, utilizei apenas para o usuário. Jamais usar “sudo pip install”!!!