Apaguei o python do meu Ubuntu e agora?

Após minha luta com o Dual boot, instalei e comecei a usar o Ubuntu. A coisa é que quando fui voltar a estudar programação, estava com muitas dificuldades de configurar o PyCharm no SO e acabei achando que tinha mexido demais. Resultado: decidi desinstalar o pycharm e o python3 para reinstala-los juntos e tentar configurações mais simples. Agora o Ubuntu não liga a interface gráfica.
Preciso reinstala-lo? Fiz muita ■■■■■? Tem algum jeito de sair dessa sem ter que refazer todo o processo do Dual-boot?

Talvez instalando o python pelo tty resolva, nunca fiquei sem python numa distro.

1 curtida

Foi Erro de iniciante… Me estressei com o Pycharm achei que tinha mexido demais e fiz ■■■■■, mas vou tentar reinstalar pelo tty, nem lembro se já tentei isso…

• Ctrl+Shift+F1
  • logar como root ou seu usuário e usar comandos SUDO
  • apt install python3
  • systemctl restart gdm/gdm3/sddm/lightdm/xdm
1 curtida

Fico tentando imaginar em qual local você obteu esta dica, mas sugiro que esqueça a ****** que você fez e até evite de postar este comando pois tem pessoas que infelizmente tendem a copiar e colar qualquer coisa em momento de desespero sem saber para que serve, se te serviu de lição guarde-a, pois você pode acabar prejudicando outra pessoa.

2 curtidas

Nunca fui muito fã do PyCharm, ele era meio pesado pra minha máquina (deve ser por ser feito em Java kk) e tem uma interface com bastante informação, troquei pelo Visual Studio Code, o Atom também é muito bom.

1 curtida

Agradeço a todos pelas respostas, porém, acabei reinstalando o sistema e fiquei safe, não deu nenhum rolo com o grub e aprendi a lição. Também consegui configurar meu Pycharm para minhas tarefas. valeu pelo apoio anyway.

Por favor amigo, coloque a tag [RESOLVIDO] ou [FECHADO] no início do título.

1 curtida

Passei pelo mesmo problema @Neurocoder kkk e no final, também tive que formatar a máquina.

Eu estava tentando usar o pip(gerenciador de pacotes do python) para configurar o cli da AWS. Por algum motivo não estava dando certo. Imaginei que fosse a versão do python e resolvi apagar também kkk

Obviamente, deu ruim! Alguns recursos do ubuntu necessitam do python.

Usar o “pip” é pedir pra começar a ter problemas, pois por ele você instala o pacote mas o gerenciador de pacotes não sabe que ele foi instalado.

Então numa proxima instalação ele poderá constar como dependência faltante, mesmo estando instalado.

Os priincipais pacotes devem ser instalados via gerenciador de pacotes, como por exemplo “apt install python-pycharm” em vez de usar o “sudo pip install pycharm”.

Quando precisei usar o pip, utilizei apenas para o usuário. Jamais usar “sudo pip install”!!!

1 curtida

Mano acabou de acontecer cmg kkkk(sou muito burro)
Ele ainda fez eu digitar no terminal na hora de apagar o python:

sim, faça o que eu digo!

Pensei e pensei no que poderia fazer e fiz isso:

Reinicie o pc
Escolha o modo RecoveryMode do Linux 
Selecione Resume Boot(Primeira opção)

Se a interface grafica estiver desabilitada, faça login e use o comando

startx

Se conseguir arrumar o linux pelo modo recovery dele volto aqui pra complementar a resposta kkkkk
Pelo menos se ocorrer com alguem da pra recuperar os arquivos até aqui kkk

Recomendo a todos que evitem manipular dependências e pacotes bases do sistema. Para o Python, use o pyenv para gerenciar versões do python em seu sistema e o virtualenv para as dependências dos projetos.

1 curtida

Só complementando o que foi dito, para facilitar o uso do virtualenv, pode-se usar o virtualenvwrapper, que facilita muito o gerenciamento dos ambientes.

Sei que já está marcado como resolvido mas pra resolver qualquer problema do gênero basta reinstalar o meta pacote da flavour, isso funciona independente da versão do sistema, abaixo todas as flavours oficiais do Ubuntu na data desse comentário:

Ubuntu normal
sudo apt install --reinstall ubuntu-desktop
Xubuntu
sudo apt install --reinstall xubuntu-desktop
Lubuntu
sudo apt install --reinstall lubuntu-desktop
Kubuntu
sudo apt install --reinstall kubuntu-desktop
Ubuntu Mate
sudo apt install --reinstall ubuntu-mate-desktop
Ubuntu Studio
sudo apt install --reinstall ubuntustudio-desktop