Apaguei o diretório -

Help!

Seguinte galera, eu estava mexendo no gerenciador de discos do ubuntu 24.04 minimal e tinha uma partição que eu tinha feito que eu acabei deletando, e agora o vai direto para o initramfs, eu acredito que tenha apagado o diretório " /home ", pois entrei com um linux live e verifiquei que os diretórios ‘/’ e ‘boot’ ainda estão lá.

Existe alguma forma de recuperar o sistema sem formatar?

Obs: Estou usando o Slax como Linux Live.

Através do gerenciador do slax consigo ver o diretório ‘/’ e ‘sda’ que é o boot

Segue a imagem:

Sem saber o que você apagou, é impossível te ajudar

Tem os /usr no sistema instalado?

Bem, se caiu no initramfs provavelmente o kernel não achou o init system.

No caso do ubuntu é o systemd, arquivo localizado em /bin/systemd

Bem, o caminho da recuperação do sistema é vc realizar o chroot no sistema danificado e reparar os pacotes quebrados. Se o apt funcionar, vc tem sorte e pode reparar mais fácil. Porém se vc encontrar erro de libs faltantes, vai precisar copiar manualmente uma a uma até o apt conseguir funcionar e reparar o restro pra vc.

1 curtida

Se você apagou a partição que era montada em “/home”, pode tentar usar uma ferramenta como o TestDisk para tentar recuperá-la.

A raiz do Ubuntu era montada em “/”, que era “/dev/sda1”. “/boot” não pode ser ponto de montagem de “/dev/sda”, só de /dev/sdaN, sendo ‘N’ a partição, pois /dev/sda corresponde ao dispositivo de blocos inteiro.

Depois de montar as partições em “/media” pelo gerenciador de arquivos do Slax, Abra um terminal, e execute o lsblk para ter uma visão hierárquica dos dispositivos de bloco e seus pontos de montagem, pode ser que te ajude. Melhor ainda, se você usa lsblk -f, vai ver os UUIDs das partições, o que permitirá comparações com o “/etc/fstab” da raiz do Ubuntu.

É estranho o sistema ir direto para o initramfs. A ausência do “/home” não pode interferir no que está na raiz. Tem certeza de que não apagou mais coisas, talvez o “/boot” junto?

aconselho usar o slax pra salvar o que ainda restou
e formatar … mais rapido e facil

1 curtida