Apaguei a distro que tinha o GRUB

Eu tinha o Ubuntu 19.10 e Windows em dual boot e adicionei ainda um Linux Mint 19.3.

Após isso, o grub que passou a ser utilizado foi o do Mint. Por motivos que não valem a pena ressaltar, decidir remover o linux mint, logo fiquei sem grub. Como lidar com isso?

Tem como setar o grub do ubuntu de novo? Se eu tivesse apagado o ubuntu e não o Mint, teria acontecido o mesmo?

Voce precisa de usar ou uma midia de instalacao do linux ou o systemrescueCD(q é mais recomendado por ser mais facil e precisar de menos passos )

Vou colar as instrucoes para o systemrescueCD aq embaixo q eu achei bem explicadas no blog do edivaldo brito e depois o artigo completo se voce preferir seguir por lá
Passo 1. Ligue o computador e rapidamente insira a mídia do SystemRescueCd na unidade;
Passo 2. Se necessário, pressione a tecla de seleção para selecionar a mídia do SystemRescueCd.
Passo 3. Aguarde até que o sistema seja carregado;
Passo 4. No menu do SysRescCD, escolha a opção “Ferramentas do CD” ou similar (em inglês);
Passo 5. Escolha o SGD (Super Grub Disk) e execute-o. Ele vai localizar um grub.cfg na sua máquina e vai permitir que você rode o Linux a partir de lá.
Passo 6. Depois de entrar no ambiente Linux, execute o comando abaixo para saber onde está o seu sistema Linux. Como foi dito antes, esse comando exibirá todas as partições que existem no seu computador. Normalmente, a partição que contém o Ubuntu (e qualquer outro Linux) é exibida com o nome “Linux” no final da linha;

sudo fdisk -l

Passo 7. Execute o comando abaixo para instalar o Grub (lembre-se de substituir /dev/sdx pela partição ou disco identificado no passo 6;

grub-install /dev/sdx

Passo 8. Reinicie o computador usando a opção correspondente no ambiente gráfico do atual sistema (ou usando o comando sudo reboot ), e quando for solicitado, retire o disco da unidade.

Link para o post original Recuperando o boot do linux depois de instalar o Windows

2 curtidas