Apagar Windows do Dual Boot

Ei, pessoal! Boa noite.

Então, eu sou completamente novo com o Linux, mas já me apaixonei pelo Ubuntu. Fiz dual boot no meu notebook que veio com Windows e utilizo o Ubuntu a partir de uma repartição do meu HD.

Mas agora eu queria abandonar de vez o Windows e ficar inteiramente com o Linux. Como eu posso fazer isso? Não vejo problema em reinstalar/formatar o Ubuntu caso seja necessário, como eu estou no começo, ainda não tenho arquivos importantes. E no Windows eu já deixei tudo de importante na nuvem.

Obrigado!

Repito: eu ainda sou iniciante, não entendo muito. Vi uns tutoriais usando Gparted e achei muito confuso. Então prefiro optar pelo caminho mais “fácil”, se possível.

Só reinstalar o Ubuntu e durante a instalação apagar todas as partições do Disco. Agr assim sendo bem sincero, se vc é iniciante te recomendo dar uma olhada em vídeos sobre Ubuntu pra pegar o básico. Se vc quiser ajuda pra instalar o Ubuntu e configurar o básico pra vc usar confortavelmente eu posso te ajudar via telegram.

2 Curtidas

Então, eu estou há umas duas semanas usando só o Ubuntu, então eu estou ficando cada vez mais familiarizado e tudo que eu preciso atualmente para estudos/programação estou conseguindo fazer nele. Achei bem superior ao Windows.

No caso da reinstalação, é só eu fazer o mesmo esquema de usar o pen drive para instalar e no passo-a-passo selecionar a opção que apague meu Windows e o Ubuntu que estava antes?

Isso! Vc pode usar a opção pra instalar automaticamente e apagar o Ubuntu e o Windows ou fazer manualmente.

1 Curtida

Perfeito! Vou terminar de salvar os meus arquivos do Windows e depois fazer esse procedimento. Obrigado :slight_smile:

1 Curtida

Por nda. Qualquer duvida só avisar.

1 Curtida

Kaleb, basta eu selecionar essa opção, certo?
Já fiz backup de tudo.

“Apagar disco e reinstalar o Ubuntu.”

Isso mesmo.

Imagino que a esse ponto tu já tenha apagado o Windows reinstalando o Ubuntu, mas só para deixar registrado para você e outros usuários que futuramente possam vir a ter essa mesma dúvida:

Não é necessário reinstalar o Ubuntu para apagar o Windows. Basta instalar um gerenciador de discos (como o Gparted), deletar as partições do Windows, e, em seguida atualizar o Grub com o comando “sudo update-grub” ou através de um software gráfico como o Grub Customizer.

2 Curtidas