Ao instalar Ubuntu em Dualboot, Windows deixou de ser exibido como opção

ALGUÉM PODE ME AJUDAR!! Eu estava tentando fazer um dual do ubuntu e windows 10, criei o pendrive no rufus com ubuntu 19.10 e na instalação não aparecia fazer dualboot com windows. E ai eu tentei instalar na partição ai estava dando erro na EFI. Instalei assim mesmo e agora não consigo voltar para windows 10. E agora o que eu faço?

Tem MUITOS tópicos sobre dual boot aqui no fórum, creio que vale dar uma pesquisada.

Mas, o que eu posso dizer é que talvez você tenha instalado no modo legacy, dá uma conferida aí.

1 curtida

E agora, tem varios arquivos importantes no windows e não consigo escolher ele na inicialização ? Só aparece o nome do disco.

Se você perdeu ou não os arquivos do Windows, eu não tenho como dizer sem mais informações, mas provavelmente não, você só precisa reparar o boot ou reinstalar o Ubuntu no modo UEFI.

Outro lance, o título desse tópico é justamente algo que está descrito nas regras do fórum como não recomendado, se puder, edite.

1 curtida

vc pode reparar o boot do windows 10

com isso ele removerá o grub e entrará direto no windows

feito o procedimento, com o gerenciador de disco remova ou formate as partiçoe do Linux

obs: não testei o procedimento

3 curtidas

Como fazer um dualboot sem dor de cabeça:
1 - Entre na sua BIOS e desative secureboot e fastboot
2 - Entre no Windows 10 e desative inicialização rápida.
3 - Desfragmente a partição do Windows (antes de vc diminuir o espaço que usará dela pra instalar o Ubuntu 19.10)
4 - Baixe o Rufus e uso pra criar o pendrive de boot do Ubuntu
5 - Configure sua BIOS para inicializar pelo pendrive
6 - Carregue em modo live a instalação do Ubuntu e use o Gparted para rediomensionar o espaço para instalação do Linux
7 - Inicie a instalação do Linux e na parte de configurar as partição não precisa criar a partição EFI pois já vai ter uma do Windows criada e o Ubuntu pode usar essa sem problemas. Em onde instalar o carregador de inicialização deixe selecionado todo o disco. Após instalação entre na sua BIOS e deixe o Ubuntu como primeiro na ordem de boot. Assim que iniciar o sistema vai mostrar o grub (gerenciador de boot do linux ubuntu) com sua instalação do Ubuntu em primeiro e o Windows manager (inicialização do Windows 10) em ultimo (provavelmente).

2 curtidas

Antes de qualquer um dos procedimentos citados, sugiro que crie um Live USB e crie um backup de todos os seus arquivos, aí então você poderá realizar qualquer procedimento sem preocupação com perca de dados…

3 curtidas

Boa recomendação! (é serio alguém tem q remover esse negócio de 20 chars)

3 curtidas

Mano, faz um post com essas informações, usando imagens, pra gente ter como referência, porque essa pergunta é muito recorrente aqui.

1 curtida

Eu percebi que mt gnt (ainda) sem embaralha ao fazer dualboot. Seria interessante mesmo um posto ou um vídeo esclarecendo o processo de forma geral.

No canal do Diolinux tem vídeo sobre isso, mas a galera não busca a informação antes de instalar.

Instala, caga tudo e depois vem pedir ajuda no fórum, desesperadamente.

Por isso seria bom ter um post com todas as informações possíveis sobre pra gente usar nas respostas.

1 curtida

Obrigado cara, esse link me ajudou muito. Quando eu instalei o ubuntu eu não sei ao certo… Mas achou que deu um problema no sistema MBR do Windows 10, segui todo o tutorial do link e deu o comando:

BOOTREC /FIXMBR e apertei enter

E e reinicie o notebook e windows 10 inicio automaticamente tudo normal.

Minha TEORIA É: Meu windows 10 estava instalado no disco no modo MBR, esse modo dificultou eu instalar o ubuntu. Converti meu disco pro modo GPT/UEFI que me permitiu instalar o DUAL BOOT com linux e windows.

Muito obrigado a todos que comentaram, me ajudou muito!

1 curtida