Ao atualizar o Ubuntu as Personalizações se Mantem?

Ao atualizar o sistema as configurações e personalizações se perdem?

Novo no mundo linux, uso o Ubuntu 22.04 com o tema do macOS, além é claro de varias configurações pessoais e de programas.
Ao atualizar para o Ubuntu 22.10 a partir do ubuntu atual eu terei que começar tudo do zero ou as minhas configurações e personalizações atuais se mantem na nova versão?

Antes de fazer essa pergunta, cabe questionar: você tem algum objetivo específico ao fazer o upgrade para a versão 22.10? Trata-se de uma point release, não-LTS, criada para pavimentar o caminho da próxima LTS. A chance de ter bugs é maior (embora, sinceramente, a tendência é funcionar muito bem) e o período de suporte é bem curto (ou seja, você será obrigado a fazer upgrades para as próximas point releases). Para quem é novo no mundo Linux, geralmente é recomendado usar a versão LTS.

Não, ao atualizar o sistema a personalização não é perdida. Contudo, como há uma mudança na versão do GNOME (o ambiente de interface que o Ubuntu usa), é possível que algumas extensões que você instalou parem de funcionar. Por ser uma mudança pequena de versão, não deve haver problemas, mas o ideal, de qualquer forma, é sempre verificar a compatibilidade das principais extensões no site https://extensions.gnome.org/.

Sua personalização ficou bem bacana.

3 curtidas

Sim, eu estou satisfeito com a versão do ubuntu, mas é bom saber como funciona quando eu quiser ou precisar atualizar, e pelo que vc diz funciona da forma que eu ja imaginava.
Muitas extensões que eu gostaria de usar ja não estão disponiveis na minha distro, como extensões de menu global.
Valeu.

1 curtida

Para evitar esse problema com extensões, talvez possa ser interessante, no futuro, experimentar uma distro com KDE, como o KDE Neon.

O KDE, por padrão, é parecido com o Windows 10. O GNOME customizado do Ubuntu lembra mais o MacOS. O COSMIC, do Pop!_OS, também lembra consideravelmente o MacOS por padrão quando você opta pela configuração com doca.

O KDE, contudo, oferece muito mais possibilidades de customização e você não corre o risco de ter quebras, pois recursos como o Menu Global já vêm por padrão e você pode aplicá-los com facilidade. Você consegue replicar e até melhorar essa customização.

Apesar disso, por enquanto, eu continuaria usando o Ubuntu 22.04 LTS como está aí. Sua customização ficou muito show!

Olha, bom saber… antes de parar no ubuntu eu testei mtas distros, muitas mesmo, inclusive o KDE Neon, mas não cheguei a explorar profundamente.
Eu ainda mantenho o windows instalado em um dos SSD’s, embora não pretenda voltar a usa-lo como sistema primncipal, quem sabe futuramente eu substituia ele pelo KDE e explore melhor as possibilidades.

1 curtida