Android Desktop - Mais de 3 meses de uso - Samsung Galaxy Tab S5e - Meus Sentimentos - Com 3 vídeos

:wave:t2:

Desde o dia 17/12/2021 eu subsititui meu laptop tradicional pelo tablet da Samsung o Galaxy Tab S5e.
Estes sentimentos e relato aqui são pessoal e não tem a intenção de dizer qual sistema operacional é melhor ou pior, pois isto é de acordo com cada perfil de usuários.

O Sistema Operacional é o Android 11 polído com a One UI 3.1 da Samsung, ou seja, nenhuma mudança radical com outros launchers. Obs.: uma pena o S5e não ser elegível para receber a One UI 4, ela tem uma feature, que tem em vários Sistemas Operacionais, que eu iria gostar muito, o Corner Action, ao tocar com a seta do mouse em cada canto da tela o sistema executa algo que programamos.

O Hardware é o Samsung Galaxy Tab S5e, equipado com Snapdragon 670, 64GB de armazenamento interno e 4GB de memória RAM, com tela de 10 polegadas Super Amoled a 60hz.
Os equipamentos são físicos Teclado, Mouse, Controle e Adaptador de Som, todos Bluetooth, sem nenhum toque na tela, afim de sentir as habilidades Desktop do Android 11 polído pela Samsung com a One UI 3.1

Bom explicando sobre os vídeos, são 3:
1 - Android Destop One UI: Meu modo favorito, lembra o Gnome.
2 - Desktop Modo DeX: Usei 2 vezes sendo a 2nd para fazer este vídeo, lembra o Windows 11 e KDE Plasma talvez, mas pelo pouco que eu usei não tem a quantidade de features que o KDE tem.
3- Multi Tarefas: Fiz o vídeo no meu modo favorito, mas também pode usar no modo DeX. Neste modo mostro como o hardware do Tablet reage em multi tarefas. Uso bastante este modo.

Os vídeos foram gravados sem praticar, apenas “deu aquele momento 5 minutos” e eu resolvi gravar e digitar este tópico.

Abaixo segue os links de cada vídeo com mais detalhes:

1 - Android Deskop One UI

Neste vídeo eu mostro como uso meu Tablet como Desktop. Partes que acabei não colocando no vídeo, por exemplo, fazendo e recebendo ligações, escutar músicas num aplicativo e ver vídeos em outro aplicativo ao mesmo tempo, e outras coisas que eu possa ter esquecido, mas gostei e gosto muito de usar ele como Desktop e Mobile. Perto do final do vídeo eu queria testar o som então eu usei o meu perfil do Duolingo para testa-lo. Na gravação não ativei o microfone, que é possível, para usar como ASMR, escutar o clique do mouse e as teclas do teclado, pois eu lembrei só agora digitando este tópico :sweat_smile:.

2 - Desktop Modo DeX:

Aqui eu usei o DeX uma vez apenas para ver como era e o auto ocultar da barra inferior, pena que não tem esta feature no modo normal para auto esconder a barra superior, pelo menos no One UI 3.1, quem sabe a Samsung acrescente este modo nas versões futuras. Mas como minha perferência é estilo Gnome então não usei mais o modo DeX. Isso significa que aprendi um pouco mais gravando este vídeo, por isso talvez eu fiquei meio perdido na gravação :rofl:. A Samsung e a Microsoft vem trabalhando juntas para fazer um ecossistema polido entre Windows e Android One UI. Tem vídeos no Youtube que mostram esta cooperação entre eles usando o Sistema da Google. Um deles que eu gosto muito é o da Thao Huynh.

3 - Multi Tarefas:

O Multi Tarefas neste tablet funciona surpreendente com o hardware que ele possui. Este modo eu uso bastante e é excelente. @Dio o Youtube escolheu os thumbnails dos vídeos e neste 3rd acabou ficando um do seu vídeo, espero que você não me de strike :joy: :blush:.

Sobre o Equipamento:
Ele funciona super bem, raras as vezes que ele engasga e nunca travou com o meu perfil de uso. Ele quase não esquenta, tem uma tela de 10 polegadas linda Quad HD Super Amoled de 60hz e um som externo excelente. Mas a maioria das vezes eu uso o adaptador bluetooth com fone de ouvido funciona super bem. Em games ele tem um minimo atrazo, entre apertar o botão do controle e o som chegar no fone. Mas não me atrapalham.

O Teclado Bluetooth está desde o dia 12/12/2021 fora da tomada, já tem mais de 100 dias que não recarreguei pela segunda vez. A primeira carga foi no dia que ele chegou e depois disso está funcionando sem recarregar. Neste exato momento o teclado começou a piscar o led de power, 03/04/2022, surpreendente. Conectei um powerbank para poder continuar digitando.

O Mouse Bluetooth costuma durar 12 dias.

O Adaptador Bluetooth de Som dura apenas 2 horas e é mono (é o que eu posso no momento mas ele é excelente o som, além de que a Samsung tem sets nas configurações que ajudam a melhorar o som). Mas como ele funciona recarregando ao mesmo tempo então ficam 2 mini bateria externas que revezam entre elas, conectados a ele, durando entre 4 a 17 dias cada bateria externa.

O Controle Game Bluetooth dura uns 5 dias de jogo moderado.

Falando sobre a Bateria do Tablet:
Até este momento, desde que comecei os procedimentos de gravação e criação do texto deste tópico, mais as revisões de erros de Português, escutando música de fundo a bateria do Tablet ainda tem 49%. O Tablet está ligado desde a 7 da manhã. Segue uma screenshot:

Este é um dos principais fatos que me fizeram trocar meu sistema e me adaptar ao tablet para uso geral e principal. Como estou estudando economia e investimentos, quanto menos eu usar energia elétrica desnecessaria, melhor, isso vale para qualquer recurso. O Tablet faz tudo isso com resolução Quad HD e gasta menos de R$10 por ano de energia elétrica. A sua fonte de energia é de 10W e leva menos de 3 horas para recarregar. Eu configurei o tablet para o modo de recarregar lento e eu costumo recarregar ele desligado somente quando eu vou durmir.
O app que mais consome energia dele é o SimCity Buildit, eu tentei jogando 10 horas seguidas e o tablet ainda estava com mais de 30% de carga.

Eu devo ter esquecido de mais coisas que eu gostaria de comentar aqui sobre como é usar o Sistema Operacional Android com mouse e teclado físico, ou seja, como um Desktop real e não tenho oque reclamar. O Sistema funciona perfeitamente bem para o meu perfil de uso. Estou muito mais que satisfeito com meu Tablet e como Android OS polído pela Samsung na One UI. Dizem que o Ecossistema Google, Samsung e Microsoft usando o Android e o Windows são muito bons a se comparar com o da Apple. Isso me surpreende porque precisaram 3 empresas ou até 4 se incluirmos a Amazon para chegarem próxmos ao ecossistema da Apple.

Talvez eu escreva um tópico comparando cada um dos Sistemas Operacionais que eu usei e suas habilidades, desde WIndows, Kurumin, Ubuntu, Red Hat, Kylin, Mint, Arch, Gentoo até Android :pray:t2:.

Uns dos meus sonhos e objetivos futuros é conquistar o Samsung Galaxy Tab S8 Ultra ou superiores mas no momento eu preciso focar no que eu tenho, continuar fazendo meu melhor para conseguir entrar no mercado de trabaho que é meu sonho e objetivo principal, continuar meus novos estudos de investimentos e economia, manter meus estudos de idiomas e usar os de TI como hobbies.

Fico extremamente agradecido pelo Diolinux Plus, por eu ter a oportunidade de expressar meus sentimentos e convívio com este novo modo de usar Computador.

Muito obrigado também a todos que leram estes relatos e peço desculpas por algum erro :innocent:.

Peace out :v:t2:.

Live Long and Prosper :vulcan_salute:t2:

15 curtidas

:wave:t2:

Saudações Pinguins e Androids! Alias todos os Androids são Pinguins! Android é Linux!

Quando escrevi este tópico foi com o foco no modo Tablet. Logo depois dele, eu resolvi focar meu uso no modo Desktop, o DeX Mode da Samsung.

Alguns meses se passaram e aprendi novos detalhes, juntei mais dados, fiz várias pequenas mudanças e depois de mais 3 meses de uso no modo DeX, eu percebi que, para o meu perfil de uso, tanto o DeX quanto o Tablet Mode tem suas especialidades.

  • “Modo DeX” prefiro usar como um computador tradicional, fixo na mesa, com teclado e mouse, raramente tocando na tela;
  • Já no “Modo Tablet” me adaptei melhor em usá-lo como um Tablet/Smartphone, movendo ele de lugares, sem teclado e mouse, usando uma caneta para tocar na tela. Tem excessões em ambos os modos.

Segue um vídeo mais longo no Modo DeX , 14 mins, com uma timeline:

  • Tempo 0:00 - 0:28: O relógio e o aplicativo calendário;

  • Tempo 0:29 - 0:57: Acesso rápido a itens, notificações… Eu parei a seta do mouse no Secure Folder, afim de explicar um pouquinho dele. Ele cria um ambiente a parte sem desktop mas cada aplicativo quer for adicionado ali dentro, irá rodar como se fosse um novo sistema. Parecido com o Guest que tinha em algumas Distros, mas ele não apaga quando saimos dela;

  • Tempo 0:58 - 1:54: O menu de aplicativos separados por pastas, eram nomeadas mas resolvi deixar sem nome. Também o menu de aplicativos ocultos, que eu classifico como redundantes, escondidos do modo DeX ou Tablet (cada um dos modos podemos ter nossa própria personalização de apps amostra ou escondidos) e alguns que eu só uso quando o “My Files” me avisa que estão em desuso. O caso do Avast Cleaner, que executo ele quando o “My FIles” avisa. Eu comecei a usar o Avast Cleaner ontem… 7 meses de uso do Tablet foram deixando muitos rastros de pastas que não tem mais um determinado app, coisas mais antigas que ficaram, como por exemplo, acessamos um site e depois nunca mais acessamos ele, mas os rastros dele pode ficar lá. Eram 49% do armazenamento ocupados, o Avast Cleaner fez isso cair para 39%.
    Em 1:45 eu paro o mouse no aplicativo Sound Assistant da Samsung. O Android trata o som como “Foco-Tarefas”, ou seja, se estivermos escutando música e mudarmos para outro aplicativo, a música pode parar. O Sound Assistant permite que o Android trate o som como “Multi Tarefas” com várias funcionalidades extras, como volume específico para cada app, etc…;

  • Tempo 1:55 - 3:24: Acrescentamos atalhos na área de trabalho, Desktop Ativo. É possível posicionar os atalhos em qualquer lugar da tela, organizar por nome e se estiver espalhado enfileirar, clicar com o botão direito do mouse na tela;

  • Tempo 3:25 - 4:52: Usamos os atalhos da área de trabalho, como navegar com o Chrome no Diolinux Plus; Tem alguns botões redundantes, como o voltar mas que dependendo da situação é bom ter os 2, tanto o da barra superior quanto o da barra inferior. Apesar de que a barra superior poderia ser oculta em todos os apps e só mostrar quando tocarmos o topo da tela com o mouse. O botão fechar dela fica atrás dos botões do gravador da tela, por isso eu sempre usava ir na barra inferior. A One UI 4 tem mais funcionalidades ainda, como toques nos cantos da tela, acho que pode ter o ocultar a top bar. S5e é elegível até a One UI 3.1 que já é excelente;

  • Tempo 4:53 - 6:24: Um pouco mais da barra inferior, como o botão recentes. Também mostro o Game Launcher, que comecei a usar esta semana, ele tem uma função excelente chamada “Priority Mode”. Ela foca no aplicativo que estiver dentro do “My Games”, ignorando, pausando, desligando todos os outro aplicativos. E não é somente com jogos, podemos adicionar qualquer app ali, por exemplo eu add o Chrome com o atalho para o F1TV ou Bandplay quando vou assistir a Fórmula 1(Prefiro o F1TV para manter minhas habilidades de escutar em Inglês atualizadas, mas no momento estou sem condições…). Excelente o Game Lanuncher. O Bandplay é um dos apps que prefiro usar no modo Tablet;

  • Tempo 6:25 - 8:05: No botão recentes, podemos travar aplicativos de fecharem e fechar outros que ocasionalmente abrimos, além de um pouco do “My Files”, gestor de arquivos da Samsung. Acabei esquendo de mostrar ele direito, mas no vídeo “Modo Tablet” mostro ele um pouco melhor;

  • Tempo 8:06 - 8:25: Fiquei um pouco perdido :upside_down_face:;

  • Tempo 8:26 - 9:09: Mostro um pouco do aplicativo de configurações do sistema Android;

  • Tempo 9:10 - 13:13: Trocamos o papel parede, eu fiquei um pouco perdido em um site tentando achar um papel parede resolução 2k :rofl:. Me encontrei apartir do minuto 11:58 :joy:… Bom aproveitando para tirar um print screen de como estou digitando esta explicações vendo o vídeo:

  • Tempo 13:14 - 13:42: Mais uma vez fiquei perdido :innocent:, até levei a seta do mouse no canto superior direito da tela, lá ficam os botões do gravador de tela, eu fui fechar ele quando me lembrei do Termux!;

  • Tempo 11:43 - 14:23: Termux é poderoso, podemos instalar distros Linux inteiras com o proot-distro e um aplicativo VNC Local para usar a distro instalada. Como se fosse um Virtual Machine, comentários dele mais abaixo.

Bom, como gravei os vídeos sem som, achei melhor detalhar nestas timelines para este vídeo mais longo. Até porque não editei os vídeos e por não ter roteiro, então eu fiquei meio perdido onde vou com a seta do mouse :sweat_smile:.

Segue o vídeo bem mais curto, 3 mins, de como ficou o Modo Tablet, o melhor deste modo é usa-lo como dispositivo móvel na minha opinião (que sempre muda e tenta se adaptar de acordo com a atualidade e futuro):

E mais um screenshot, desta vez com este vídeo do modo Tablet e escrevendo todo este texto:

Na minha opinião, perfil de uso e gostos, o Android está se tornando um Sistema Operacional híbrido, muito versátil, dinâmico, econômico e de alto desempenho, pois é como se eu tivesse vários computadores em um, Desktop, Laptop, Tablet, Smartphone… No link abaixo um tópico que criei de como o Sistema consome energia elétrica de acordo com meu uso:

O Android tem seus defeitos, pode ser por causa de limitação de hardware, desenvolvimento de aplicativos, aplicativos que ficam reiniciando com bluetooth, adapatções que temos de fazer e outros como aconteceu com o site e o aplicativo da Bandeirantes. Comecei a usa-los semana passada fora do Game Launcher. Conforme vamos assistindo a Fórmula 1, depois de uns 15 mins, o Android começa a avisar que está ficando sem RAM e se ignorarmos isso, depois de uns 10 avisos, o Tablet congela, isso pelo site, no aplicativo ele leva mais de 1 hora para começar a avisar. Primeira vez que me aconteceu isso. O F1TV site e app sempre funcionaram normal, com o app sendo mais pesado. Talvez o Game Launcher com o Priority Mode e no modo Tablet possa resolver isso… Sábado e Domingo agora da para testar. Mas pode não ser a Bandeirantes e sim meu dispositivo que já é mais antigo. Este é o outro “defeito” do Android, dependendo do ponto de vista, pois ele tem pouco tempo de retrocompatibilidade oficial da Google e parceiros (eu posso escrever assim? rsrs). Mas se olharmos para um Lineage OS :nerd_face:

  • Um bônus por assim dizer sobre o Termux, ele não é simplesmente um Emulador de Terminal no Android, ele é mais que isso, podemos instalar sistemas operacionais, distros, inteiras, chroot-based através do proot-distro, dentro do Termux e rodar apartir de um aplicativo VNC local, como por exemplos, Ubuntu, Manjaro, Arch, Kali e muito mais! O Termux assim, parece um tipo de virtual machine. O Termux faz mais ainda que isso. Bom eu estou pensando em instalar uma distro Linux e criar um tópico explicando sobre.

Tem tantos e tantos detalhes e informações do Android que eu gostaria de digitar, sobre cada aplicativo, sobre o sistema mais a fundo, o F-Droid, o proot-distro e mais, mas talvez em um próximo tópico…

Finalizando: O foco do Android OS são os smartphones. Usar como Desktop pode depender de várias adaptações, perfil de uso e gostos mas como estes detalhes são bem pessoais, acredito que a melhor conclusão vem de cada um de nós após fazermos nossos próprios testes.

Concluindo: Eu acho que o Android ainda não está preparado para ser um Sistema Operacional de Desktop afim de atender as necessidades da maioria dos usuários de diferentes profissões. No entanto a Samsung vem se esforçando com o modo DeX. Mas para mim o Android fica mais para os disposivos mobiles e o modo Desktop fica mais para nós que somos nerds e entusiastas da tecnologia :nerd_face:.

Cheers :v:t2:.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Realmente, é incrível como é apenas uma questão de tempo para os tablets substituírem os notebooks.

Para mim, desktop já virou coisa de nicho, quando se trata de computação pessoal. Só quem tem desktop, que eu conheço, são pessoas que gostam de jogos ou precisam rodar coisas muito pesadas.

O padrão é notebook. Mas não acho que esses dispositivos vão conseguir segurar o quão versátil e produtivo pode ser um tablet.

Tentei fazer isso com um iPad, mas infelizmente meu fluxo de trabalho requer ainda um computador. Eu ficaria muito feliz se eu pudesse ter um tablet que rodasse tudo que um computador roda.

Acho que ainda não viraram o jogo por questões de mercado, mas capacidade para ter isso, e o Surface já existe há tempo, mas sinceramente, não acho que com o Windows ofereça uma boa experiência.

DICA:

Quando estiver carregando, evita de usar o aparelho, assim gera menos calor e ajuda na durabilidade da bateria.

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Parabéns demais pelos vídeos! De tudo que mostrou, o Dex é o que mais me chama atenção, pois, pra mim, parece ser o futuro. Ter em um único dispositivo essa convergência entre ambiente mobile e desktop é fantástico!

Já faz um bom tempo quando vi um vídeo do Coisa de Nerd em que ele projetava o S20 na TV (por wifi imagino, né?) e se transformava nesse tal de Dex, e nisso ele jogou com um controle de Xbox Fortnite (Android) e depois o Xcloud, naquele momento eu pensei “isso é futuro e não tem volta”.

As pessoas se afastaram do desktop e migraram para o mobile, só que o desktop ainda é necessário no meio empresarial e às vezes para o usuário comum em algumas tarefas, e agora essa ferramenta uniu perfeitamente essas necessiadades. E aí, ainda tem o lance do jogos que tinha dito no vídeo do Leon, pois, com o avanço dos jogos por streaming e assinaturas, outro dispositivo que deve morrer são os consoles, só projetar os apps pra uma TV (PS Now, Geforce NOW e Xcloud).

Enfim, num único aparelho você tem smartphone, desktop e console.

3 curtidas

:wave:t2:

Concordo, os computadores estão ficando cada vez mais pessoais, até físicos, os hardware.
Antes eu focava meus esforços em 1 desktop para cada coisa. Eu possuia 3 diferentes, além de 2 laptops, 1 tablet e 1 smartphone.

Eu tinha o Sony Xperia Z3, lá em 2014, e eu usava ele muito no serviço. Lembro que a idéia de transformar o Android em Desktop veio do Z3. Eu pluguei um mouse e teclado pelo USB e funcionou! Ele era equipado com o Android 4.1, eu só não segui com a idéia porque o Z3 era muito focado no serviço e como eu disse, eu tinha um desktop para cada coisa. Até o Android 2 aceita teclado e mouse.

Fui perdendo tudo, por equívocos meus, mas de repente me vejo voltando para o Android e seguindo com aquela idéia do Z3, transformar o Android em Desktop. Hoje vejo a versátilidade que o Sistema Operacional da Google é capaz. Já tem vários derivados do Android, o Lineage OS é um deles, tem o Harmony OS da Huawei, tem o Pine OS, e já tem várias Distros dando suporte para os dispositivos móveis.

Ainda não é tão simples instalar um Sistema Operacional nestes dispositivos mas, também foi assim nos computadores tradicionais, nas épocas de Windows 1, Mac, as próprias Distros Linux eram “difíceis” de serem instaladas. E olhemos hoje, alguns cliques, segundo e temos um Sistema Operacional pronto para uso. Não vai ser diferente com os dispositivos que usam o Android OS.

Este canal tem vários vídeos instalando distros Linux no Android através do Termux e um app VNC local:
Neste vídeo ele instala o Fedora 36 com KDE Plasma no Smartphone dele sem precisar alterar os software de boot e root do aparelho.

E tem muitos outros vídeos mostrando outras coisas que o Termux é capaz de fazer, inclusive jogos e ainda criar e desenvolver aplicativos. O Termux tem ficado cada vez mais poderoso a cada dia que passa.

E eu concordo com isso. O S5e, que já é um pouco antigo se levarmos em consideração que o Android não é tão retrocompatível, ele ainda faz bastante coisas, me atende 100%. Tem tablets, smartphones, dispositivos, que estão chegando com as ultimas gerações de processadores da Qualcomm, MediaTek, Exinos da Samsung, Tensor da Google, Kirin, Unisoc e mais que são muito competentes. O legal desta arquitetura ARM é que não fica numa briga só de AMD vs Intel… Olha o tanto de processadores que tem disputando espaço… Excelente!

Se não fosse o mercado e o tanto de empresas, home, pessoas, que tem computadores tradicionais, o jogo já teria virado… Mas é questão de tempo.

Yeah exato :pray:t2:! Ao recarregar o aparelho, eu diminuo as tarefas e tento sincronizar para recarregar mais quando vou durmir, pois eu desligo o tablet enquanto estou durmindo. Preserva a vida útil dele. Outro detalhe que parece que o aparelho está a 100% mas na verdade ele está a 85%, é uma função de proteção da bateria que tem nas opções de configurações da bateria da Samsung.

Thank you!

Thank you :pray:t2:! Eu faço isso, tenho um controle bluetooth, que uso para jogar os emuladores. O Android suporta até emuladores de PS4 e WiiU, mas o meu dipositivo, pelos vídeos que assisti, suporta bem até a geração do Wii.
Concordo, é um futuro que não tem volta! Com a chegada e evolução dos games em Cloud então, só alegria!
Eu acredito que desktops tradicionais e laptops vão ficar mais para nichos específicos mesmo.

Existem muitas empresas, pessoas conservadoras, muita gente tem receio do novo, não sai da zona de conforto e eu não acho isso errado, eu admiro isso, o mundo precisa de tudo um pouco para girar. Mas eu gosto de mudar com a atualidade e especialmente o futuro das tecnologias. Mas a hora que boa parte destas pesoas, empresas, descobrirem esta versátildade do Sistema Operacional Android, como você disse, tudo em um, poder levar o computador onde quiser, dentro do bolso e depois só plugar num monitor maior ou usar a tela do smartphone ou tablet, daí eu acho que elas vão mudar de idéia. Isso porque tem ainda a autonomia e economia de energia elétrica que estes dispositivos são capazes de oferecer. Meu uso gasta menos de R$14 por ano e fica mais de 10 horas usando direto! A hora que eu arrumar um emprego, estes R$14 irão cair para menos de R$8, pois irei usar menos o sistema.

Eu tenho um amigo que ele deixa um smartphone Android simples escondido no carro como rastreador. Se acontecer algo com o carro, pelo celular dele ele econtra o outro celular que está dentro do carro com rastreio via internet e satelite em tempo real. Fizemos um teste num estacionamento grande, foi bem fácil achar o carro.

Cada Sistema Operacional e cada Hardware tem suas especialidades mas, tem tanta coisa que o Android OS faz instalado em seus dispositivos que eu penso em criar tópicos a respeito.

Muito obrigado pelos comentários, thank you very much! Gracias!

Cheers!

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Incrível isso. É incrível como esse mundo ARM veio para mudar as coisas.

Há muito tempo atrás, confesso, falava: ah, essas pessoas que querem fazer tudo com celular… Não sabem que o computador (x86) é muito superior…

Eu tinha um certo preconceito e para mim, computador era x86. Mas atualmente vejo que não. Os ARM não só trouxeram a mobilidade, mas junto com os smartphones trouxeram uma nova forma de computação. Se prestar atenção resolvemos problemas, muitas vezes complexos, de forma bastante simples.

Planejar um percurso, saber se determinado local está aberto, saber qual a estimativa no trânsito, etc. Esse tipo de computação transcendeu uma simples mesa em casa ou no escritório. Por isso que acho que a tendência é esses dispositivos substituírem os notebooks e desktops da vida, para quase totalidade das pessoas.

E olhe que isso já é real. Muitas pessoas, por questão até de poder aquisitivo, tem apenas um celular. Vi isso muito durante a pandemia com os EADs. Muita gente fazendo tudo pelo celular.

1 curtida

Embora esta variedade seja bem recente, já que até pouco tempo o mercado de SoCs mobile era completamente dominado pela Qualcomm, com a Samsung tentando concorrer com os Exynos mas sem sucesso, enquanto a Mediatek era considerada uma fabricante de baixa qualidade e que só fazia “bombas-relógio”. Agora, com os Mediatek Dimensity, o jogo virou.

1 curtida

Isso no mundo de smartphones e tablets. No mundo de “placas de desenvolvimento” tem muitas outras opções. Por exemplo: Rockship, Amlogic, Allwinner, etc.

Vale lembrar também da arquitetura livre RISC-V, da até para instalar arch linux nele já:

1 curtida

:wave:t2:

Yeah. Como a tecnologia evoluiu e continua evoluindo tão rápido… E eu gosto destas batalhas, concorrências, variedades de arquiteturas, pois contribui para a evolução mais rápida ainda da tecnologia. Acredito que só com tecnologia avançada o mundo e o ser humano possam serem mais justos.

Bom acredito que estou soando como um “Android Fan Boy” :sweat_smile: mas vendo alguns vídeos no Youtube eu aprendi outro detalhe que fez o Android OS ser, na minha opinião, o Sistema Operacional mais completo “Out of Box”, pronto para uso, que temos no momento.

O Android é um Sistema Operacional pronto para ser um celular, atender e receber chamadas e mensagens, touch screen, conexões GSM, 3G, 4G, 5G, internet móvel, internet indoor, WiFi 2.4, 5, 6… ele também serve como um dispositivo multimidia, gps, vídeo game, assistente pessoal, carteira, dinheiro, indentidade, cnh, etc… vish… e com alguns ajustes e adaptações, ele se torna em laptop e desktop. Acho difícil até para o Windows ser tão completo assim.

Mas, o Android tem seus limites, não podemos jogar games AAA de Windows nele, jogos de Nintendo Switch, Playstation 5, XBox Serie X, tantos software de produtividade, um simples canal de tv aberta…

Ou quer dizer, tinha estes limites, até eu ver o vídeo abaixo que abriu mais ainda minha mente de o quão completo é o Android OS.

Um dispositivo com Android OS funciona também como monitor portátil, então estes limites acabaram! Através de conexão WiFi ou cabeada, HDMI, podemos conectar tudo que transmite vídeo e áudio no dispositivo e, com um aplicativo de captura que pode ser um do tipo USB Camera, usar-lo como Monitor Portátil com uma autonomia de bateria gigante e super economico em energia elétrica.

Podemos conectar, PC Gamer com Windows, com Ubuntu, Pop_OS, um Mini iMac, Nintendo Switch, Playstation 5, XBox X, Raspberry Pi etc… aqui numa tela 10 polegadas, 2k de resolução, OLED. Ele tem um pequeno input lag segundo os vídeos no YT, WiFi é mais perceptível enquanto cabeado HDMI menor, não testei esta possíbilidade ainda mas pretendo testar.

Claro que, além deste input lag, o monitor seria pequeno e talvéz não interessante para uso profissional, seja games, seja designers etc… mas um dispositivo, seja smartphone ou tablet com Android OS se torna um verdadeiro All-in-One e ainda dá asas para nossas imaginações.

Tem outros vídeos no Youtube mostrando o pessoal jogando games de consoles nele.

Fico imaginando um Samsung Galaxy Tab S8 Ultra que tem 14.5 polegadas, 2k de resolução, 120hz de FPS e tela Super Amoled, na minha opinião seria o melhor Monitor Smart Portátil com Android OS atualmente.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida