Veja a reportagem no site OMG Ubuntu.
Em português via Google translator.
Veja a reportagem no site OMG Ubuntu.
Em português via Google translator.
Adorei a mudança no menu de aplicativos. Agora dá pra reorganizar de cima pra baixo sem a ajuda de extensões.
Gnome cada vez melhor. Gosto muito da forma que ele opera.
Pra mim o “top recurso” é a melhoria com screencast assim como jogos em fullscreen (que já se sente no 3.36 com Wayland) e o grid que se enquadra melhor em resoluções ultrawide.
Muito bom…
Vamos ver na performance.
Acho que o gnome-shell poderia ganhar melhorias tanto na dock quanto no painel…
Vc poderia habilitar o que quer usar…
A Dock poderia ter uma opção de centralizado, direita ou esquerda…
Não acontecerá. A “dock” do GNOME não é uma dock propriamente dita e não foi concebida para ser uma, pois serve unicamente para indicar os apps em execução e agregar os apps favoritos do usuários para fácil acesso, ou seja, não há razão para que seja um item configurável e nem mesmo foi pensado para ser. Ademais, em uma live do Georges, se levantou até mesmo uma possibilidade de se repensar essa Dash que o GNOME possui, colocando suas funções em outros lugares, consequentemente removendo ela da interface, mas isso só foi uma especulação.
@swatquest é bem isso aí que o @Yofiel disse, tem outra coisa também, o GNOME tem o conceito de ame-o ou deixe-o, ficar esperando funcionalidades com o pensamento de outros DE não funciona, por isso preferi deixar o GNOME do que desconstruí-lo ou ficar esperando uma mudança que provavelmente nunca vai chegar!
Até entendo que não é uma dock, mas funciona como uma.
O problema do gnome-shell padrão é justamente este.
Eles criaram um interface que não fornece nenhum meio nativo, sem extensão, para personalizar a interface.
Nem troca de temas do gnome-shell é nativo.
O que vc descreveu é exatamento como os devs do gnome-shell querem que ele seja. E sinceramente, não acho “justo” chamar algo que cumpre seu objetivo de “problema”.
Não é um problema, é uma escolha. Na visão daqueles que não gostam pode ser um problema e isso é completamente compreensivo, ninguém é obrigado a gostar de algo, mas objetivamente não é um problema do GNOME, é apenas o paradigma que eles criaram para o projeto.
Não é bem assim.
Quando o GNOME 3 foi projetado para ser o que é, os desenvolvedores sabiam que a reformulação causaria descontentamento, logo decidiram pensar em uma solução que atendesse os usuários e não ferisse a visão do projeto. Levando em consideração o dilema dentre outras questões, ficou decidido que o gnome-shell seria escrito majoritariamente com bindings para JavaScript que seriam repassadas para uma base de código C/C++, tornando fácil a implementação/modificação do gnome-shell, o que acabou resultando na plataforma de extensões existente hoje.
É fácil e completamente normal não ver as extensões como solução própria do GNOME, mas é isso que as extensões são. As extensões são uma solução do GNOME para dar aos usuários uma forma de customizar o ambiente gráfico sem ferir o projeto.
Realmente, quando usava GNOME as extensões atendiam meu fluxo de trabalho em 98%, aí quando esses 2% começaram a me incomodar mudei de DE, mas o GNOME é perfeito para quem tem o fluxo de trabalho para o qual ele foi projetado, que é excelente por sinal, só não é para mim.
Eis uma das vantagens do software livre: você não está preso a nada.
Depois que comecei a usar o GNOME, não consegui parar. É o melhor DE na minha opinião. Ele oferece um workflow que nenhuma outra interface consegue reproduzir da mesma forma.
Essas mudanças são muito bem-vindas, em especial as do menu de aplicações. Finalmente!
O GNOME com esse app de Welcome me lembra aquela imagem:
+ Soluciona um problema: Não precisa de manual
Meio tradicional: Precisa de um manual
- Cria problemas: O manual começa com "Como ler esse manual"
Incrível como o GNOME continua na terceira linha 38 versões depois do lançamento da 3.0
Concordo…
Mas acho que eles tiveram escolhas erradas que poderia ser revisto.
Todo projeto pode sofrer mudanças.
Acho que o javascript não foi a melhor escolha. E lá no site deles já vi muita gente reclamando disso.
Contudo acho um ótimo ambiente.
O banco de dados do evolution é outro que o pessoal reclama. Simplesmente eles colocaram um dependência de programas para este banco de dados.