Amplificador de som que funcione bem numa distro baseada no Fedora

Olá pessoal, tudo bem?

Eu estava usando uma distro baseada no Manjaro / Arch. Nessa distribuição eu estava usando uma aplicação de melhoria de áudio chamada JamesDSP. Ocorre que devido a inconsistências e Congelamentos do sistema, por causa do driver da NVidia RTX séries, mudei de distro.

Agora estou utilizando o Nobara 43, que é baseado no Fedora. Tudo funciona bem, sem congelamentos ou perda de perfoemance. Entretanto o áudio não está legal. No modo “padrão”, sem nenhum app que o amplifique, o som fica bem baixo. Fazendo com que eu tenha que utilizar o volume do sistema mais alto que o de costume.

Apliquei a mesma solução que na distro anterior, instalei o JamesDSP. Ocorre que ele fica fechando sozinho. Do nada fecha.

Alguém sabe como resolver isso?

Pesquisando no Google diz que o fechamento repentino do JamesDSP no Nobara Linux ocorre frequentemente porque o processamento de áudio excede o tempo limite permitido do processador em tempo real (limite de CPU). Ou devido a um conflito com o servidor de áudio PipeWire/WirePlumber.

Alguém sabe comon resolver isso? Porque o que achei na pesquisa do Google não deu certo.

Caso não haja uma solução funcional pra isso, qual outra aplicação de amplificação de áudio, o famoso “Loudness On” funciona no Linux?

Obrigado!

Tu tentou essa solução do github deles?

Troubleshooting

• JamesDSP is randomly killed by the kernel or closes by itself

• The processing thread of the app may have exceeded the maximum amount of CPU time allowed for a real-time thread on your system.

• To fix: install the realtime-priorities package, add your user to the realtime group, and re-login. (see issue #155)

eu tentei tentar. Parece redundância, mas é isso mesmo. Eu não estou conseguindo achar esse realtime-priorities

Parece que isso dai está ligado a distros Arch. Ao menos foi o que a pessquia do Google me disse. Tentei o que encontrei, até o momento, mas sem sucesso.

Só sei que está muito ruim isso. Quando acho uma distro que não fica mais congelando do nada poor causa da RTX, o áudio não fica bom.

No Windows 11, mesmo consumindo quase 10Gb da minha RAM sem fazer nada, e apresentando um desempenho a quem do que o Linux me apresenta. Me forçando usar apps de terceiros pra deixar o visual do sistema mais agradável aos meus olhos, o áudio funciona muito bem obrigado. Claro, eu tive que instalar o FX Audio Enhancer. Mas funciona!

Como dfisse na distro anterior o JamesDSP funcionava, mas a distro não. hahahahaha. Agora a distro funciona bem, mas o áudio… ai ai!

É, aqui no Nobara eu não acho esse tal realtime-priorites não sei mais o que fazer.

O Easy Effects eu não estou acertando a mão e o Pulse Effects parece não funcionar.

Que triste!

Não pelo “Linux” – que não é pessoa física, nem jurídica, não tem braços, pernas, nem sofrimento – mas por você, que desiste de uma coisa muito boa para você.

Mas tenho certeza de que você ainda vai tentar de novo – pois usar Linux é ótimo – e vai acabar sendo feliz com ele.

Eu uso Linux há 19 anos – e “só Linux”, nos últimos 10 anos – e nunca tive problemas como esses que você teve.

Mas é verdade que há 17 decidi nunca plugar NVidia no meu hardware. – Nenhum motivo para me arrepender disso, até hoje.

sigo sempre tentando. Eu usei Conectiva, Linux Kurumin, entre outros. Não vai ser agora que vou deixar.

A Nvidia parece brincar conosco, que pagamos caro num hardware em que eles querem nos “sugerir”, por livre e espontânea pressão, usar Windows. Fazendo um aplicativo ruim e um driver que deixa a desejar para o Linux. Era muito mais simples e sensato portar o Nvidia Gamer Ready / GeForce Now, tal qual no Windows, para o Linux. Mas parece que ela não quer. E ela tem capital pra isso.

Agora, pelo que vemos ocorrer, a AMD também resolveu brincar com seus consumidores. Acho que gostou do que a Nvidia faz para com Linux Users. Que doideira foi essa regressão da AMD?!

Bem sigo procurando respostas para resolver a pendenga do JamesDSP, pois agora parece que achei a distro “perfeita” pra mim.

Salve @lieggio, tudo bem contigo?

Nas informações que você compartilhou faltam algumas informações que poderiam ser úteis para tentar entender o problema como: logs ou mensagem de erro dos programas que você testou, saber o hardware exato também ajudaria porque alguns drivers de som são bem chatos no Linux.

O EasyEffects tem plugins para fazer a amplificação de som, você informou que fez testes e não ficou satisfeito. Mas é preciso levar em conta que os dois não fazem a mesma coisa, até onde eu pude pesquisar - é possível chegar a um resultado parecido com o EasyEffects porém não deve ficar 100%.

O PulseEffects é uma versão destinada ao backend de som Pulse, não faz sentido usar ele em distros com Pipewire - a menos que você tenha feito uma enorme customização da estack de som toda.

O Nobara tem várias discussões relacionadas com problemas de áudio e vídeo, em muitas delas são citados bugs relacionados com este possível pacote. Ao que parece, o problema é bem complexo.

Talvez, valha a pena tentar novamente o Arch Linux e resolver o problema do driver de vídeo ou testar logo o CachyOS para ver o que rola.

Seja cortês ao abordar membros de qualquer projeto para sugerir um recurso ou pedir algo, tenha sempre em mente que são pessoas também.

P.s.: se a máquina que você está com problemas é essa da sua assinatura, possivelmente é um notebook? Dê mais detalhes sobre o hardware, isso pode fazer uma grande diferença.

:vulcan_salute:

Bem quanto ao que disse do FX Sound é que parece que os desenvolvedores, gringos, não gostaram de linuxes users ficarem perguntando no fórum deles sobre a versão pra Linux. Pesquisando eu vi isso.

De tanto alguns questionarem, um dos desenvolvedores disse que, traduzindo de maneira bem informal, somos minoria e eles acham perda de tempo em portar sua aplicação pro Linux.

Eu havia dito que vou abrir threads em foruns pra ajudar a difundir a questão e quem sabe o pessoal ver que, sim, nós existimos e somos muitos. :+1:

Mas é possível notar que isso está mudando. Veja que muitos devs que só miravam no Windows, estão nos notando. E uso como exemplo um player de áudio excelente que uso a muitos anos, o AIMP. Ele é excelente, e confesso que sentia falta da sua versão liniux. Não só eu como muitos.

Então os desenvolvedores dele trouxeram o AIMP Linux. Em pacotes DEB ou RPM. Ainda tem o que aprimorar? Sim tem! A versão atual é um híbrido entre Windows e Linux, com isso precisa de coisas no Wine pra funcionar pleno. Mas já é uma grande conquista ter essa aplicação tão boa “nativo” pro Linux.

Quanto a questão da distribuição, eu gostei tanto do Nobara que ao invés de instalar tudo de novo. Prefiro seguir tentando resolver essa questão do JamesDSP fechando sozinho.

Vamos ver o que acontece.

Caso alguém tenha sugestões do que possa fazer é só postá-las aqui.

Obrigado por me lembrar de uma coisa rsrsrs eu esqueci de atualizar meu perfil. ai ai rsrsrs, coisas da idade. rsrsrs

O meu PC é um desktop gamer de 2017. :+1:

Sobre o EasyEffects, uso esses presets GitHub - JackHack96/EasyEffects-Presets: Collection of PulseEffects presets · GitHub e gosto muito do resultado.

Tem também esse site onde você consegue baixar uma equalização “feita sob medida” para o seu fone https://autoeq.app/

Eu acho o EasyEffects muito mais fácil de usar, mais intuitivo e menos problemático que o JamesDSP.

Acredita que o Easy Effects também fica fechando do nada?

Nusss…

Estou sem entender.

Você ja testou o Fedora?

Eu saí do BigLinux igual você e estou me dando muito bem com ele (versão KDE, eu nãonasci pra usar gnome). Só instalar os drivers da Nvidia via rpm fusion e estou sendo muito feliz, é mais simples de usar do que dizem por ai.

Essa informação não ajuda muito, use as dicas desse post para coletar e compartilhar as informações relevantes.

:vulcan_salute:

Mais alguma informação?

Estou usando o BigLinux aqui e estou me dando muito bem com ele. Pelo menos por enquanto.

Bem eu to mexendo aqui e ali. Agora o JamesDSP não fecha mais tão rapidamente. Exceto se estiver usando o editor de vídeo via webapp, Clipchamp. Mas, ainda sim, a anomalia continua ocorrendo. Do nada ele fecha. Ah e como mencionado mais acima o Easy Effects, também, está fechando do nada.

Hoje eu entrei no Windows e tem uma coisa que muito me chama a atenção. No Windows com volume a 20%, usando um app amplificador de áudio, fica um som bem ambiente à noite. Bom de ouvir. Já no Linux, mesmo com o JamesDSP só com o volume acima de 35%

Bem curioso a maneira como o áudio é gerido no Linux. Parece ser mais baixo que no Windows, mesmo que use (em ambos) uma aplicação que amplifique o áudio.

Salve @lieggio, beleza?

Cara, se tanto o JamesDSP quanto o EasyEffects estão fechando do nada (e o problema piora quando você abre coisas pesadas no navegador, como o Clipchamp), o buraco é mais embaixo. O culpado não são os apps em si, mas sim o gerenciamento do Fedora/Nobara (`systemd-oomd` ou o próprio limite de tempo de CPU do PipeWire) passando o rodo nos processos de áudio em segundo plano quando dá um pico no sistema.

Como o pacote `realtime-priorities` que você viu é exclusivo do Arch, no Nobara a gente resolve isso dando prioridade de Tempo Real (RT) manualmente para o áudio.

Dá uma olhada no passo a passo abaixo para dar “imunidade” aos apps e resolver essa diferença de volume em relação ao Windows:

Passo 1: Dar prioridade de Tempo Real (RT) ao áudio

Abra o terminal e execute os seguintes comandos:

1. Adicione o seu usuário aos grupos de áudio/pipewire:

sudo usermod -aG pipewire $USER

sudo usermod -aG audio $USER

2. Crie um arquivo de configuração para liberar os limites de segurança:

sudo nano /etc/security/limits.d/99-realtime.conf

3. Cole o seguinte conteúdo dentro dele:

@pipewire   -   rtprio   95

@pipewire   -   memlock  unlimited

@audio      -   rtprio   95

@audio      -   memlock  unlimited

4. Reinicie o computador para que o sistema passe a aplicar essas regras.

Passo 2: O segredo do “Loudness” e volume baixo

O Windows costuma aplicar um ganho de fábrica no driver de som da placa-mãe, por isso o Linux parece mais baixo. Para resolver isso de forma estável, o ideal é usar o EasyEffects (de preferência a versão Flatpak, que gerencia melhor as dependências e evita conflitos no Fedora):

1. Abra o app, vá na aba Efeitos (Effects) > Adicionar Efeito e escolha Limitador (Limiter).

3. No Limitador, aumente o Ganho de Entrada (Input Gain) para algo entre `+3.0 dB` e `+6.0 dB`.

O Limitador vai fazer exatamente a função do “Loudness Equalization” do Windows: ele joga o volume lá para cima de forma limpa, mas não deixa o som estourar ou distorcer nas caixas.

Testa aí e conta se os fechamentos pararam!

Opa! Vou tentar isso. Eu já consegui identificar que tudo está relacionado ao gerenciamento de consumo da CPU.

Vou fazer o que você orienta e depois posto aqui se deu certo.

Meu amigo, muito obrigado. Por hora resolveu!!!