Among Us não roda com Proton

Comprei o Among Us na Steam e ele não está abrindo, baixou tudo certinho mas quando vou abrir o jogo, não roda. Aparece a tela de “Preparando para Iniciar Among Us” e depois ela sai e nada mais acontece. Tentei no Proton 5.0.9 e no 4.11 e continuou sem abrir o jogo. E sim, na Steam Play está marcado as 2 opções para poder funcionar.

Uso Linux Mint 20 xfce.

Edit: fui em discos e diz isso:

1 curtida

Pode ser que aqui haja alguma solução para o seu problema:

https://www.protondb.com/app/945360

Seu hardware suporta Vulkan?

Não sei, mas na primeira vez que instalei tudo tinha aparecido uma tela sobre Vulkan e tava carregando e então sumiu

Quando clico no botão ‘‘jogar’’ na steam, o botão fica como ‘‘parar’’ mas depois volta a aparecer como jogar.

E quando tentei em versões mais antigas do Proton apareceu isso:
Captura de tela_2020-09-29_14-15-19

Estranho. Eu só precisei ativar o Steam Play para poder jogar. Já tenho mais de 10 horas de jogo e olha que eu comprei faz poucos dias.

Poderia compartilhar as especificações de sua máquina?

E na Steam diz que joguei, é um note super antigo mas quando eu tinha win7 eu jogava o among de boa nele. Aqui está:

System:
Host: mint-xfce Kernel: 5.4.0-48-generic x86_64 bits: 64
Desktop: Xfce 4.14.2 Distro: Linux Mint 20 Ulyana
Machine:
Type: Other-vm? System: Acer product: Aspire 4720Z v: N/A
serial: <superuser/root required>
Mobo: Acer model: Nestos serial: <superuser/root required> BIOS: Acer
v: 1.3808 date: 02/18/2008
Battery:
ID-1: BAT1 charge: 14.7 Wh condition: 14.7/48.8 Wh (30%)
CPU:
Dual Core: Intel Pentium Dual T2390 type: MCP speed: 1362 MHz
min/max: 800/1867 MHz
Graphics:
Device-1: Intel Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics driver: i915
v: kernel
Display: x11 server: X.Org 1.20.8 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa
resolution: 1280x800~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel 965GM (CL) v: 2.1 Mesa 20.0.8
Network:
Device-1: Broadcom and subsidiaries BCM4312 802.11b/g LP-PHY driver: wl
Device-2: Broadcom and subsidiaries NetLink BCM5787M Gigabit Ethernet PCI
Express
driver: tg3
Drives:
Local Storage: total: 149.05 GiB used: 26.87 GiB (18.0%)

Encontrei isso na página do jogo no ProtonDB. Talvez resolva seu problema.

Vai nas propriedades do jogo e cola isso:
PROTON_NO_ESYNC=1 PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

1 curtida

Fiz isso e deu a mensagem de erro que mostrei num comentário, na Steam dizia que estava rodando, depois da mensagem de erro voltou a opção de jogar. Eu não tenho o Wine instalado pq quando eu tinha também dava o mesmo erro de directx e etc…

Já conseguiu rodar outro jogo com o Proton?
Voltou para última versão do Proton antes de testar??

Perguntei do Vulkan por que aqui o joga roda usando DXVK e usar Vulkan é melhor pra experiência, mas talvez sua GPU não tenha suporte, então consulte essa página.

Instale os pacotes do Vulkan e rode o vulkaninfo no terminal, provável que apareça uma mensagem dizendo que sua GPU não é suportada.

Se o Vulkan não resolver, te sobra testar com uma versão customizada do Proton: o ProtonGE, que resolve os problemas em alguns jogos.

Deixo um link adicional que pode ajudar:

1 curtida

Você já conseguiu jogar algum jogo com Proton neste notebook?

Já tentou reiniciar? As vezes ocorrem alguns bugs comigo, como dos jogos não abrirem enquanto não reiniciar o sistema… é raro, mas acontece.

Não há necessidade de instalar Wine, o Proton é o próprio Wine, então não faz diferença ter wine do repositório oficial da distro instalado ou não, o Proton é um Wine engarrafado, e qualquer coisa fora dessa garrafa é ignorado.

Dê uma olhada nesta página: GitHub - ValveSoftware/Proton: Compatibility tool for Steam Play based on Wine and additional components
Ao final da página, você encontrará a lista de comandos de inicialização.

Exemplo de comando: PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Eu acho que seria interessante você experimentar executar Among Us com algum Proton de versão 4.
Se não funcionar sem comando, vá testando com os comandos daquela lista, inclusive este:

PROTON_USE_D9VK=1 %command%

Jogar com Proton é assim, na base de “erro” e “acerto”.

Nunca joguei nada antes, é a primeira vez que vou tentar jogar no linux com o proton. Vou ir testando…

Instalei ele hoje, curiosamente pela primeira vez (se quiser jogar junto qualquer hora @steph só chegar nas lives), e rodou de boa, com o Proton 5.0. A sua placa de video tem suporte ao Vulkan?

1 curtida

Pra mim esse comando funcionou

1 curtida

Tô começando a achar que não suporta, teve uma hora que mostrou uma telinha carregando sei lá oq de vulkan mas mesmo testando outras versões do proton não tá funcionando :frowning:

Oi @steph tudo bem??? To vendo a sua “batalha” em tentar jogar no seu PC ai, e pelo q andei pesquisando, infelizmente ele não tem suporte ao vulkan, visto que ele é um processador ja descontinuado pela Intel e também ele é de 2008.

Creio muito que somente alguns jogos nativos vão rodar nessa maquina, mas com alguma limitação. Espero ter ajudado.

2 curtidas

Não lembra o que dizia nessa tela?

Puts que pena, mas obrigado pq eu não sabia bem como devia procurar sobre o processador. Eu achava que ia conseguir jogar pq quando esse note tava com win7 eu jogava, mas o problema é o proton então :frowning:

1 curtida

Pior que não pq foi rapido, só deu tempo de ler proton e ver o carregamento que foi rapidinho.

Essas mensagens geralmente ajudam a resolver problemas. :confused: