Amdgpu no Fedora 30

Olá… Estou com problema pra rodar vulkan e preciso ativar minha AMDGPU… Só que sempre que eu ativo amdgpu no Fedora 30 na hora do boot do sistema a tela congela. Alguém tem solução para isso? Obrigado desde já!

1 curtida

Qual a tua placa de vídeo?
Qual método ta usando pra ativar o amdgpu?
O quê retorna o comando:

lspci -k | grep amdgpu

?

1 curtida

lspci -k | grep amdgpu = radeon (em vermelho) e amdgpu cinzar

coloco parametro : ‘radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1’ no grub e atualizo ele… Sempre que ativo desse jeito na hora que reinicio o sistema ele congela e não da boot.

placade video: Radeon R7 260x

Cara, eu usava uma R7 360, sempre ativei o amdgpu com esse mesmo procedimento e sempre tive o mesmo problema no Fedora. Procurei uma solução pela internet, em forums e etc mas nunca encontrei. O curioso é que o Fedora foi a única distro que me deu esse problema. A única coisa que eu pude fazer foi reportar no Bugzilla do Fedora e agora é esperar que seja resolvido. Mas quanto mais usuários reportarem melhor, então sugiro que tu faça o mesmo.

Além disso, a não ser que alguma outra pessoa saiba a solução e venha a comentar aqui a minha sujestão é partir pra outra distro, infelizmente.

PS: Esse problema só ocorre mesmo nas placas Sea Islands e Southern Islands que precisam que o amdgpu seja ativado manualmente. As placas mais recentes já vem com o amdgpu como padrão e funcionam normalmente no Fedora, inclusive to usando o Fedora agora com a minha RX 580. Nunca tive problemas com ela.

2 curtidas

Que pena … Engraçado é que no Fedora 29 eu conseguia ativar amdgpu com a minha placa r7 260x e funcionava deboas. Espero que eles consiga corrigir esse bug chato.

Boa noite Jedi. Sabe me dizer se sua placa tem função fan stop ? Se sim, você fez alguma coisa para funcionar ?

Ta falando daquele recurso que desliga as fans abaixo de certa temperatura? Não funciona no Linux!
No Linux as fans funcionam em baixa rotação com a temperatura baixa, e aumentam a rotação conforme a temperatura sobe, mas nunca param. Infelizmente a AMD ainda não implementou essa funcionalidade no driver para Linux.

1 curtida

Reparei que os drivers da AMD ainda estão desatualizados para o Linux, no Windows está na versão 19.7.1 enquanto no Linux está na 18. alguma coisa. Com a novidade em cima dos Drivers Nvidia atualizados para linux Ubuntu, será que também teremos ultimas versões do Driver AMD para suas placas Gráficas ?

@Dsr
Não, o driver para Linux que é o AMDGPU está na versão 19.20. O quê está na versão 18.x nas distros baseadas no Ubuntu 18.04 é o Mesa Driver.

O Mesa não é exatamente o driver da placa de vídeo , o Mesa é uma implementação para o OpenGL. Então sim, o Mesa é um driver e é necessário, mas não é a versão para o Linux desse driver 19.7.1 do Windows. A versão para Linux do driver 19.7.1 do Windows é o AMDGPU que está na versão 19.20.

De qualquer forma se tu estiver usando o Ubuntu 18.04 ou alguma das suas derivações, e se o teu Mesa estiver na versão 18.x, aconselho atualizar o Mesa atravez do PPA do Padoka:

1 curtida
1 curtida