AMD random generator

Pessoal, montei um desktop com processador AMD Ryzen 7 e placa ASRock. Ao ligar recebo uma mensagem de que teria havido falha no gerador de números aleatórios. Um bug da AMD. Vi em alguns sites a recomendação de que poderia consultar o fabricante da placa, no caso AsRock, para fazer um upgrade da BIOS. Nunca fiz isso e estou inseguro de como fazê-lo.
Em tempo: o meu sistema roda Fedora 34 (a pior versão de todas, a meu ver…)
Como fazer isso de modo seguro?
Grato, desde já.

isso é falha de hardware, vc montou direito isso? checou as conexões? o suporte dessa placa ao processador?

dar um clear na bios, vê se tem essa função no menu da BIOS. se não tiver, vc tira a bateria da BIOS e liga o PC qua assim ela dá um auto reset.

se não resolver, depois entra no site da placa e baixa a atualização.

Obrigado, pelo que vi, trata-se de um bug do processador da AMD. Penso em entrar em contato com eles para que seja feita uma troca no processador para um “bug free”. Como trabalho com processamento numérico, com ênfase em estatística e probabilidade, uma falha na geração de números aleatórios pode influenciar os resultados.
A instalação foi feita com toda atenção, o risco de erro de instalação, é mínimo.

se vc constatou o bug do processador, então nada mais justo que pedir a troca.

1 curtida

Veja isso:

No caso é um AMD Ryzen 5

que vacilo isso!

mas pelo que eu li, “poderia solucionar o problema” fazendo o flashar bios e vc esta com receio disso?

acredito que flashar bio não afeta o OS do seus hd.

Ok, como faço isso? Tenho alguma experiência com computação, mas nunca fiz isso, daí o receio.

1 curtida

flashar bios é gravar num pendrive aos arquivos bios baixado diretamente do site da fabricante de acordo com o modelo da placa e instalar pelo pendrive no boot.

eu fiz isso muito na asus. e era bem facil.

1 curtida

Para fazer a “reinstalação” da BIOS seria necessário remover o chip e colocá-lo em uma gravadora, configurar endereçamentos e coisa do tipo. Recomendaria mais vc atualizar (ou flashar) a BIOS. Se ao atualizar permanecer o bug, solicite uma troca do processador :wink:

ATUALIZAR BIOS ASROCK:
https://www.asrock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=BIOS8

Meio sinistro, não? Vou estudar com atenção e criar coragem para fazer isso. Se não der, vou tentar a troca, com a AMD, o que dizem ser difícil de conseguir.

1 curtida

parece que é possivel “driblar” ocultar o bug com RDRAND. não soluciona porem só esconde o bug.

tenta seguir o tutorial do sit que vc acessou. Sobre o RDRAND não poderei te ajudar pq nunca precisei usar.

Só para complementar. Informações adicionais para sobre o meu sistema:
SistemaAMD

1 curtida