AMD consumindo mais energia no Linux(KDE Neon)

Tenho uma Rx570 Gigabyte, e tenho testado ela no Windows e Linux. Reparei que no Linux ela consome mais energia em idle do que no Windows, e consequentemente a função Fan Stop da mesma não trabalha no KDE Neon. Será que em um futuro próximo teremos drivers mais eficientes para AMD no linux ?

Vc também pode economizar energia colocando o KDE em modo Xrender ou desativando a Composição.

1 Curtida

Realmente o fan stop não funciona em nenhuma distro, e se essa funcionalidade será implementada ou não, a única forma de talvez saber é contatando a AMD pelo suporte ou redes sociais. Tenho uma RX 580 e espero que essa funcionalidade seja sim implementada.

Por outro lado, não é algo que faça muita diferença em desktops. A diferença de consumo não é grande a pondo de dar um “pulo” na tua conta de luz, e desktps não usam bateria. haha

Quanto ao que o @brunocabral falou, acho que até faz sentido se tu estiver usando um notebook, mas se for em desktop desativar recursos do sistema para economizar energia não faz sentido nenhum. E nesse caso em específico, as fans continuariam girando do mesmo jeito mesmo desativando esses recursos.

2 Curtidas

Sim, é uma solução pra notebook, como ex-usuário de APU, essa configuração fazia toda diferença. Mas desde que a AMD mudou sua política de Drivers (que tem lá suas vantagens mas tira o da empresa da reta) eu migrei pra Nvidia e nem penso em voltar pra AMD.

1 Curtida