Alto uso de memoria RAM se motivo aparente no Windows 10

Bom dia a todos.
Estou com um problema em um notebook Lenovo Ideapad 330. Acontece o seguinte. Após alguns dias de uso, apenas desligando e ligando, o uso de memoria RAM fica persistentemente alto e só melhora após reinicializar. Quando falo persistentemente alto é ao fechar todos os aplicativos, o uso de RAM continua alto, sem algum problema que justifique isso. Por exemplo, na última vez que percebi esse problema, o uso de RAM está em 70% (de 8GB de RAM) e quando fechei os aplicativos, o uso caiu para 60%. Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?

No gerenciador de tarefas, já tentou ordenar pela memória e ver qual executável está consumindo muita memória?

Algum programa ou serviço está consumindo memória e vc não está conseguindo identificar.

Recomendo fazer os seguintes passos:

No campo de pesquisa na barra, digite:

msconfig

Vá na parte de serviços

E pede para ocultar os serviços do windows.

Então desative todis os serviços não windows.

Reinicie e veja se o problema persiste.

Se parar de consumir, tem que ir iniciando um por um para identificar qual está consumindo muito memória.

Um outro processo

Clique com botão direita na barra de ferramentas perto do relógio e pede para abrir o gerenciador de tarefas…acho que isso.
Vá na aba iniciar e desative todos os executáveis que inicializar junto com windows

Veja se melhora.
Se parar, tem que ir ativando um por um e veja quem está consumindo memória.

2 curtidas

Antes de tentar soluções mirabolantes, vc precisa entender que memória disponível é pra ser usada… Em geral, tanto o windows como o linux, não vai liberar totalmente a RAM disponível principalmente após um grande uso de ram por programas. Isso porque o sistema entende que vc pode precisar reabrir o programa novamente a qualquer momento, por isso uma certa quantidade continua em uso. Contudo, essa ram que vc diz estar em uso, será perfeitamente liberada para um próximo programa aberto, caso haja essa demanda. Problema seria se ao abrir um programa diferente seu SO reclamasse de falta de memória.

3 curtidas

Eu sei que é para ser usada, agora ficar persistentemente alta é um problema principalmente quando poucos apps abertos já chega a 75% de uso.

Mas de qualquer forma. Eu fiz aquele comando do SFC /scannow e do dism checkhealth e restorehealth e estou observando para ver se resolveu o problema.

Só para uma resposta. Eu chequei o gerenciador de tarefas e principalmente o monitor de recursos e nada apontava para o que estava usando a memoria RAM.