Alternativas para o Acer NitroSense, exclusivo do Windows, controlando o nível da bateria, no Ubuntu existem?

Olá, Pessoal!

Tenho um Acer Nitro ANV15-51 V1.14 e utilizo o Ubuntu 24.04.2 LTS. No Windows, eu utilizava o NitroSense para controlar o nível da bateria, se queria que ficasse até 80% ou o carregamento completo da bateria.

Gostaria de saber se existe alguma alternativa para esse método no Ubuntu para que possa colocar para o carregamento completo, pois migrei pro Linux e essa configuração ficou salva, e o carregamento travado até 80%.

Desde já, agradeço pela ajuda! :blush:

Há um driver externo (acer-wmi-battery) que você pode instalar:

Se você tiver o Secure Boot desativado, bastar executar os comandos do cabeçalho Building para compilar o driver, e em seguida carregá-lo temporariamente para desativar a limitação de carga:

sudo insmod acer-wmi-battery.ko enable_health_mode=0

O procedimento para instalar esse driver permanentemente (caso queira mudar essa opção de tempos em tempos) é um pouco mais complexo, assim como no caso de querer permanecer com o Secure Boot ativado. Não sei se há interface gráfica para esse driver.

Ping @robsonpc que é o autor desse relato no GitHub.

1 curtida

Opa, é super tranquilo. Só baixar as fontes, compilar e instalar. Depois só instalar a extensão se for usar gnome.
Mais informações nesse link: Acer

Já compilei na base Ubuntu sem problemas e o pessoal do big Linux compilou e disponibilizou no repositório deles base manjaro-arch

1 curtida