Alternativas ao Google (buscador, Gmail e Google Chrome)

Quando se trata de privacidade, o Google é bem invasivo, pois coleta seus dados e depois vende para empresas anunciantes, movimentando um grande mercado com os dados dos usuários. Se você preza por sua privacidade, não se preocupe, porque existem alternativas para vários serviços do Google.

[Alternativas ao buscador Google]

Startpage

Startpage – Um buscador que usa o motor de buscas do Google, porém sem os seus rastreadores, sem anúncios, sem a bolha de resultados, respeitando sua privacidade. Ou seja: você tem os resultados do Google com total privacidade.

DuckDuckGO

DuckDuckGO Um buscador com foco em privacidade, sem rastreadores, sem propagandas, é uma boa alternativa ao Google, assim como o Startpage.

SearX

Searx – Esse é um buscador opensource, tem foco na privacidade de seus usuários, sem rastreadores e sem propaganda. Também é uma boa alternativa.

Swisscows

Swisscows – Um buscador Suíço, que não armazena dados de seus usuários.

Qwant

Qwant – Buscador que visa a privacidade do usuário, sem rastreadores. Pertence a uma empresa com o mesmo nome, localizada na França.

Ecosia

Ecosia – Buscador que doa pelo menos 80% de seu lucro excedente para reflorestamento. Também visa a privacidade de seus usuários.

[Alternativas ao Gmail]

ProtonMail

ProtonMail – Um serviço de e-mail de código aberto, com base na Suíça e consequentemente protegido pelas rigorosas leis de privacidade do país.
Sem anúncios, com foco na privacidade de seus usuários, criptografia ponta a ponta e proteção de dados.

O ProtonMail dá a opção do usuário criar conta gratuita e também contas pagas.

Na conta gratuita são disponibilizados 500MB de armazenamento, limite de 150 mensagens por dia e suporte técnico limitado.

Disponível para Android, iOS e web.

Tutanota

Tutanota – Serviço de e-mail com base na Alemanha, de código aberto e com foco em privacidade.
Criptografia ponta a ponta, proteção de dados, sem anúncios e um serviço de agenda.

O Tutanota contém plano gratuito e pago.

No gratuito são disponibilizado 1GB de armazenamento e busca limitada.

Disponível para Android, iOS e web

MailFence

MailFence – Serviço de e-mail com base na Bélgica, tem como foco a privacidade de seus usuários.
Criptografia ponta a ponta, serviço de agenda, proteção de dados e sem anúncios.

Contém conta gratuita e paga.

Na conta gratuita são disponibilizados 500MB para mensagens, 500MB para documentos, 1000 eventos na agenda e 1 grupo.

Disponível em web para planos gratuitos.

[Alternativas ao Google Chrome]

Firefox

Firefox – Navegador de código aberto, altamente customizável, sendo possível adicionar várias funcionalidades por meio de extensões. É desenvolvido pela fundação sem fins lucrativos Mozilla.

Sua versão “principal” pode ser ajustado para melhorar a sua privacidade online, seja por meio das configurações do mesmo, ou por meio de extensões.

Há uma versão do Firefox chamada de Firefox Focus, que é focado em privacidade, protegendo contra rastreamentos e também bloqueia anúncios, e atualmente está disponível apenas para mobile.

O Firefox está disponível para Linux, Windows, MacOS (OSX), Android e iOS.

Brave

Brave – Navegador de código aberto, baseado no Chromium. Tem como foco a privacidade de seus usuários. Com bloqueio de rastreadores e anúncios (exceto anúncios aprovados pelo Brave Ads.).

Atualmente ele está disponível para Linux, Windows, MacOS (OSX), Android e iOS.

Tor Browser

Tor Browser – Navegador de código aberto, baseado no Firefox e muito famoso por ser capaz de acessar a Deep Web.

É focado na privacidade de seus usuários, bloqueando rastreadores. Ele utiliza a Rede Tor, que é uma rede de servidores espalhados pelo mundo, onde todo seu tráfego de rede passa, para garantir o anonimato na rede.

O Tor Browser está disponível para Linux, Windows, MacOS (OSX) e Android.

É isso. São essas algumas alternativas ao Google, Gmail e Google Chrome. Obrigado pela sua atenção :slight_smile: :v:

Fonte: Alternatives to Google Products - The Big List (2024)

21 curtidas

Tutanota, SearX, Qwant e Ecosia me eram desconhecidos. Gosto muito do DuckDuckGO, mas, em pesquisas/buscas seu algoritmo infelizmente não tem o alcance do lendário da Google (provavelmente justamente em razão da falta de privacidade na coleta de dados).

3 curtidas

mano faz um blog só isso HAHAHAHA vc manja

só falta uma alternativa viável pro android

2 curtidas

Você pode usar uma custom rom opensource do Android, tipo o Lineage OS :thinking: :slight_smile:
Uma pena que não tem suporte para meu celular :confused:

tou usando a AOSIP Pizza no momento, os ports da lineage pro meu device não dão tanto desempenho.

1 curtida

Todas essas alternativas também coletam dados.
Não há para onde fugir mais.

1 curtida

Todo serviço da internet coleta algum tipo de dado. Quem quer privacidade, tem que se desconectar da Internet.

1 curtida

E esconder em alguma caverna que não pegue sinal, pois ao andar na rua, temos câmeras para todos os lados, temos nossos dados em vários órgãos e empresas e por aí vai.

1 curtida

Sempre vai coletar algum dado. Mas a questão é: Vendem esses dados para anunciantes igual a maioria dos outros serviços? :thinking: :v:

1 curtida

Eu digo que se a pessoa quiser privacidade total, terá que viver numa ilha deserta desconectado do resto do mundo e olhe lá. Se pah vai ter um satélite observando a tal ilha deserta :joy: :joy: :joy:

2 curtidas

Estou bem curioso para testar esse navegador Brave. E é bizarro as propagandas direcionadas que vem até você, já recebi uma da OLX que tinha um anúncio MEU.

1 curtida

Existe mais uma alternativa ao gmail:o mozilla thunderbird já embutido no linux mint(e provavelmente em outras distribuiçoẽs)


o visual é meio retro mais se você presa por sua segurança pode tenta-lo.
e mais uma dicazinha você que usa o outlook,sim o do site sem ser o premium uma vez que há propagandas com base em seu interesse você não esta seguro :face_with_symbols_over_mouth: se você presa por sua privacidade procure algum outro ou use o mozilla thunderbird

2 curtidas

Eu queria largar o Gmail e migrar de vez pro ProtonMail, porém tem um bot do Gmail no Telegram que é tão útil, pelo menos para mim, enquanto não tiver um equivalente em termo de praticidade no Proton, acho que não irei abandonar o Gmail tão cedo.

1 curtida

Já ouviu falar do /e/? Ele ainda está em desenvolvimento, mas está muito promissor!

2 curtidas

O que esse bot faz? Eu penso um dia sair do Gmail também, atualmente ele é muito prático pra mim.

1 curtida

Troca de dados é algo nativo da Internet, fato, mas isso não significa que nós devemos entregar nossas informações para qualquer serviço sem preocupação alguma. Eu prefiro utilizar DuckDuckGO, Tutanota e Firefox por serem tecnologias Open Source e, consequentemente, por eu saber que meus dados não estão sendo usados de formas que para mim são desconhecidas.

1 curtida

Ele é praticamente um cliente de email dentro do telegram, aqui o link dele.

1 curtida

Ubuntu Touch
20chars

2 curtidas

Descontinuado
20chars

2 curtidas