Alternativa ao Linux Mint 19 XFCE (após 10 anos sem usar distro baseada linux)

Pode ser problema de driver, apesar de o o seu hardware ser bem suportado.
Por questão de “tirar a certeza”, por gentileza, poste a saída do comando:
lspci -k
Este comando mostrará o hardware e drivers instalados em seu pc.

Consegue destrinchar melhor o digitar 2x?

Provavelmente problema com a partição Swap, que deve acabar se der certo o tutorial passado pelo @eddiecsilva.

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Root Complex
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Family 17h (Models 00h-0fh) Root Complex
00:00.2 IOMMU: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) I/O Memory Management Unit
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Family 17h (Models 00h-0fh) I/O Memory Management Unit
00:01.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:01.3 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe GPP Bridge
Kernel driver in use: pcieport
Kernel modules: shpchp
00:02.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:03.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:03.1 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe GPP Bridge
00:04.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:07.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:07.1 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus B
00:08.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:08.1 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus B
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SMBus Controller (rev 59)
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] FCH SMBus Controller
Kernel driver in use: piix4_smbus
Kernel modules: i2c_piix4, sp5100_tco
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH LPC Bridge (rev 51)
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] FCH LPC Bridge
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 0
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 3
Kernel driver in use: k10temp
Kernel modules: k10temp
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 5
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 6
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Data Fabric: Device 18h; Function 7
03:00.0 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43d5 (rev 01)
Subsystem: ASMedia Technology Inc. Device 1142
Kernel driver in use: xhci_hcd
03:00.1 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43c8 (rev 01)
Subsystem: ASMedia Technology Inc. Device 1062
Kernel driver in use: ahci
Kernel modules: ahci
03:00.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43c6 (rev 01)
16:00.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43c7 (rev 01)
16:01.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43c7 (rev 01)
16:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43c7 (rev 01)
18:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
Kernel driver in use: r8169
Kernel modules: r8169
1c:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Ellesmere [Radeon RX 470/480/570/570X/580/580X] (rev ef)
Subsystem: Sapphire Technology Limited Nitro+ Radeon RX 580 4GB
Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: amdgpu
1c:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Ellesmere [Radeon RX 580]
Subsystem: Sapphire Technology Limited Ellesmere [Radeon RX 580]
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel
1d:00.0 Non-Essential Instrumentation [1300]: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 145a
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Device 7c02
1d:00.2 Encryption controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) Platform Security Processor
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Family 17h (Models 00h-0fh) Platform Security Processor
Kernel driver in use: ccp
Kernel modules: ccp
1d:00.3 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] USB 3.0 Host controller
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] USB 3.0 Host controller
Kernel driver in use: xhci_hcd
1e:00.0 Non-Essential Instrumentation [1300]: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 1455
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Device 7c02
1e:00.2 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode] (rev 51)
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] FCH SATA Controller [AHCI mode]
Kernel driver in use: ahci
Kernel modules: ahci
1e:00.3 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-0fh) HD Audio Controller
Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] Family 17h (Models 00h-0fh) HD Audio Controller
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel

Apesar da luz indicativa do numlock estar acesa no retorno do modo de suspensão, tenho que desliga-la e liga-la novamente para conseguir digitar a parte numérica da minha senha. Depois disso, digito a senha e pressiono enter mas ao invés de retornar ao desktop, aparece a mesma opção, pedindo para digitar a senha como se eu estivesse acabado de ligar o pc mas se eu repetir o processo descrito acima, funciona!

Vou tentar, fiquei em dúvida sobre o grub pq eu acho que não é o único gerenciador de inicialização utilizado pelas distribuições baseadas em linux e também precisava entender o que os comandos estavam executando, muito obrigado por tentar ajudar.

Como falei anteriormente, assim como você, sou iniciante, mas acredito que o correto seria ele ter reconhecido como snd_hd_amd, isso explicaria a parte do som…
O Kernel está atualizado?
Eu encontrei os Drivers, porém, ali indica Ubuntu 16.04, não sei se o procedimento serve para versões superiores.

Recentemente eu tive uma dificuldade parecida com essa e descobri que o problema era que quando retornava da hibernação, o teclado numérico digitava caracteres desconexos, voltando ao normal somente quando eu desligava o NumLock e o ligava novamente, neste caso não procurei uma solução e nem lembro o que eu fiz… rs
Será que isso é praga para quem abandonou o Linux anos atrás? rs

Existem alguns outros como o Lilo e o rEFInd, mas não conheço nenhuma distro que não utilize o Grub como padrão.

Por gentileza! Alguém mais experiente poderia me corrigir nas informações?

1 Curtida

Fiz todas as atualizações sugeridas pelo Mint até então. Concordo que “não deveria” estar escrito intel em nenhuma parte relacionada a drivers pq meu pc não tem nada da intel. Eu tinha deixado essa parte de pesquisar e baixar os melhores drivers para depois que eu conseguisse estabilizar o uso como desktop e fosse me aventurar no suporte a jogos mas considerando sua investigação nos drivers, também acho que esse é o caminho.

Risos, mas mesmo que seja o caso, com minha determinação e a ajuda da galera aqui do fórum ou até mesmo em outro fórum e se for o caso com outra distro, vou conseguir um desktop 100%.
Só não estou pesquisando a fundo pq estou no final do semestre da faculdade, enrolado com TCC.

2 Curtidas

Vou tentar seguir as sugestões desse tópico e depois dividir meus problemas e dúvidas em partes menores e abrir tópicos separados, acho que coloquei muita coisa em um tópico só.

1 Curtida