Pessoal,
Minha última experiência com uma distro baseada em Linux como sistema principal tem quase 10 anos e foi com o Ubuntu, antes do Unity. Tive que desistir por conta de bugs com cliques que nem sempre funcionavam, lentidão em relação ao que tinha no Windows e por último, mesmo com os codecs recomendados da época, não estava conseguindo assistir alguns filmes e terminei quebrando o sistema quando fui seguir uns “tutoriais” para tentar solucionar.
Há cerca de 2 meses atrás, por acaso encontrei um vídeo do Diolinux no youtube, gostei, assisti vários e fiquei com vontade de tentar usar uma distro baseada Linux novamente. Escolhi o Mint XFCE pq gosto dessa interface e como técnico de informática, penso em passar a instalar o Mint para meus clientes mas antes disso, preciso “domina-lo” para meu uso pessoal.
Pois bem, infelizmente tenho experimentado os problemas relatados abaixo, queria a opinião de vcs sobre possíveis soluções ou se for o caso, sugestão de outra distro baseada em Linux.
1 - Algumas vezes o sistema muda a resolução sozinho e eu só consigo resolver se eu reiniciar;
2 - Se eu estiver com dois monitores com caixa de som embutida, mesmo quando um deles está desligado o som não funciona no segundo, preciso retirar o cabo HDMI fisicamente de um deles.
3 - Quando volta do modo de suspensão, volta com numlock desligado e eu preciso digitar a senha 2 vezes para conseguir entrar no sistema.
4 - Algumas vezes, mesmo com um único monitor, a saída de som selecionada não funciona, tenho que selecionar a analógica para depois acionar novamente a hdmi.
5 - Não consigo hibernar o sistema.
6 - Outro dia o thunar ficou com imagem congelada de uma forma que eu estava abrindo arquivos sem conseguir enxergar onde estava o cursor, com risco de apagar ou mover algo sem querer.
Apesar de parecer muita coisa, esses problemas não acontecem sempre, desconfio que seja uma dificuldade do kernel em lidar com meu hardware por sem muito recente mas gostaria da opinião de vcs. Eu tenho um Ryzen 7 2700, placa mãe com chipset amd b450 e vga amd radeon rx 570.
Posso estar sendo preconceituoso mas desconfio tb que a base do ubuntu não é lá muito estável, tenho um pouco de afinidade com a base debian sem a personalização do ubuntu, tentei até usar o debian como sistema principal na época que tive problemas com o ubuntu mas não consegui um bom suporte para fazer tudo que eu preciso funcionar, sei que o foco desse sistema não é uso em desktop mas tenho impressão de uma boa estabilidade gostaria de tentar novamente.
Então, vcs acham que eu devia tentar resolver os problemas do mint xfce que já está instalado, deveria tentar novamente fazer o debian funcionar ou deveria tentar outra distro ? Eu não faço questão de ter os últimos pacotes, me importo mesmo é com estabilidade e pra ser honesto, a cada atualização de pacotes eu fico meio “tenso” com receio de algo deixar de funcionar em um momento que eu esteja precisando muito do pc, sei que o ritmo de atualização do debian é lento e justamente por isso, nem tentei instalar o manjaro.
Sei que depois que estabilizar o uso do desktop, vou ter novos desafios para fazer com que os jogos possíveis funcionem mas estou disposto a atualizar kernel e o que mais precisar, seja no mint, no debian ou em um outro. Ou em último caso, manter dualboot com Windows.