Alternar usuários no Gnome é um problema crônico da interface?

Boa noite pessoal.

Após tanta espera, finalmente chegou o Ubuntu 20.04 LTS. O Gnome ficou bastante otimizado e não tenho até agora o que me queixar, exceto pelo fato de haver uns congelamentos quando troco de usuário.

O engraçado é que “desde sempre” tenho esse problema nas mais diversas versões do Gnome. Chega a ser até irônico o Linux nascer multi usuário e haver tanta dificuldade na troca.

Isso acontece também com vocês?

1 curtida

Ainda não testei o Ubuntu 20.04, porém essa opção de alternar entre usuários sempre funcionou de boas para mim no Gnome :thinking: :v:

Como acontece esses congelamentos? Na hora de alternar ou quando já mudou e tá utilizando o sistema? :thinking:

Eu só tenho o meu usuário, então nunca tive esse problema.

Já pensou em relatar um bug? A chance da maioria das instalações terem apenas um usuário ou não terem dois usuários usando o sistema simultaneamente e assim nunca terem percebido é grande.
Quais passos exatamente você executa para o travamento acontecer?

2 curtidas

Olha, uso o Gnome já faz tempo, usei ele em tudo que é distro e nunca tive problema. É tanto que costumo deixar jogos baixando ou enviando alguns arquivos, enquanto deixo o guri jogar em uma conta que criei pra ele. Pode ser teu hardware.

1 curtida

Uma possível causa de lentidão é o HD, é comum as pessoas deixarem o sistema no SSD e o /home no HD, geralmente isso influência um pouco na performance quando entra no sistema. É o seu caso?

1 curtida

Não sei como reportar. E estou na sessão A e digamos que o Firefox está aberto. Coloco “alternar usuário” e vou para a sessão B, digamos que o gerenciador de arquivos estava aberto. Ao fazer a alternância, do A para o B, ao chegar no usuário B, encontro aberta a aba a guia de onde fica a bateria, conexão com internet, etc. O sistema fica travado, sem responder. Passa uns 10 segundos e ele fecha essa guia e volta a estar no gerenciador de arquivos.

Isso acontece também se eu for do usuário B para o usuário A.

1 curtida

Obrigado pela resposta.

O hardware é fraco, mas acho que não seja tão fraco assim. É um notebook da Dell

Processador: Intel Pentium Gold 5405U
Memória: 4GB DDR4
GPU integrada: Intel UHD 610
Disco rígido 5400 rpm com 1 TB

Tudo bem que o HD é sempre um “problema” mas não esperava por isso. Isso acontece nesse notebook e em outro ( bem mais fraco). E já acontecia há muito tempo, com versões mais antigas do Ubuntu 18.04 LTS, por exemplo.

1 curtida