Alterar diretório raiz "/" para SSD

Olá. Tenho o Ubuntu 20.04 instalado em um laptop com o diretório /home em uma partição separada do diretório raiz. Fiz isso justamente porque sabia que facilitaria minha vida em caso de necessidade de manutenção.
Acontece que agora consegui um SSD novo e gostaria de instalar o sistema no SSD e deixar os arquivos do /home no lugar que estão.
Minha dúvida é como é a forma correta e que será mais fácil para fazer isso.
1- Devo fazer uma nova instalação do ubuntu no SSD indicando a partição /home já existente para ser usada e não formatada.
2- Ou tem como fazer uma migração dessa instalação que já tenho para o SSD?

Espero ter sido claro. Se alguém souber me ajudar, agradeço.

Você pode usar o Clonezilla para criar um clone da partição raiz para o SSD.
Eu fiz isso de / no pendrive para o meu novo SSD.
A diferença de mim para você é que eu clonei o pendrive inteiro para o SSD.
E você tera de fazer o clone so da partição.
No youtube tem video ensinando a usar o Clonezilla recomendo assistir antes de usar.

como vc vai usar um SSD, rapaz, compensa fazer uma instalação do zero da raiz do sistema! primeira opção com certeza…
se vc fizer o tal do clonezilla (muito bom para outros casos), com certeza vai ter um sistema que não é tão rápido quanto poderia ser.

Tem um monte de jeito de fazer isso. Os dois mais fáceis são usar o clonezilla ou instalação limpa.

Se for fazer instalação limpa, depois tem que instalar os programas que vc tem na atual instalação. Para saber quais são todos os pacotes instalados use o “dpkg --get-selections” Salve a lista no seu home que depois fica mais fácil de lembrar os pacotes para instalar “dpkg --get-selections > listadepacotes.txt”

Puxa, andei atrás desse comando um tempão antes de migrar do Ubuntu pro Manjaro! Acabei fazendo uma lista no Google Keep…

Mas tá, deu tudo certo, ficou o aprendizado! :slight_smile:

Obrigado pessoal.
acabei reinstalando o sistema no SSD. Ficou Top.
Deu trabalho de colocar os programas novamente, mas as configurações ficaram intactas. Show!
Valeu!