Alterando barra de endereços firefox

Bom dia pessoal. Para quem é usuário do Firefox, deve ter notado que a barra de endereços sofreu uma reformulação na última atualização (para quem usa a versão “padrão”. Se você usa a Beta ou a Nightly, já recebeu essa atualização a algum tempo). Pois bem, quem não gostou ou não se adaptou a essa nova forma de trabalhar da barra de endereços, vou mostrar como retornar ao comportamento padrão das versões anteriores. Uma alternativa para quem não quiser alterar o comportamento padrão do navegador e não quer abandonar o Firefox, é utilizar o firefox-esr (extended support release).

Como de costume, para todo bom utilizador do FF, é bom conhecer o comando “about:” (about dois pontos). O “about:” envolve uma série de comandos e opções dentro do navegador que vão desde alterar configurações e comportamentos do FF até exibir o consumo de recursos que cada aba está fazendo ou todas as informações sobre a telemetria do navegador (se ela estiver ativada, claro) que são coletadas de cada usuário. Para retornar ao comportamento padrão, temos que alterar o valor de duas linhas.

Digite na barra de endereços “about:config” LEIA a mensagem que é exibida, aceite se quiser fazer alterações nas configs do navegador e vamos lá.

A primeira alteração que faremos é na linha: “browser.urlbar.openViewOnFocus”. Se você estiver com seu FF atualizado, essa opção vai estar marcada como “true”. Clique no final da barra, no ícone que parece com dois números 1 um debaixo do outro ou dê um clique duplo sobre a linha, e a opção “true” será alterada para “false”.

Uma informação importante. Se você reparar bem, ao alterar o comportamento padrão, no fim da linha é exibido um novo símbolo. Uma seta curva apontando para baixo. Essa opção é o “reset”. Ou seja, se você alterou e esqueceu qual era o padrão, basta clicar nessa seta para retornar a configuração padrão. Obviamente, apenas da linha que você alterou. Para “resetar” todo o FF é só ir em “menu/ajuda/reiniciar com as extensões desativadas”.

Alterada a primeira linha, volte na barra de pesquisa e digite “browser.urlbar.update1”. Aqui, como podemos ver na imagem abaixo, existem várias opções. Se quiser pode alterar todas para “false” ou só a primeira linha “browser.urlbar.update1”. No teste que fiz aqui, só alterando a primeira já tive um resultado idêntico ao padrão das versões anteriores. Mas, sempre usei a barra de endereço de forma simples, então se você usava algum outro recurso da barra, talvez seja interessante alterar todas as linhas.

Feito as alterações, reinicie o navegador (basta fechar e abrir novamente) e as configurações estarão como nas versões anteriores.

Para quem tem tem preguiça de ler:

Apenas altere o valor das seguintes linhas:

browser.urlbar.update1
browser.urlbar.openViewOnFocus

Ambas de “true” para “false”. Reinicie o navegador e o comportamento da barra de endereços será como nas versões anteriores.

Obs: eu ainda não alterei a minha config padrão. Estou deixando do novo jeito mesmo, para ver se me adapto ou o que acho dela. Embora utilize pouco a barra, já que os sites que frequento eu deixo salvo nos favoritos. Inicialmente, a mudança não me incomodou. Até porque dispensa aquela barrinha de buscas ficava ao lado da barra de endereços padrão, embora essa barra já tenha sido retida do layout por padrão a várias versões. Mas ela ainda pode se adicionada abrindo a opção de personalização no menu. Porém vi muitas pessoas reclamando desse novo comportamento da barra de endereços, então resolvi fazer o post para ver se ajuda alguém.

2 curtidas