Alteração na Dimensão das frações do Pop!_Os causa lentidão

Fala pessoal, tudo certo?

Estou enfrentando um dilema com meu monitor LG Ultrawide na máquina de trabalho.

A resolução máxima suportada é de 2560x1080 e isso funciona perfeitamente, mas como não me adaptei a ter as coisas tão pequenas na tela para trabalhar, estava habituado a utilizar a escala (dimensão de fração) em 125% com outras distros como o Manjaro KDE e outras que testei que funcionaram normalmente, mas quando tento utilizar essa opção no Pop, tem o problema de lentidão e crash na imagem (que é um alerta que está sendo informado no próprio sistema abaixo do botão de ligar essa opção).

Queria saber se alguém já se deparou com esse tipo de problema e se conseguiu resolver de alguma forma.

Meu pc é um Dell Optiplex 990 com i5 2400 e 16GB RAM, SSD 256GB

Como o monitor só tem entradas HDMI e o PC só tem saídas VGA e DisplayPort, estou tendo que usar um adaptador de DisplayPort para HDMI.

Estou usando o Pop porque é o sistema que menos trouxe problemas com essa máquina (que já está bem zuada), o Windows 10 e 11 que instalei não dá opção de 2560x1080, apenas 1980x1080 no máximo, por isso descartei eles.

Abc.

Eu coloquei uma plaquinha de video no meu optex 3020 justamente para ter uma porta HDMI
E funcionou perfeitamente.
Essa é a GPU q comprei:
YESTON AMD Radeon RX550 4G D5 LP Gaming Graphics Card Radeon Chill 4GB Memory GDDR5 128Bit 6000MHz VGA + HD + DVI-D GPU,Half Height, Single Slot Graphics Card with Small Blank Amazon.com: YESTON AMD Radeon RX550 4G D5 LP Gaming Graphics Card Radeon Chill 4GB Memory GDDR5 128Bit 6000MHz VGA + HD + DVI-D GPU,Half Height, Single Slot Graphics Card with Small Blank : Electronics

Existem outra como a rx600 low profile tb que cabem no gabinete sff e não precisamos de trocar a fonte com esses gpus

1 curtida

Olá @DanSilva, tudo bem contigo?

Se você aumentar o tamanho das fontes do sistema não consegue chegar em um resultado similar? Já fez este teste?

:vulcan_salute:

2 curtidas

Eddie, na verdade eu não havia tentado fazer isso, mas melhorou bastante quando alterei o fator de escala para 1,10 no gnome-tweaks.

Agora ficou perfeito, obrigado pela dica :grimacing:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.