Alta Disponibilidade

Olá, Dionatan! Tudo bem?
Meu nome é Sérgio e sou gerente de TI de uma rede de supermercados com 06 lojas. Sou seguidor do seu canal e tenho muito interesse no Linux…

A empresa que eu trabalho dispõe de dois servidores HPE Proliant DL380, sendo que apenas 01 deles está em atividade com o Windows Server 2012 R2 instalado, sob o programa VMware…

Atualmente, o nosso ambiente está estruturado com o recurso Active Directory e o Terminal Server para que as filiais possam ter acesso ao sistema ERP, à distância.

Eu gostaria muito de aproveitar o outro equipamento que não está em atividade e criar um Cluster de Alta Disponibilidade, com um sistema Linux…

Com o Linux, existe algum recurso de acesso remoto semelhante à Conexão da Área de Trabalho Remota do Windows?

É possível criar um Cluster de Alta Disponibilidade, automático, com um sistema Linux? E qual distro seria mais viável? Sobre escolher qual distro, damos importância à estabilidade, à velocidade das informações e a facilidade de gerenciar os discos e partições e monitorar as porcentagens de utilização dos recursos do hardware como processador, a ocupação do espaço em disco e consumo da memória RAM…
Abraços!
Atenciosamente,
Sérgio
São João del-Rei / MG