Alma Linux é bom para substituir o RedHat em estudos?

Gostaria de saber se o Alma Linux já é uma boa opção para substituir o RedHat na questão de estudos para certificações RHCE já que o Centos foi descontinuado?

Você pode usar o próprio Red Hat, agora tem como usar de forma gratuita.

4 curtidas

Confesso que não sei nada sobre certificação de Linux e etc., mas acredito que sim. No entanto, desde que o CentOS foi substituído pelo CentOS Stream, a Red Hat tem disponibilizado uma licença gratuita para desenvolvedores, que talvez sirva para essa finalidade.

2 curtidas

É algo muito recente para se ter certeza, mas como foi mencionado: baixe e estude o próprio Red Hat, afinal, é para certificação, não para vc implantar em alguma empresa.

1 curtida

Por que estudar outro OS que não seja Red Hat ou até mesmo o CentOS Stream? ainda mais para Certificação, Alma Linux ainda está em desenvolvimento. Red Hat era a gratuito para estudantes desde que você realize o cadastro no site com e-mail institucional, hoje é gratuito para ser utilizado em até 16 servidores em uma rede, você pode baixar a iso direto do site da Red Hat sem pagar nada.

1 curtida

Substitui sim, numa boa. Pelo que eu vi ele é totalmente compatível com o CentOS, sendo “feito” da mesma forma, ou seja, compilado diretamente dos fontes do Red Hat.
Segundo eles: “AlmaLinux OS é um fork do RHEL compatível com binário 1: 1, um sistema operacional Linux gratuito para a comunidade, pela comunidade”. Só creio que, caso existam, ferramentas proprietária da Red Hat não devem fazer parte do Alma Linux.

Oracle Linux também é uma opção viável, inclusive, adotada na maioria dos casos.
Fora que, o CentOS 7 ainda tem suporte, dá para estudar por ele.

Exato, tanto que é assim que as remaster (ou derivados? Agora fiquei na dúvida) fazem: pegam a parte livre do código e recompilam em um produto realmente livre, sem as diversas parte proprietárias, sejam da Red Hat ou de parceiros que disponibilizam algo específico para a empresa.
CentOS, Oracle e Alma fazem assim.

De maneira semelhante, mas diferente, Mint e Elementary fazem com o código do Ubuntu: pegam o que a Canonical disponibiliza e recompilam, porém, com seus DEs e componentes próprios, Cinnamon para o Mint (além do Xfce e Mate) e Pantheon para o Elementary.

Espero não estar criando confusão.

1 curtida

Pois é eu me cadastrei lá no site da redhat e até baixei a ISO, mas não sei o que eu fiz que eu só consegui 30 dias para uso e já expirou, eu acho que vou ter que fazer um novo cadastro e ver se consigo baixar essa versão gratuita que muitos dizem que dura 1 ano

Você baixou a versão trial. Pra desenvolvedor eles liberam uma licença full.
O @Capezotte postou o link pra desenvolvedores, mas vai ele aqui novamente.