Alguns problemas sem resposta em GAMES

Um iniciante com problemas nos games

Introdução:

Olá, sou iniciante nesse negócio de migrar do Windows para o Linux. De uns tempos pra cá, vim me encantando por esse lado do universo, então, frustrado com o Windows e assistindo uns vídeos aqui e ali, acabei me interessando pelo COSMIC e vim de vez para o Linux.

No início eu estava gostando muito do sistema, tinha muita coisa interessante e eu estava me divertindo bastante usando e explorando… até eu baixar a Steam e ter alguns problemas estranhos…

Os problemas em questão:

O primeiro problema que eu notei é que a Steam não reconhece meu SSD onde os jogos estão instalados, então todas as vezes tenho que fazer o reconhecimento manualmente.

Eu ACHO que é por causa da partição onde o Pop!_OS está instalado, que é diferente da partição onde o Windows está instalado e onde meus jogos também estão.

O segundo problema é que, às vezes, o sistema não deixa o mouse preso dentro das janelas. Por exemplo: em jogos em primeira pessoa, o normal é o mouse ficar preso dentro da janela do jogo, mas isso simplesmente não acontece, me forçando a sair de partidas por não saber resolver esse problema (também não consegui pesquisar direito sobre isso).

Finalização:

Não irei desistir do Linux, estou adorando a performance dele nos jogos e estou gostando muito de pesquisar e aprender mais sobre.

Creio que boa parte desses problemas seja apenas falta de conhecimento da minha parte e alguns bugs vindos do próprio COSMIC, que está meio instável, até onde eu entendi.

Desculpe se eu falei alguma besteira e, desde já, obrigado. <3

Monte o drive antes de abrir a Steam.

Como eu faço isso?

Alguns SOs tem softwares integrados para esses problemas, como o Zorin OS.

Se não tiver, tente pesquisar sobre os comandos para fazer esse tipo de coisa…

A IA me disse para usar o comando nesse jeito:

UUID=your-ssd-uuid /mnt/ssd ext4 defaults,noatime 0 2

O meu software integrado no sistema se chama “Discos” ou “Disks” .

No navegador de arquivos. Provavelmente Vai ter o icone do hd ou particao onde eata instalado os jogos. Clica nele, no meu caso pede a senha do usuario(Debian). No pop deve ser algo similar.

Recomendei isso presumindo que a biblioteca de jogos nao esteja na partição padrao e sim em outra particao.

Mas geralmente tem como trocar a localização da partição, como o meu:

Com isso, torna mais fácil de encontrar a partição.

Também tem como verificar onde está a sua partição a partir do Terminal:

lsblk

O Steam é flatpak? As vezes precisa dar permissão pra ele conseguir enxergar teu outro disco. Se for esse o caso, precisa de um programinha chamado Flatseal, por ele você consegue gerenciar todas as permissões dos programas flatpaks.

2 curtidas

Talvez não seja, pq quando eu pesquiso ele pela barra de pesquisa, aparece ele como “Install Steam”, que abre o software da steam.

Manda no terminal um flatpak list que ele mostra a relação de programas flatpak instalados, aí dá pra ter certeza.

Não tenho nenhum Flatpak da Steam instalado no meu computador, o motivo seria que talvez eu tenha instalado do nativo invés do que estava no Bazaar (navegador de aplicativos)…

Será que é por causa disso que estou tendo o mesmo problema?

Verifica as permissões da pasta onde ele tá montando teu disco, entra nela pelo terminal e digita ls -la e vê lá quem é o dono dos diretórios, as vezes isso tá atrapalhando o Steam.

Eu não consigo criar nenhuma pasta ou arquivo no sdb1 :frowning:

EDIT: Só se for no Terminal…

Aliás, falando do segundo problema:

O suporte da Linux é bem ruinzinho mesmo porque a gente está imigrando para o Linux agora, alguns jogos tem anti-cheats, sem suporte, ou no seu caso, defeitozinhos que aparece conforme você instala jogos.

Você pode testar Wine ou Proton, pra ver qual dos dois é melhor.

Também existe várias versões do Proton, mas falam que algumas versões antigas são melhores, como do Proton GE.

O Proton CachyOS funcionou muito bem para rodar FNA Frickbear’s 3, um jogo 2.5D como Ultimate Custom Night.

Então, digamos que, ou é a versão do seu Proton ou Wine, ou os drivers estão confusos, ou os jogos não tem suporte :sob:

Eu tinha colocado, mas eu não tinha feito o passo a passo para a galera, valeu por fazer :smiley:

Seu objetivo é jogar? Se assim como eu, seu principal uso do PC são jogos, infelizmente você escolheu a distro errada. Fiquei um bom tempo com o Pop_Os! (até deixei meu relato aqui no fórum), e minha experiência nele foi mediana para ruim.

Eu sugiro que você teste o Nobara, ou Cashy OS, que são otimizados para games. Sendo o Nobara, mantido pelo GloriousEggroll, um desenvolvedor muito importante, com diversos soluções para o proton.

Experiência própria, desde que migrei do Pop para o Nobara, 0 problemas.

Acredito que como vc já foi pro Linux com a intenção de continuar jogando, muito provavelmente vc já viu pelo menos alguma coisa sobre o bazzite, mas ainda assim, eu vou te entregar a minha experiência que talvez contribua um pouco.

Esse ano eu também migrei do Windows 11 pro Linux e a minha primeira opção foi o Zorin OS. Até hoje eu acredito que seja o Linux mais agradável esteticamente pra quem sai do Windows, mas eu tive uns problemas com minha GTX 1660 Super e meu SSD morreu, então, não pude aproveitar muito. Depois disso fui para o Pop OS e em duas semanas eu desisti justamente pq o sistema não está bem finalizado. Atualmente uso o bazzite e te digo que dificilmente vou querer sair dele pra outro Linux.

O bazzite já vem com muita coisa pré instalada pra quem quer jogar e até hoje eu não tive um problema que era unicamente do Linux. Entendi que o KDE Plasma é muito mais interessante do GNOME, pra mim. A interface do bazzite é bem bonita, é agradável pra quem usava Windows e, sobre o uso de comandos, eu achei mais simples do que o GNOME basicamente pq raramente eu uso comandos aqui. Geralmente eu instalo e atualizo tudo por click, fora que ele tem um sistema do bazzite portal, pra vc configurar também muita coisa, principalmente voltada para jogos que basta vc clicar e ele executa o comando pra vc. Ou seja, vc só vai precisar configurar de fato com comando se for algo muito específico ou que não tenha uma pré configuração, tipo meu caso que precisei criar um arquivo pra tentar solucionar um problema de áudio e no final descobri que era minha interface de áudio mesmo e nada a ver com o sistema em si.

Uma coisa que aprendi é que a galera do Linux é muito diferente da do Windows. Aqui vc vai receber bastante ajuda, bastante relato e vão ter uns textos bem grandes. Eu realmente acho que vale a pena vc dar uma olhada sobre GNOME e KDE, sobre a estabilidade dos jogos, às vezes vc realmente só escolheu o Linux errado. O Zorin e o Pop são legais, mas estão numa fase meio instável pelo que eu ando vendo.

1 curtida

A partição dos jogos é NTFS? Não jogo na Steam, mas eu lembro que a partição dos jogos tinha que ser um sistema de arquivos nativo do Linux para funcionar direito (EXT4 por exemplo).