Alguns problemas com o mint xfce x64

Tenho um notebook sony vaio fit 15f, tive alguns problemas na instalação do mint, tive que regravar a iso em dd pelo rufus (nem sei o que é isso) pois ele não iniciava o pendrive mesmo como prioridade no uefi, to com o secure boot desligado, a iso foi gravada em gpt com uefi formato fat32 (lembro de ter marcado uma opção de listar discos), no primeiro boot demorou muito pra iniciar a primeira tela e após a instalação a tela escureceu e parou e tive que forçar um reinício, após atualizar o sistema ele deu um erro de plymouth (também não sei o que é) e reiniciei novamente dessa vez em modo de compatibilidade e deu certo, notei que o sistema ta usando 1,5gb de ram sem nada aberto, não instalei nada até agora, com o firefox aberto fica 2gb de uso, já presenciei um desempenho superior no mint xfce em um hardware mais fraco que esse no qual usava uns 600mb de ram sem nada aberto, como posso diagnosticar e identificar possíveis problemas? Se eu tivesse que chutar diria que é algum b.o do uefi e gpt, mas seria chato ter que reinstalar em mbr e legacy

tenta baixar essa iso de novo, e gravar pelo balena etcher, grandes chances de ter corrompido o download

1 curtida

Boa tarde rapaz,

Vamos lá, pelo que ví seu notebook é um intel i3 ao i7 (não sei qual deles é)
A ram é de 4 a 8GB DDR3L com suporte até 16GB
Agora vamos ao que interessa, o seu HD de 1TB de 5400rpm taí o problema.
Você pode instalar o cinnamon, mate e xfce que vai ficar lento por causa desses 5400rpm, você com certeza clicou uma pasta no linux e demorou alguns segundos para abrir né ?
Eu digo isso pois eu instalei o PeppermintOS xfce x64 num 5400rpm e acredite se quiser ele é mais lento que trânsito na sexta-feira. Seu notebook não tem nenhum problema, ele está funcionando muito bem porém esses 5400rpm…(deixa pra lá)
Coloque um ssd e seja feliz.

1 curtida

é um i3 com 4gb de ram, de fato o hd é lento sendo inviavel usar o windows 10, mas ja testei a distro em um desk antigo com athlon x2 ii 250 dual core 2gb de ram e 75gb de hd, eu queria saber or que o sistema ta comendo tanta ram sem nada aberto, é mais que o dobro do que usava no desk, o que vc acha do comentário do amigo acima sobre trocar o rufus elo balena etcher? eles tem diferença? acredito que todas as configs do rufus estavam ok, o sistema ainda da erro no boot sendo necessario entrar em modo de comatibilidade

Beleza, vamos lá.
Eu sempre formato meus pendrives em ntfs por causa das distros maiores que 2GB no rufus. O rapaz aí de cima talvez tenha razão que ele poderia ter corrompido a iso pelo fato de ter compilado em fat32. aqui eu uso o rufus no windows e o Ventoy no linux que é um amor de programa que ele faz um pendrive de vários sistemas, pode colocar quantos sistema quiser dependendo do tamanho do pendrive.

1 curtida

Rapaz vou tentar te ajudar, seu notebook não tem nenhum problema em hardware que é uma coisa boa. o linux que você instalou é x64 então oque significa ? ele vai depender de mais memória. o athlon x2 que você mencionou só poderia ser instalado em x86 32bits com 2GB de ram aí sim, ele é rápido como foguete. O seu sistema tá dando erro de boot sendo necessário entrar em modo de compatibilidade, o rufus pode ter corrompido a iso, se eu tivesse no seu lugar eu faria assim: abria o rufus e fazia tudo denovo só que desta vez formatava em ntfs, se seu notebook for UEFI o hd terá que ser em GPT. o rufus tem essas configurações, antes de compilar a nova iso para o pendrive ele mostra essas opções GPT ou MBR, Legacy ou UEFI boa sorte

recomendo o uso do ventoy, ele tem versão pra windows

Se isso te servir de consolo, olhe o meu que é normal.

Poste a saída do comando abaixo

ps -eo pid,ppid,cmd,comm,%mem,%cpu --sort=-%mem | head -10

ele vai mostrar os 10 processos que estão consumindo mais memoria ram

EDIT: outro parâmetro para ficar de olho é o uso de cache
https://www.linuxatemyram.com/

tive muitos problemas na primeira vez que instalei a ISO do mint num pendrive gravado com o rufus. tente reinstalar com um pendrive bootavel feito com o balena etcher, pra mim resolveu todos os meu problemas

eu reinstalei criando o pen drive bootavel pela propria ferramenta do mint, agora diminuiu 600mb de consumo ficando em torno de 1gb sem nada aberto, tem uns problemas com teclado e teclas disparando infinitamente as vezes, algumas teclas especificas não funcionam notei que uma delas voltou agora, anteriormente não digitava o “p”, o sistema anterior era windows 8 e por incrivel que pareça o windows 8 era quase o dobro mais rápido, vou usar o mint por umas semanas se apresentar problemas vou trocar de distro, vou testar como ele se comporta com alguns jogos pra ver como ta o sistema, obrigado a todos pela atenção, ah e aparentemente o bug de boot não apareceu mais após trocar quiet splash por nomodeset

1 curtida

cara, pode ser que vc tenha sido sorteado como eu para um erro chamado pci, roda o comando “dmesg” no terminal da iso em live boot msm, e me fala se a saida 'e uma sequencia infinita de erros

não é infinita mas tem vários erros relacionados a pci e um de firmware da bios, estou na ultima versão da bios aqui e aliás essa bios é meio diferente mesmo, tem um botão físico específico pra ligar o note em um modo assist onde oferece opções pra entrar na bios, de recuperação e tal veja os erros marcados em vermelho:

0.111405] DMAR: [Firmware Bug]: No firmware reserved region can cover this RMRR [0x00000000a5800000-0x00000000a7ffffff], contact BIOS vendor for fixes
[    0.111412] DMAR: [Firmware Bug]: Your BIOS is broken; bad RMRR [0x00000000a5800000-0x00000000a7ffffff]
               BIOS vendor: Phoenix Technologies Ltd.; Ver: R0150DK; Product Version: Reserved

0.455145] ACPI Error: Needed [Integer/String/Buffer], found [Reference] 00000000e921d94e (20210730/exresop-469)
[    0.455205] ACPI Error: AE_AML_OPERAND_TYPE, While resolving operands for [LEqual] (20210730/dswexec-431)

0.455145] ACPI Error: Needed [Integer/String/Buffer], found [Reference] 00000000e921d94e (20210730/exresop-469)
[    0.455205] ACPI Error: AE_AML_OPERAND_TYPE, While resolving operands for [LEqual] (20210730/dswexec-431)

[   20.496977] Bluetooth: hci0: Intel Bluetooth firmware file: intel/ibt-hw-37.7.10-fw-1.80.2.3.d.bseq
[   20.656637] Bluetooth: hci0: unexpected event for opcode 0xfc2f

'e um problema relacionado ao iniciar do bios msm, igual ocorreu cmg, tenta adicionar o parametro “intremap=no_x2apic_optout nox2apic” na linha “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT” e adiciona tbm na msm linha o " acpi=off" e dps rode o comando “sudo update-grub” dai so reiniciar, esses erro de boot sao mt chatos, ja tive 3 iguais a esse, que quase me fizeram desistir do linux

fiz isso e não iniciou mais, depois removi o acpioff e iniciou, mas ainda ta meio bugado, tem uns erros que eu não consigo identificar mas ta funcional até, jajá vou trocar de distro pra ver é coisa do mint ou geral do linux

1 curtida

Ele não reinicia KKKKKKK e após dias o numlock e companhia voltaram a funcionar do nada, pelo menos o botão power funciona então por enquanto ta indo