Alguns pacotes não atualizam após kernel 5.17 oem

Bom dia pessoal, ontem de manhã a minha máquina de trabalho recebeu uma atualização automática da versão do kernel, indo da 5.15 generic para a 5.17.0-1020-oem. Estou com o Ubuntu 22.04 LTS instalado.

Desde então, o sistema não tem atualizado alguns pacotes, mesmo que liste os pacotes disponíveis para atualização.

sudo apt upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto        
Calculando atualização... Pronto
Try Ubuntu Pro beta with a free personal subscription on up to 5 machines.
Learn more at https://ubuntu.com/pro
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
  alsa-ucm-conf gdb libpam-sss libvirt0 ovmf qemu-block-extra
  qemu-system-common qemu-system-data qemu-system-gui qemu-system-x86
  qemu-utils
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 11 não atualizados.

Como devo proceder para tentar atualizar? Tentei passar um sudo apt autoremove pra limpar dependências, mas não resolveu.

Olá @carlosalves91, tudo bem contigo?

Em tese, você não precisa fazer nada.

É totalmente normal alguns pacotes não serem atualizados, um dos motivos para isso ocorrer é que eles podem depender de outros pacotes que talvez ainda não estejam disponíveis.

Se sua máquina está funcionando normalmente, apenas aguarde mais alguns dias e provavelmente essa situação se resolverá sozinha.

Seria um problema se houvesse alguma mensagem de erro como “dependências quebradas”, “falha na instalação” ou coisas do gênero.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Bacana eddie, obrigado pelo retorno. Vou ficar monitorando, pois é hábito meu assim que ligo a máquina atualizar os pacotes. Achei estranha a coincidência da atualização do kernel e passar a ocorrer isto.

Caso haja algum retorno no terminal diferente ou as atualizações ocorram normalmente, passarei aqui pra avisar.

2 curtidas