Alguns aps em Flatpak não estão funcionando corretamente

Alguns aplicativos em Flatpak que xàs vezes uso pararão de funciona, acho que após alguma atualização ou depois que formatei o meu pc (pode ser alguma configuração do meu pc), ae gostaria de saber se tem alguma coisa que eu possa fazer.

Exemplo: o blender começa a abrir e logo fecha, eu tentei abrir também belo terminal e parece que dá um crash.
image

1 curtida

digite no terminal:

$ nano /tmp/blender.crash.txt

para ver o que ocorreu.

Só abre o nano sem nada :thinking: :upside_down_face:
image

São todos os aplicativos ou só alguns? Achei esse post no Reddit que talvez possa ajudar: Reddit - Dive into anything

So não ententi como é que faz o troso de segundo plano.

Pelo que percebi testando os apps, e de todos os Flatpak que uso, o blender e o stelarium são os únicos que não estão funcionando corretamente, o blender dá crash e o stelariun ate abre e roda só que fica sem textura. :face_with_diagonal_mouth:
E quando uso a versão de “pacote do sistema” funciona, so que o blender fica com uma resolucão estranha nas letras e não da para ler nada. :upside_down_face:

Já tentou verificar por atualizações e rodar um fix via terminal?

• Atualizar: flatpak update
  • Reparar: sudo flatpak repair

Não tinha tentado, fiz agora e não resolveu. Continua do mesmo jeito :neutral_face: :smiling_face_with_tear:

Genérico, mas… Já tentou desinstalar e instalar de novo? Algum arquivo pode ter corrompido, talvez…

:laughing: esse foi o que mais viz :sweat_smile:, obrigado pela tentativa.

Já tentou usar a versão do Blender em Snap? As vezes quando tenho problemas com Flatpak usar Snap resolve.
Vi que o pacote do Blender em Snap é mantido pelos próprios desenvolvedores, então acho que vale a pena tentar.

Também tem do Stellarium:

Nesses links já há um tutorial de como configurar os snaps em cada distro.

Testei aqui, e continua do mesmo jeito, sem abri o blender e o stellarium sem textura.
O estranho é que, de todos os apps em flatpak que uso, so esses dois que não funciona, mas a versão “Pacote do sistema” funciona (o stellarium roda bem e o blender roda só que fica ilegível) o que me faz pensa que pode ser problema nos apps ou no meu comportador.

Legacy Intel HD 4000/5000

When running on Intel 3, 4 or 5th gen iGPU the latest Intel driver will crash on startup. In order to start Blender try to install a previous version of the driver. Drivers that are known to work are:

20.19.15.4835

20.19.15.4963

20.19.15.5063

Drivers that are known to fail are:

20.19.15.5171

20.19.15.5144

https://docs.blender.org/manual/en/latest/troubleshooting/gpu/windows/intel.html

Embora o blender funcione aqui com meu intel 4 gen

1 curtida

A coisa é que fiz uns testes com uma máquina virtual exatamente igual ao meu computador, e nela o Blender funciona perfeitamente; mas no meu computador que esta rodando a máquina virtual, o Blender nem sequer abre, isso que formatei o computador recentemente e a primeira coisa que fiz foi colocar o Blender nele, mesmo assim ele nem abre. :sweat_smile: :smiling_face_with_tear:
Ae eu figuei mais confuso sobre oque ta ocorrendo. Auguem teria alguma ideia que pode ser?

1 curtida

Amd ou intel?

1 curtida

Intel
Mas isso faz diferença se o aplicativo abre ou não? Eu sou meio leigo em relação à diferença de marcas. :sweat_smile:

1 curtida

Blender crashes on i915

Blender gets unresponsive simply by resizing the startup cube, dmesg shows messages about a GPU hang:

kernel: i915 0000:00:02.0: [drm] blender[90663] context reset due to GPU hang kernel: i915 0000:00:02.0: [drm] GPU HANG: ecode 9:1:85df9ebf, in blender [90663]

Workaround based on the Upstream Bug and a question on AskUbuntu:

• Start Blender with the environment variable INTEL_DEBUG=reemit, i.e. by changing the .desktop file’s Exec line to Exec=env INTEL_DEBUG=reemit blender %f
  • Increase the preemtion timeout to 10 000 ms. To persist this, add a udev rule:

/etc/udev/rules.d/99-i915-increase-preemt-timeout.rules

Increase Intel preemt timeout to 10 000 ms # # This is needed for Blender not to crush, see # Blender Hangs Using Intel Integrated Graphics - Ask Ubuntu ACTION==“add|bind”,SUBSYSTEM==“pci”,DRIVER==“i915”,RUN+=“/bin/bash -c ‘for i in /sys/$DEVPATH/drm/card?/engine/[rc]cs*/preempt_timeout_ms; do echo 10000 > $i; done’”

Conseguir fazer funcionar;

No final eu fui aos sites dos aplicativos e baixei uma versão antiga que tinha nos próprios sites e funcionou, obrigado a todos os que ajudarão. :smile: :sweat_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.