Algumas críticas construtivas para a DUZERU!

Críticas construtivas para a DuZeru

Eu procurei no site deles, mas não encontrei um local em que eu pudesse fazer avaliações, mas parece que o Dio tem algum tipo de contato com eles, então se ele, ou alguém conseguir fazer esse texto chegar a eles, eu agradeço muito. Sou apenas um cara aleatório, mas otimista.

É meramente a minha opinião. Algumas o próprio Dio salientou na sua última análise.

Escrevo como se estivesse conversando diretamente com eles.

Meu nome é Max Alessandro. Ao conhecer sua distro, migrei prontamente, se tornou minha distro favorita. Gosto muito do trabalho de vocês, e o fato de ser nacional só melhora. Eu venho fazer alguns apontamentos, para contribuir com vosso trabalho. Espero que levem em consideração para futuras atualizações. Todas as minhas críticas são construtivas e, é claro, são todas opiniões minhas. Espero que a sua distro se torne cada vez melhor.

TELA DE LOGIN

Botão GAME : localizado em um local inconveniente, pois a aba do jogo cobre a área de login. E o design não é bom, mais parece design de programas do século passado, e não combina com o todo. E será que é mesmo necessário?

O relógio: poderia servir como balanceador de simetria, mas não serve, seu design não combina com o todo, por ter cores densas, ainda que editável. Felizmente é opcional.

A foto de usuário: quando se coloca uma, ela aparece pixelizada, como se fosse “boa demais para estar alí”. E a grade circular em que a foto fica, creio eu, é ultrapassada, e um design quadrado, com bordas ovais, ficaria muito melhor.

Área de login: a posição da foto e das “caixas” de usuário e senha não é boa. Poderia ser colocada centralizada, com a foto no topo e as caixas abaixo, em um design retangular. E aquela barra que fica no topo poderia ser colocada no canto inferior-direito.

Finalizando: as opções de edição são boas, e poderia colocar mais. O design escuro padrão é muito bom, e aquela animação de fundo é melhor ainda.

Conclusão: ainda assim, sua tela de login é muito boa, se comparada com as das outras distros. O que pode não ser um elogio, tendo em vista que as outras são muito ruins. Na minha visão, vocês superaram o MAC e a distro Deepin, o que é um baita feito.

SOBRE O LOGO

O logo de vocês é boa, porém é muito poluída. Ela possui 3 áreas: um núcleo laranja, um “círculo” azul em volta deste, e várias linhas coloridas ao redor. É justamente essa 3ª parte que torna a logo menos atraente. Retirando a terceira parte, e aplicando transparência ficaria incrível.

SOBRE OS WALLPAPERS

Primeita crítica: o wallpaper padrão (bg.jpg), do gato-maracajá, é lindo, mas no meu desktop estava com uma qualidade horrível (eu instalei outra vez, e continuou horrível). Concertar seria uma boa ideia. Prt scr: https://ibin.co/5H73e8BFKxl5.png

Segunda crítica: a localização da pasta “backdrops”, onde estão os wallpapers (padrão), está em um local de difícil acesso para iniciantes que não dominaram a navegação pelos diretórios, principalmente para aqueles que migraram do Windows recentemente. Por que não colocar no diretório “imagens”?

Terceira crítica: a coleção padrão de wallpapers não é minimamente boa (mas, outra vez, a da maioria das distros não é). Talvez seja opinião, mas a maioria deles nunca seria utilizada por ninguém, parece que foi largado alí para dizer que tem. Apenas esses três se salvam: bj.jpg | DuZeru-39107.jpg | DuZeru-6280.jpg, o resto eu larguei no lixo. Os piores são aqueles em que vocês colocam a logo, como aquele do fusca (fusca.jpg), com aquela placa esquisita. Acredito que um bom local para encontrar wallpaper’s de qualidade é a “Unplash”.

SOBRE O PAINEL (BARRA DE FERRAMENTAS)

O painel de vocês, apesar de bonito, tem um design ultrapassado. Acredito que dock’s, como a do MAC, do Deepin, do Fedora, são muito mais bonitas e elegantes (a do MAC, principalmente). Talvez colocando o programa “Docky” (este com design original (escuro)) ou “Plank” (este com a devida customização (porque o design original é horrível) como padrão do sistema, ele melhoraria, e muito. Melhor ainda, colocar uma dock inferior, e um painel no topo, como o MAC. Exemplo do meu desktop (usando plank customizado) e um painel: https://ibin.co/5H768MnKe9BL.png

SOBRE OS BOTÕES DE AÇÃO (não sei o nome exato)

Sabe aqueles botões que ficam no topo dos programas (no canto superior-direito): minimizar, maximizar e fechar? É deles que estou falando. Novamente, o design padrão é ruim. Recomendo utilizar um design parecido com o do MAC, com bolinhas coloridas. Poderiam colocar verde, amarelo e azul, para representar o Brasil, na tonalidade que acharem melhor, e na ordem também. Se buscarem nos top’s de sites que disponibilizam temas, vão notar que boa parte são temas que se inspiram no MAC (e vocês também deveriam, nenhum sistema conseguiu superar o design total do MAC).

SOBRE A SELEÇÃO DE PROGRAMAS

Eu gosto da seleção padrão de vocês, é simples e sucinta, objetiva. Não empurra um monte de parafernalhas. Porém, ainda tem alguns, como o telegram (talvez esteja para para participar da sua conta), o visualizador de imagens, que não é tão bonito, e poderia ser trocado pelo Eye of Gnome (EOG), o stacer (que eu gosto, mas a maioria nem clicaria, pois não conhece), enfim, e outros que desinstalei e esqueci de anotar.

Vocês não têm um office padrão, o que é bom. As distros geralmente empurram o libreoffice (é que eu uso), mas nem todo mundo usa ele, e teriam que desinstalar e depois instalar outro.

O openjdk é um erro para mim. Eu sei, mundo linux, softwares livres, mas as pessoas geralmente desinstalam o openjdk para instalar o “oracle java”. Então por que não colocá-lo como padrão, eu não sei as tretas formais, então deixo a dica. Mas, se não for possível, é melhor um pássaro na mão.

Dica: venho pensando nisso há um tempo. Navegadores, reprodutores de mídia, “office’s” (e outros mais) são programas muito pessoais, então tê-los como padrão não é a melhor opção, vocês colocaram o chrome e o vlc, que são os principais em suas respectivas áreas, mas há quem não goste. Então, que tal, na hora da instalação, colocar uma aba com navegadores, com reprodutores, entre outros, para a pessoa escolher quais quer ter instalados, ou se não quer nenhum. Lista-se lá, por exemplo, o Chrome, o Firefox, o Opera, Vivaldi, Midori,Chromium, e a pessoa escolhe qual deles prefere. É uma ideia.

SOBRE OUTRAS COISAS

O ícone do “Duzeru game center” tem uma resolução terrível, melhora isso aí. E outra coisa, a maneira de configurar os controles é, no mínimo, a pior que já conheci.

O acervo de programas da loja (software) deixa a desejar, tem que ser ampliada. Vocês poderiam pensar numa forma de possibilitar a participação dos usuários, por exemplo, criando uma lista de programas (que os próprios usuários poderiam criar) e deixá-los votar naqueles que querem. Ou criem algo inspirado no AUR do archlinux, deixando que a comunidade contribua, porque ir atrás de app’s manualmente é um saco (mesmo que falem de segurança do AUR, eu nunca tive problema nenhum (a comunidade linux é, em sua maioria, composta por pessoas legais).

O terminal de vocês é excelente, mas sempre pode melhorar. Uma boa inspiração (de design (na funcionalidade vocês vencem)) é o terminal do Deepin. E sabe aqueles programas de html, que deixam os comandos com cores diferentes? Então, acho que é possível se inspirar neles também.

O painel de controle de vocês é, para mim, o mais bonito.

Enfim, quando o assunto for design, acredito que vocês devam se inspirar no MAC (PRINCIPALMENTE) e no Deepin. Quando o assunto for manejo e variedade de programas, vocês deveriam se inspirar no archlinux.

Muito obrigado por lerem, espero que minhas críticas sirvam de inspiração para o futuro.

2 curtidas

Sugestões são sempre bem vindas e acredito que o Claudio e companhia ficarão atentos.

A equipe do Duzero é muito pequena e até aonde eu sei, não vive da remaster, então, não basta “apenas” dar dicas, até porq eles devem receber dezenas delas todos os dias, mas abrir a carteira e colaborar com eles é importante.

Porq tantas distros focam em empresas? Porq usuário doméstico não gera receita e vive pedindo suporte (antes que venham me falar sobre os gamers, devo lembrá-lo que eles investem é em hardware e jogos).

Ressalto que Duzero, Big Linux, Emmi e tantas outras remasters não são bancadas por empresas ou empresários, além de serem desvalorizadas em seu país de origem. Então ajuda com as despesas é super bem vindo.

6 curtidas

Gosto muito do Duzeru. Ainda não consegui utilizá-lo por causa do XFCE. Sim, o XFCE é customizável, pode ficar muito bonito e etc. Mas não funciona adequadamente em um notebook, por exemplo. O problema: a configuração de energia do sistema, que simplesmente não funciona em alguns notebooks ou funciona meio capenga. Tenho um netbook, que quando utilizo o XFCE nele, o modo de suspensão não funciona. Depois que fecho a tampa do netbook e reabro, fica uma tela preta que só reiniciando o net. No meu notebook Samsung, até que funciona, mas não bloqueia. Então, qualquer usuário tem acesso ao abri-lo. Talvez se usassem o LXQT seria melhor. O Rosa, por exemplo, tem uma versão dele que é muito funcional. Isso sem falar no Lubuntu. Para mim, XFCE só funciona em desktop. Mas temos que dar crédito ao excelente trabalho no Duzeru.

Com quais distros você testou o XFCE?

No meu notebook funciona tudo isso que você mencionou.

1 curtida

Então aqui é o mesmo, exceto uma versão mais antiga do XFCE (que vem no Xubuntu 18.04) e que ao baixar a tela e depois levantar a tela ficava escura e eu tinha que colocar a senha com a tela apagada.

Acredito que o Claudio e companhia deveriam mudar para o Xubuntu, por serem mais voltados ao público doméstico, que costumam ter hardware mais moderno. Por ex, o Debian 10 ainda vem com o kernel 4.X.X, então processadores Ryzen 3 não funcionam com ele.

Xubuntu, Emmabuntus, Lubuntu (antes de mudar para o LXQT), Duzeru, dentre outras.

Então você deu sorte. No meu netbook, nenhum funcionava. Um Acer Aspire One americano, comprado nos EUA em 2012. Já no meu notebook Samsung, a tela não trava. A máquina suspende (aparentemente), e volta direto no desktop quando abro a tampa. Digo aparentemente porque vem configurado por padrão para desligar o monitor. Eu mudo para suspender o equipamento, e o funcionamento não parece mudar.