Estou em busca de instalar Linux quando meu futuro ssd de 1TB M.2 chegar da China. Eu já criei conta nos fóruns do Manjaro, Tô quase criando uma nos fóruns do Kubuntu para que eu possa decidir qual distro eu instalo nesse computador.
Especificações:
CPU: I7 7700HQ @ 2.80 GHz
GPUS:
Intel HD Graphics 630
Nvidia Geforce GTX 1050TI
Notebook Modelo 7567 A30P da Dell.
Estou a procurar a algumas semanas e medir qual experiência será a melhor para mim.
Pois no fórum do manjaro quando estão com certo ânimo eles respondem com clareza e educação, e algumas dúvidas foram sanadas outras não (inclusive um brasileiro lá cagou na minha cabeça para minha dúvida). Aqui vão minhas dúvidas e se, por favor puderem, respondam usuários de Kubuntu e Manjaro.
Como é a instalação dos drivers proprietários ? Pode ser feita sem problemas em algum GUI ? Se não, há alguma maneira direta de fazê-la pelo terminal ?
Rodar Jogos e software com grande carga gráfica com a placa gráfica funciona corretamente (Nvidia-prime run)?
Há suporte a colocar um monitor externo para funcionar com o HDMI da plada de vídeo ? (isso é importante para mim pois uso para estudar, vídeo em um monitor e código no outro monitor)
É necessário que tipos de configuração após instalação tanto do Kubuntu quanto do Manjaro? se precisar de alguma.
Pergunto tudo isso pq, já recebi respostas meio ríspidas da comunidade manjaro, e estou tentando ser mais direto possível. Eu estou pendendo ao Kubuntu LTS a cada dia que passa pois eu acredito que valorizo estabilidade muito mais do que imagino (não que o manjaro seja instavel, muito pelo contrário, mas eu que não tenho a expertise para manutení-lo da maneira desejada pela comunidade de acordo com o feedback que eu venho recebendo, claro. ) E digo Estabilidade no sentido de poder instalar updates sem preocupação em ler os patch notes de tudo sempre. Mas sem mais delongas vou publicar essa thread, Peguem Leve comigo pessoal kkk
O Ubuntu 20.04 já vem com suporte pra Nvidia Optimus, e o mesmo acontece com o Pop!_OS. Mas, como vi que você gosta de KDE, instala o Kubuntu que deve funcionar sossegado. O hardware é bom, com certeza vai ficar ótimo.
Não tenho mais notebook, não consigo testar pra você, mas as configurações devem ser as mesmas.
Você pode selecionar no nvidia-settings se quer usar o modo performance, ou on-demand (que seria pra usar meio que híbrido, quando abrisse jogos usaria a placa dedicada) ou powersaving (usar só a intel).
Sobre drivers proprietarios, o Ubuntu faz isso na instalação, mas se por acaso der algum problema, é só não marcar a caixinha quando tiver instalando, e depois mandar um “sudo ubuntu-drivers autoinstall” e reiniciar. Sobre fazer o video sair pela porta dedicada, você precisa ver qual porta está conectada com a sua gpu. No meu caso, quando tinha notebook, era a porta mini displayport. Tinha um “d” do lado dela, mostrando que era essa.
No caso, quando você for rodar algum jogo, clica com o botão direito e seleciona “rodar com gráficos dedicados”. Pelo menos no Pop existe essa função, mas acredito que exista algo similar no Kubuntu também.
No Pop!_OS (todos acima da versão 20.04), que utiliza o ambiente GNOME, o suporte para placas híbridas intel/nvidia já vem disponível junto com a ISO de instalação do sistema, junto com o driver de vídeo. Então basta instalar, e irá funcionar. Você vai ter um ícone no painel do GNOME para trocar entre as várias opções de usar a placa dedicada somente, integrada somente, ou dedicada e integrada.
Como disse, não tenho como testar no KDE, mas acredito que você deva olhar no painel e procurar algum botão que permita fazer essa mesma troca. Certamente tem algum tutorial demonstrando no Youtube, mas isso é só para você ver onde está mesmo, não é nada dificil. Caso não haja, tudo que você precisa fazer é instalar o Kubuntu 20.04, instalar os drivers de vídeo, abrir o terminal e digitar “sudo nvidia-settings”, e na janela que abrir procurar sobre as funções PRIME (tecnologia Optimus, no Linux tem o gerenciador Prime. É como se eles quisessem fazer uma referência ao robô dos Transformers). Lá você encontrará as mesmas coisas que falei, de uma maneira gráfica. É coisa de marcar uma caixinha e reiniciar o sistema. Lembre-se sempre de rodar o comando nvidia-settings com sudo, caso contrário não irá salvar as configurações.
Eu tenho um portátil com uma UHD 620 e uma MX130.
Tenho o Manjaro e corre tudo muito bem.
Atualmente uso a versão Gnome, mas no KDE também não tive problemas, enquanto que no Kubuntu cheguei a ter bugs visuais muito estranhos…
Rodar os programas eu acredito que vai, se passar o problema de instalar os drivers corretamente e funcionar meu monitor externo, colocar pra rodar na placa gráfica é mole kkkk.
Se de tudo o Kubuntu me decepcionar em relação aos drivers infelizmente vou tentar instalar o Pop-os e instalar o kde-standard com gdm. Tomara que funcione o Kubuntu de primeira e eu possa no futuro postar meu Desktop no fórum. (Tá demorando pra chegar o ssd. Graças a Deus passou a RF sem taxação . )
Eu vou pro manjaro quando eu estiver mais seguro usando uma distro mais “user-friendly” ou como eu gosto de dizer “pesquisa na internet de estudante de ti- friendly” pq eu sei como manejar na teoria mas na prática os ubuntus da vida tem as vezes workarounds mais fáceis. E tbm eu vou fazer um curso de Certificação LPCI e eles usam uma distro Debian pelo que vi no material. Vou Usar o Kubuntu se instalar direitinho por um ano, se eu estiver confiante eu vou para o manjaro. (Acredito que em 1 ano o manjaro já estará no kernel 5.10 LTS onde a maior parte dos bugs e problemas de notebooks hibridos foram resolvidos.)
Sim sim, mas ainda não lançaram uma iso “stable” oficial no site principal, então presumi que eles em um ano trabalharão com um kernel lts por um tempo, a não ser que eu esteja errado em relação a como o projeto do manjaro funciona.
O Manjaro lança suas ISO de forma a trazer os pacotes mais atualizados já testados. Dessa forma, a próxima já trará o Gnome 3.38 e o último Plasma. Mas qualquer ISO, ao ser atualizada, já permite instalar o que tiver de mais recente, desde que já no repo stable (e não mais no testing). Assim, a ISO atual vem com kernel 5.8, mas assim que instala, já te oferece o 5.9. A próxima versão já deve vir com o 5.9 nela. O 5.10 pra mim já está disponível, mas em RC e não estável. Assim que sai o Manjaro Settings avisa que tem kernel estável novo pra instalar…