Alguma distro oferece o KDE puro?

Vou testar esse kde neon, a última vez que eu usei foi no lançamento desse projeto e era bem “experimental”. Acredito que atualmente deva estar melhor!

É oq eu farei no fim de outubro.
Vou colocar de lado e fedora gnome e ir de fedora kde no 35.

T

2 curtidas

Basicamente não, é essencialmente impossível no KDE, o motivo é que “KDE” se refere a pessoas e não ao software isso significa que existem zilhões de apps no corpo KDE que fazem a mesma coisa, por exemplo algo extremamente simples, um app de calculadora:

• KCalc
  • Kalc

Qual das duas seria a experiência KDE? Gestor de arquivos tem no mínimo 3… Então é complicado ter uma experiência pura do KDE sempre vai ter a preferência do mantenedor da distro, agora existem distros que não trazem nenhuma (ou muito pouca) customização nos apps, o KDE Neon e o metapacote KDE do Arch vão te trazer um ambiente plasma praticamente sem modificações a nível GUI

3 curtidas

A parte do experimental é compreensível, pois, como eu mencionei, o Neon foi criado não para ser a “distribuição Linux oficial do KDE”, mas, para testar as novas versões de programas existentes e novas criações da Comunidade KDE, só que como havia um interesse muito grande do público em geral, acabaram liberando para todos, então, alguma instabilidade é esperada, porém, sempre vejo relatos satisfatórios de usuários. Não sei como a estabilidade do sistema está nesse presente momento.

1 curtida

Dando uma breve corrigida.
A “User Edition” do KDENeon usa o KDE na point release(que e considerada “stable”) da DE, e é bem raro acontecer alguma instabilidade ate pq a base junto a LTS tem que obedecer a release(so um demostrativo de que foi testado e passou nos testes pra ambiente de produção)
No caso de instabilidade aconteceria na versão testing ou dev do KDENeon

3 curtidas

Ue o kde neon, agora usa o lts do ubuntu?

Pois ele usava as versões “testes de 6 meses” como base.
E como que fica a atualização do kde desktop no kde neon?

1 curtida

KDENeon usa somente a base LTS(na User Edition) ja as de 6 meses são a “testing” agora, a atualização muda no KDE Plasma no caso… Ja a base atualiza igual o Ubuntu LTS

1 curtida

KDE Neon sempre usou Buntu LTS como base.

1 curtida

estou testando o kde neon e esta bom d+!

confesso que estou surpreso com o refinamento do OS. Achei solido, completo e eficaz!

o apt esta rapido e ja vem com flathub e snap integrado ao discover de fabrica.

depois de tantos anos longe de kde e utuns based. melhorou muito!

obs. estou fazendo tudo do possiv[el via live iso, acredito que depois de instalado o desempenho e recursos deva ficarem melhores!!

detalhe, o live iso iniciou sem problemas ao lado do windows 11 em uefi e secure boot. provavelmente vai ser o linux que irar dividir o note com o WIN11, depois de eu dar uma bizoiada na final do FEDORA 35 KDE.

imagino que esse seja o visual puro do kde

Resumo

sobre aplicacoes veio o essencial do ambiente kde. nada de fora da caixa!

4 curtidas

O KDE Neon realmente é ótimo. Usei durante alguns meses e ele não decepcionou.

3 curtidas

Estou usando nesse exato momento o KDE neon instalado em dual boot com o Windows 10, é a distro com Plasma que recomendo, ultimamente está muito melhor que o próprio Kubuntu!

2 curtidas

então acho que solução encontrada!

Quem quer um kde puro sem modificação e nem atolado de programas de fora. KDE NEON é a distro kde mais adequada.

É isso.

4 curtidas

Eu uso algo diferente.

OpenSuse Tumbleweed com o KDE rolling, absolutamente última versão. Essa distro é chamada Krypton. Se você quer o último KDE, além da Neon, pode testar a Krypton, também em LiveCD (ao contrário das outras versões SUSE).
Também uso o ArcoLinux que você mesmo pode escolher quais partes do KDE deseja, pode ser minimalista. Você também pode compilar a sua própria distro.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.